Veja aqui tudo o que você precisa saber para montar looks estilosos

Você sempre quis ser uma pessoa mais estilosa, mas não tem ideia de como fazer isso? Passa um bom tempo admirando outras mulheres — as famosas, instagramers, amigas ou desconhecidas que você vê no dia a dia — que se vestem de maneira diferente e se destacam na multidão? Fica se perguntando como é que elas conseguem fazer isso? Pois saiba que a capacidade de criar looks estilosos não é algo tão inacessível quanto pode parecer.

Assim como todas as outras mulheres, você também pode aprender e praticar isso no cotidiano — seja qual for sua idade, personalidade, classe social ou estilo de vida. E, para ser mais estilosa, não é necessário nem muito esforço, nem muito dinheiro. Mas é preciso ter disposição para se conhecer melhor e uma boa dose de criatividade e coragem para sair da mesmice.

Neste artigo, reunimos todas as informações que você precisa para começar a criar looks mais estilosos e arrasar em qualquer lugar que você for. Vamos lá?

Entenda como montar looks estilosos

Para começar, é importante esclarecermos um ponto. O que, para você, significa ser “estilosa”? Já vamos adiantar que ter estilo não significa manter um guarda-roupa lotado ou adquirir todas as peças que viraram tendência. Também não tem a ver com copiar looks de influencers, se vestir sempre de acordo com o que está em alta ou usar apenas roupas de griffe.

Confira, a seguir, quais são os passos para criar looks realmente estilosos:

Conheça o seu estilo

Na moda, costuma-se dizer que “o estilo é pessoal e intransferível”. E é bem isso mesmo, viu? Por isso, não adianta: o primeiro passo para ser mais estilosa é buscar o autoconhecimento. Quanto mais você aprender sobre si mesma, mais intuitivo e certeiro será o seu processo de construção dos looks, e menos você se frustrará tentando se encaixar em roupas que não tem nada a ver contigo.

Não importa, por exemplo, o quão maravilhosa é determinada peça. Se você passa o tempo todo preocupada se o que está vestindo está bom ou não, seu desconforto vai transparecer — e isso acaba com qualquer visual.

Pessoas que, geralmente, consideramos estilosas irradiam uma incrível segurança — e elas conseguem isso vestindo-se de maneira confortável, usando roupas que se encaixam bem em seus corpos, refletem o seu jeito de ser e transmitem para os outros exatamente a imagem que elas querem que seja transmitida.

É claro que, para encontrar o seu jeito próprio de se vestir, você vai precisar se inspirar em referências externas — mulheres cujo estilo você admira e artigos sobre moda, por exemplo. Mas, além disso, é fundamental entender o que fica bom em você, conhecer sua própria personalidade e saber qual é a mensagem que você quer comunicar para as outras pessoas.

Aprenda truques de styling

Para construir looks estilosos, além de levar em consideração os aspectos individuais que mencionamos acima, é fundamental conhecer algumas regrinhas e técnicas básicas que são importantes para manter a harmonia de qualquer visual. Com todos esses truques em mente, escolher o que vestir torna-se uma tarefa muito mais fácil — tanto no dia a dia quanto em ocasiões especiais.

Quer um exemplo? Utilizar o círculo cromático é uma maneira bem prática de descobrir como usar as cores em seus looks. Os tons que ficam em lugares opostos do círculo são chamados de “complementares” e funcionam bem juntos, por exemplo. As cores análogas (ou próximas) também combinam entre si.

Aqui vão outras dicas:

  • você pode fazer misturas de estampas, desde que as padronagens apresentem tamanhos diferentes e que haja algum tom em comum entre as duas. Outra opção é apostar nos mix clássicos: listras com floral, por exemplo;
  • para alongar a silhueta, construa linhas verticais ao longo do tronco. Pode ser com listras nesse mesmo sentido, uma jaqueta ou outra terceira peça aberta, decote profundo em V ou uma saia plissada;
  • para um visual equilibrado, coordene uma peça justa com outra mais larguinha;
  • tons escuros dão a impressão de menor volume, enquanto os tons mais claros provocam o efeito contrário;
  • combine peças de diferentes estilos para criar um contraste no visual — um vestido leve com um calçado mais pesado, por exemplo.

Aposto que já surgiram várias ideias de combinações entre as suas peças que você nunca havia pensado antes, certo? Esses truques são ótimas ferramentas para você perder o medo de sair do lugar-comum e colocar a sua criatividade para trabalhar. Seu armário vai se multiplicar em uma infinidade de looks interessantes!

Leve em consideração a ocasião

Não adianta vestir-se de acordo com seu próprio estilo e levar todos esses truques de moda em consideração, se o seu look não está adequado à ocasião — ou seja: ao tipo de evento, ao horário e às características do lugar. Isso só vai fazê-la sentir-se desconfortável e, como já apontamos, o desconforto acaba com qualquer look.

Portanto, encontre uma maneira de acomodar o seu jeito de se vestir com o tipo de produção que cada ocasião demanda. Você se identifica com o estilo casual, mas seu trabalho pede roupas mais formais? Opte por uma sapatilha ou salto médio. Gosta de se vestir de maneira sexy e precisa ir a um compromisso super sério? Combine saia lápis com uma blusa mais discreta.

