Sapato para trabalhar: como escolher a melhor opção?

Escolher um sapato para trabalhar pode se transformar em um grande desafio para algumas mulheres. Você precisa destacar suas qualidades profissionais sem deixar sua identidade pessoal e sua personalidade se perderem, mas ainda tem que estar de acordo com as exigências do ambiente.

Além disso, cada profissão tem suas particularidades e cada empresa tem sua cultura e características próprias. Com tantos perfis diferentes, qual seria a melhor maneira de escolher um sapato e ainda estar com os pés descansados ao fim do dia?

É isso que vamos mostrar agora! Se você quer aprender como escolher o melhor sapato para trabalhar, continue acompanhando este post!

Como é seu ambiente de trabalho?

A primeira coisa que você pode avaliar antes de escolher o sapato para trabalhar que vai acompanhá-la durante o dia é o ambiente de trabalho. Para ajudá-la a fazer essa avaliação, separamos algumas perguntas que podem ser respondidas:

  • qual é o ramo no qual a empresa atua?
  • a companhia tem um perfil formal ou informal?
  • a organização fica localizada em bairros nobres de grandes centros urbanos ou em um bairro mais afastado e tranquilo?
  • como as pessoas costumam se vestir por lá?

Após responder essas perguntas, com certeza, você já terá uma noção de como deve se vestir e de quais tipos de sapato escolher. Para ajudá-la ainda mais, daremos uma ideia das características de cada ambiente.

Empresas formais

Ambientes formais, como escritórios de Direito, geralmente, exigem trajes extremamente sociais, já que precisam passar seriedade, responsabilidade e comprometimento para seus clientes. As roupas de alfaiataria e as camisas são as peças mais usadas, então, você precisa encontrar sapatos que combinem.

Os clássicos scarpins de bico fino são os mais adequados em ambientes de trabalho mais formais. Evite os modelos meia pata, sapatos abertos ou sandálias. Se a empresa permitir, você pode trocar o salto pela sapatilha, desde que ela seja discreta e, preferencialmente, de bico fino.

Empresas flexíveis

Empresas flexíveis, como bancos e escritórios, em geral, exigem roupas formais, mas liberam algumas peças, como o jeans e as regatas. É muito mais fácil escolher um sapato quando se trabalha nessas empresas, já que não existem muitos protocolos.

Se você gosta de conforto e não é fã de muita formalidade, aposte em sapatos para trabalhar de salto mais grosso. Outras opções bacanas são o salto anabela e os espadrilles. Esses dois sapatos vão muito bem com a calça jeans skinning. Além disso, quando quiser dispensar o salto, aposte nas sapatilhas ou no sapato Oxford.

Empresas informais

Esse modelo de empresa ainda não é tão comum, mas já existe. As startups costumam liberar os funcionários para se vestirem como acham melhor, então, nesse caso, o que conta mesmo é o seu estilo. O seu sapato para trabalhar pode ser um tênis, uma rasteira, um salto e até descalça, se você conseguir!

Como é a política da empresa?

Apesar de o ambiente da empresa dar muitas pistas sobre como você pode se vestir e em quais tipos de sapato pode apostar, a política corporativa pode trazer algumas regras que devem ser respeitadas, por isso, sempre é bom procurar se informar sobre alguma norma fora do usual.

Quem trabalha no ramo da beleza, por exemplo, nunca pode estar sem maquiagem, com os cabelos desarrumados ou com as unhas feias. Quem trabalha com joias e semijoias, geralmente, precisa carregar alguns desses acessórios.

Outras empresas — usualmente, os escritórios flexíveis — permitem que os funcionários usem looks menos formais às sextas. Então, nesse dia, você não seria obrigada a calçar um scarpin e poderia optar por uma sapatilha ou um sapato Oxford.

Quais são suas funções?

A nossa terceira dica para escolher o sapato ideal para o trabalho é analisar quais são as funções que você desempenha ao longo do dia. Mesmo que a empresa exija determinado tipo de traje no dia a dia, você precisa manter a sua saúde e o conforto, já que não há como fazer um bom trabalho com um sapato incomodando, não é mesmo?

Para fazer essa análise, é possível elaborar uma listinha das coisas que você costuma fazer em um dia, principalmente as que envolvem movimentos físicos. Veja algumas dicas:

  • você sobe e desce escadas o tempo todo: os sapatos mais adequados são os de salto médio e baixo, além do salto grosso. Se você trabalha em uma empresa mais informal, pode excluir o salto da lista. Se o ambiente for extremamente formal, aposte nas palmilhas de silicone para sapatos altos;
  • você passa muito tempo de pé: avalie a possibilidade de usar saltos extremamente baixos ou de aboli-los. Além disso, os modelos fechados atrás serão opções melhores por darem mais apoio aos pés;
  • você passa muito tempo sentada: isso não quer dizer que você é livre para escolher qualquer modelo. Evite sapatos que atrapalham a circulação sanguínea por serem apertados.

Algumas empresas têm departamentos independentes, que acabam não tendo contato uns com os outros. Se você trabalha em uma empresa informal, mas precisa encontrar clientes com frequência, é mais adequado usar roupas menos informais.

O contrário também pode acontecer. Você trabalha em uma empresa extremante formal, mas em um departamento separado, então, não precisa se preocupar tanto com algumas regras. Lembre-se de que isso vai depender da política corporativa, então, não se esqueça dela.

Qual é o seu estilo?

Depois de tantas regras, parece que não sobra espaço para dar um toque pessoal na escolha dos nossos sapatos, não é mesmo? Mas não é bem assim. Sempre existe um jeito de colocar sua personalidade em um look, e isso também é importante no ambiente de trabalho.

A flexibilidade de uma empresa formal diminui um pouco, mas você pode optar, por exemplo, por saltos mais altos, se quiser passar uma imagem de mulher madura, ou por um salto mais baixo, passando uma imagem mais clássica e discreta.

Outro aliado na hora de colocar mais do seu estilo na composição são os acessórios. Cintos, bolsas, relógios, joias e maquiagem serão complementos para transformar você. Esse é o momento em que é possível fazer escolhas mais abertas, principalmente, se você trabalha em um lugar muito formal.

O melhor sapato para trabalhar sempre será o mais confortável, então, independentemente do modelo, sempre busque essas características. Geralmente, essas dúvidas são mais difíceis de resolver quando se acaba de entrar em uma empresa, mas, com o tempo — e com essas orientações — torna-se mais fácil acertar na escolha!

Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro de todas as nossas publicações e novidades, assine a newsletter e seja a primeira a receber tudo por e-mail! Vamos lá!

Facebook Comments
Powered by Rock Convert