Qual é o material da Melissa: descubra!

qual é o material da Melissa

Uma das dúvidas recorrentes entre as melisseiras e outras pessoas que desejam comprar calçados da marca é qual é o material da Melissa. Além de ser superconfortável, ele se destaca por seu cheirinho característicos. E o que muita gente não sabe é que ele também é sustentável.

Nesse post, vamos falar mais sobre esse material incrível e todos os diferenciais que os calçados Melissa oferecem para o seu público. Confira!

Mas afinal, qual é o material da Melissa?

O material utilizado pela marca é uma versão aperfeiçoada do plástico convencional, chamado de Melflex. Há algum tempo a marca resolveu que não iria mais utilizar a versão tradicional como matéria-prima.

Isso porque, ela trazia uma série de pontos negativos. Além do plástico ser muito duro, ele não tinha uma boa resistência e não era maleável.

Com isso, era comum que as pessoas ficassem com queimaduras e machucados nos pés por conta do atrito. Outro ponto negativo era o chulé. Por conta do excesso de transpiração, era comum as consumidoras reclamarem que os calçados causavam odores desagraveis nos pés.

Foi então que a marca começou a fazer uma extensa pesquisa até chegar ao Melflex.

O que é o Melflex?

Agora que você sabe qual é o material da Melissa, vamos explicar mais sobre a composição dele. O Melflex é feito a base de PVC.

qual é o material da Melissa

Contudo, ele contém outros elementos em sua composição que tornam a matéria-prima mais flexível, resistente e que não deixa que ela cause transpiração em excesso. Entre alguns componentes estão cálcio e zinco.

O Melflex vem em pequenos flocos que são aquecidos. Posteriormente, o material derretido é moldado conforme o modelo desejado.

Por conta disso, ele é considerado o material termomoldável flexível existente do mundo. Por conda dessa dinâmica, inclusive, que é possível fazer modelos mais arrojados, como o RockingHorse da estilista Vivienne Westwood.

O design diferencial exige um material maleável. E apenas por conta do Melflex que hoje essas Melissas existem.

Diferenciais do Melflex

O Melflex causou uma verdadeira revolução dentro da marca. Isso porque, foi apenas por conta dele que a empresa conseguiu trazer ainda mais inovação. Entre os diferenciais dessa matéria prima estão:

Designs mais sofisticados

Um dos grandes diferenciais do Melflex é que ele permite que designs mais sofisticados e delicados possam ser feitos. Não é à toa que hoje a marca conta com alguns modelos que são considerados verdadeiras obras de arte.

Inclusive, vários calçados são expostos como se fosses quadros ou esculturas.

Não causa alergias

Outro diferencial do Melflex é que ele é hipoalergênico. Isso quer dizer que as chances das consumidoras terem reações alérgicas ou irritações na pele são praticamente zero.

Ele foi desenvolvido justamente para trazer conforto em todos os sentidos.

Durabilidade

Mais uma das vantagens desse material que tornou ele o carro chefe da marca é sua resistência. Ele é super-resistente e durável, tanto que as melisseiras sabem que um calçado da Melissa pode durar décadas, mesmo que ele seja utilizado diariamente.

Não é à toa que muitas fashionistas colecionam modelos da marca. Eles duram muito mais, sendo considerados investimentos a médio e longo prazo.

Diversidade de cores

Outra coisa que chama a atenção nesse material é como ele consegue ser fabricado em uma grande diversidade de cores. Desde os tons mais pastéis até degrades arrojados.

A quantidade de possibilidades da Melflex é muito grande. Além disso, essa matéria-prima ainda permite que você tenha vários tipos de texturas à sua disposição.

Sustentável

Um dos maiores diferenciais desse material é que ele é mais sustentável. E isso por vários motivos.

Para começar que o Melflex é 100% reciclável. Ele pode ser reaproveitado de diversas formas, uma vez que basta derreter o material novamente.

Inclusive, uma curiosidade é que os tijolos da loja Melissa Oscar Freire são feitos de Melissas antigas. Elas foram reaproveitas para repaginar a fachada e assim criar uma verdadeira galeria de arte no local.

Outro motivo que torna a matéria-prima mais sustentável é que ela não possui qualquer componente tóxico. Inclusive, nem mesmo no processo de fabricação existem componentes tóxicos.

Mais uma curiosidade é que 99% do material utilizado para criar um calçado da marca é reciclado dentro da própria fábrica da Melissa.

E para finalizar, por ter uma alta tecnologia de fabricação, ele consome menos energia. Ou seja, ao comprar uma Melissa você tem a garantia de uma escolha mais sustentável.

Um material mais eficiente, sustentável e amado por todos

Desde que a marca passou a usar o Melflex, ela só tem conseguido benefícios. Mesmo que o PVC usado na base da fabricação seja de fontes não-renováveis, o material em si é 100% reciclável.

qual é o material da Melissa

Inclusive, representantes da marca afirmam que no ciclo de produção eles conseguem usar um percentual de 30% de material reciclado. Além disso, a marca está constantemente investindo em ações para reduzir a quantidade de resíduos gerados, uma vez que os calçados são injetados em moldes o que gera muita sobra.

A marca também trabalha constantemente para aperfeiçoar ainda mais suas operações, de moro que gere menos impacto no meio ambiente, mas mantendo a qualidade oferecida para as consumidoras.

A verdade é que desde sua criação até hoje a Melissa já passou por diversos avanços que a tornam uma das marcas mais sustentáveis da atualidade. Atualmente, todos os seus produtos são feitos de Melflex.

Tanto que suas tags e chaveiros passaram estampar o símbolo de uma vaquinha com os dizeres “100% plástico”. A empresa não utiliza nenhum tipo de material vindo de animais, como o couro, e se orgulha disso.

Claro que ainda há muito o que se fazer, principalmente por conta da base de PVC. Mas a marca já deixou claro que está sempre buscando sempre por inovações que possam tornar a produção mais ecológica.

Talvez o próximo passo para a empresa seja criar uma estratégia de logística reversa para conseguir recolher modelos antigos que não são mais usados, reaproveitando-os em novas criações.

Gostou de aprender mais sobre qual é o material da Melissa? Então aproveite para conferir outros posts sobre a marca e também deixe o seu comentário!

Facebook Comments
Powered by Rock Convert