Saiba como combinar estampas de maneira original

Você já sabe como combinar diferentes estampas em um mesmo look? Essa mistura ganhou até nome próprio — mix n’ match — e tornou-se uma tendência forte no mundo da moda. E, se você ainda não aderiu porque tem medo de errar a mão e ficar brega, saiba que está perdendo a chance de dar um up nas suas produções do dia a dia!

Criar looks com diferentes estampas é uma ótima maneira de sair do lugar-comum e dar empregos diferentes ao que já está no seu no armário. Sabe aquela blusa floral, que você só usa com jeans? Ela pode ganhar uma cara totalmente nova se combinada com outras estampas. Assim, você consegue multiplicar o seu guarda-roupa sem nem precisar ir às compras.

Combinar estampas diferentes não é tão difícil quanto parece. Na verdade, é mais uma questão de prática e experimentação. Entretanto, é importante ter algumas regrinhas em mente para construir looks equilibrados e não cair em excessos. Quer aprender esses truques de uma vez por todas? Vem com a gente!

Coordene estampas com tons parecidos ou a mesma cor de base

Esse é um dos truques mais importantes para quem está começando a aprender como combinar estampas. Para que o resultado seja harmônico, identifique as peças cujas padronagens tenham uma ou mais cores em comum. Tons próximos também funcionam, e é fácil identificar essa semelhança: basta colocar as roupas lado a lado.

Uma blusa com estampa de fundo azul, por exemplo, pode funcionar bem com uma saia com flores nessa mesma cor.

Misture estampas iguais com padronagens diferentes

Você já pensou em combinar listras com listras, poás com poás ou animal print com animal print? Misturar duas peças com a mesma estampa é um truque certeiro, já que os desenhos (obviamente) não vão brigar entre si, e o resultado é supermoderno.

Para colocar essa dica em prática, escolha duas peças com cores ou padronagens diferentes — blusa com florais em tamanho pequeno e saia, da mesma estampa, com desenhos maiores, por exemplo.

Coordene estampas diferentes com padronagens semelhantes

O inverso também é possível: para combinar estampas de temas diferentes, escolha duas peças que tenham linhas ou formatos parecidos entre si. Duas peças com padronagens de aspecto visual semelhantes — traços mais redondos, mais retos, ou mais geométricos, por exemplo — formam uma dupla equilibrada e agradável ao olhar.

Misture estampas clássicas entre si

Você sabe quais são as estampas consideradas clássicas na moda? Listras, poás, xadrez, florais e animal prints (especialmente a oncinha) são supertradicionais e versáteis, e o melhor de tudo é que elas funcionam muito bem quando combinadas entre si.

Listras com florais são a combinação perfeita e provavelmente você já viu essa dupla nas ruas, mas experimente também as outras possibilidades de misturas!

Use listras com qualquer outra estampa

As listras são tão clássicas — especialmente a versão preto e branca — que já são consideradas, na hora de montar os looks, como uma padronagem neutra. Isso significa que elas combinam com qualquer outra estampa que você tiver no guarda-roupa.

Coloque sua blusa de listras ao lado das suas outras roupas estampadas e surpreenda-se com as possibilidades! Se os tons das peças forem parecidos, o visual fica ainda mais equilibrado.

Observe a proporção entre as estampas

Outra regrinha importante para fazer suas misturas com equilíbrio é observar a proporção entre as estampas, sejam elas iguais (listras com listras) ou diferentes (listras com poás).

Quer um exemplo? Se você optou por uma blusa com desenhos geométricos grandes e espaçados, combine com uma saia com listras mais estreitas e próximas.

Opte pelo preto e branco em uma das peças

Preto e branco é a combinação perfeita e, se você quer misturar estampas sem medo de errar, opte por essa dupla em uma das peças. Se você, por exemplo, apostou em uma calça de oncinhas, combine-a com uma blusa com estampas em preto e branco — isso garante a harmonia do visual.

Se você quiser investir no preto e branco em ambas as roupas, adicione uma terceira peça ou acessório em tom vibrante. Vai ficar incrível!

Escolha uma estampa como destaque do visual

Outra maneira de conseguir um visual incrível é eleger uma peça como destaque da produção, com uma estampa chamativa, em cores vibrantes e desenhos grandes. Para contrastar, use-a com uma outra peça mais discreta, com estampa menor e mais neutra. Não tem erro!

Invista em uma terceira peça estampada

Quer unir dois truques de moda incríveis em uma produção só? Aposte em uma terceira peça estampada!

A terceira peça pode ser um colete, cardigan, blazer ou quimono, por exemplo. Combine a estampa desse item com uma calça, saia ou short estampado e complete com uma blusa ou camisa lisa e em tom neutro ou sóbrio.

Use uma das estampas no sapato ou acessório se estiver insegura

Se depois de todas essas dicas você ainda se sente insegura sobre como combinar estampas, existe uma alternativa ótima para você colocar esse truque em prática sem medo de errar.

Em vez de vestir duas peças estampadas, você pode deslocar uma dessas estampas para o sapato ou acessório — bolsa, lenço ou cinto, por exemplo. Essa é uma maneira mais discreta de fazer o mix, mas que fica igualmente moderna e incrível.

Seja ousada e aposte em mix de três estampas

Por outro lado, se você ficou superanimada para combinar suas roupas e já quer começar a criar looks mais ousados, o que você acha de apostar em mix de três estampas?

Essa é uma opção mais desafiadora, mas o resultado pode ser surpreendente. Para equilibrar o visual, escolha duas peças com estampas parecidas e outra que seja contrastante.

Ah! Uma das estampas pode estar no sapato ou acessório. Assim fica mais fácil, não é mesmo?

Gostou dessas dicas de como combinar estampas? Esse truque vai trazer mais vida aos seus looks e revolucionar a maneira como você olha para o seu armário. Existem mil possibilidades lá dentro, e, com certeza, você já está imaginando várias misturas novas com suas peças! E, lembre-se: essas regrinhas vão ajudá-la a encontrar o equilíbrio nas produções, mas o importante é usar a criatividade, experimentar bastante e sentir-se bem com o que está vestindo.

Quer conhecer mais dicas incríveis de moda? Continue com a gente e descubra quais são as peças curingas do guarda-roupa feminino!

Facebook Comments
Powered by Rock Convert