Analise a combinação de peças antes de vestir

Antes de começar a se vestir para algum compromisso, experimente mentalizar o look e colocar as peças, juntos com os acessórios e sapatos, sobre a sua cama. Assim, você consegue visualizar a produção e descobrir o que combina e o que não combina sem precisar trocar de roupa muitas vezes, o que é sempre muito cansativo e frustrante. Essa também é uma boa maneira de testar combinações que você nunca havia pensado antes.

Outra dica interessante é fotografar os looks com os quais você se sentiu mais confortável e bonita para armazenar as imagens em uma pasta. Dessa forma, você terá várias ideias prontas para aqueles dias em que a criatividade ou o tempo estão escassos.

Aposte na terceira peça

Esse truque é um dos mais populares no mundo da moda. Afinal, adicionar uma terceira peça aos looks básicos é uma maneira simples e prática de deixá-los bem mais estilosos e interessantes.

Depois de se vestir, você se olhou no espelho e achou o visual meio sem graça? Adicione um blazer, jaqueta, cardigã, colete (ótima opção para o verão), camisa aberta ou quimono — instantaneamente, a sua produção ganhará uma cara nova. Isso funciona com vestidos, saias, calças ou shorts, ou seja, basicamente todos os tipos de roupas.

Saiba quais são as peças-chave para looks estilosos

Agora que você já sabe a importância de encontrar sua própria maneira de se vestir e conheceu alguns princípios básicos para montar looks harmoniosos, separamos algumas peças que funcionam como coringas para montar produções estilosas. São itens versáteis, que funcionam com vários tipos de composições diferentes e garantem visuais com personalidade.

Preparada para descobrir quais são essas peças? Vamos lá!

Trench coat

O trench coat é, talvez, o mais clássico dos casacos femininos. Ele é caracterizado por chegar à altura dos joelhos, ter golas e botões grandes e uma faixa para amarrar na cintura. A sua versão mais famosa é aquela em tom bege claro, item básico no guarda-roupa das parisienses.

Esse casaco é muito prático, já que pode ser sobreposto a qualquer tipo de roupa. Compõe produções bem elegantes, com alfaiataria e salto; mas também completa looks casuais com jeans destroyed e sapatilha, por exemplo.

Blazer

O blazer é uma peça estruturada originária dos ternos masculinos. Chegando aos guarda-roupas das mulheres, ganhou um desenho mais acinturado e diferentes cores e estampas. Também é uma peça atemporal, que funciona em looks de diversos estilos.

O blazer é a terceira peça perfeita para compor produções formais. Mas não é só para isso que ele serve: sua modelagem séria faz um contraste muito interessante com roupas casuais, esportivas ou delicadas. Experimente usá-lo com short jeans e camiseta básica, por exemplo; ou por cima de vestidos.

T-shirt básica

T-shirts são camisetas básicas, geralmente de algodão, com as mangas curtas em formato de T — por isso esse nome. Existem t-shirts nas mais variadas cores e estampas e esse é, provavelmente, o item mais versátil e indispensável em qualquer guarda-roupa.

A camiseta funciona como base para qualquer produção: fresquinha e confortável, ela é perfeita para usar no dia a dia em looks leves e descontraídos. Por dentro de uma saia midi e por baixo de um blazer, compõe um visual formal e elegante. Com um short de paetês e sapatos altos, está pronta para a balada.

T-shirt listrada

Existe um modelo de t-shirt que merece um lugar especial: a listrada. Essa é uma versão que não pode faltar no seu armário, um grande clássico da moda. Foi Coco Chanel que a trouxe para o guarda-roupa feminino, direto dos uniformes dos marinheiros. Desde então, é um símbolo do “simples e chique” tão usado e amado pelas francesas.

É fácil encontrar essa peça, em diferentes cores, modelagens, espessura das listras e estilos de decote. Use-a com saias, calças, shorts e em sobreposições — tanto em produções elegantes, quanto em looks casuais.

Flat mule

flat mule é um sapatinho bem diferente e inusitado que ganhou destaque nas últimas temporadas. Com um ar meio masculino, sem salto, fechado na frente e aberto atrás, esse é um calçado que garante looks estilosos e despojados.

Combine com um short ou saia jeans, para ocasiões mais relax. Se optar por uma calça, dobre as barras para que os tornozelos fiquem à mostra. Também dá para usar com vestidos leves e fluidos.

Calça cintura alta

As calças de cintura alta são modelos atemporais, versáteis e muito democráticos. Elas modelam o corpo, valorizando as curvas de qualquer mulher e evitando os temidos “pneuzinhos”. Além disso, elas alongam a silhueta e deixam o visual bem mais elegante e feminino.

Dá para combinar com qualquer tipo de blusa e sapato e vai bem em diversas ocasiões. Quer uma peça mais coringa do que esta?

Calça flare

calça flare (também conhecida como “boca de sino”) é aquele modelo com as pernas justas e a boca larga, a partir do joelho. Fica ótima em todos os tipos de corpo e, assim como a calça de cintura alta, também ajuda a alongar a silhueta.

Esse tipo de calça funciona muito bem em looks elegantes, compondo com camisas de botão e sapatos de salto, por exemplo. Mas também ganha um ar moderno e descolado se combinada com t-shirts e sapatilhas. Coloque a parte da frente da blusa por dentro da calça e está pronta!

Vestido estampado

Vestidos são peças muito práticas e femininas e as versões estampadas são essenciais para montar looks estilosos com facilidade. Existe uma imensa variedade de estampas — clássicas, românticas ou divertidas, por exemplo — que podem compor looks mais sérios ou descontraídos, dependendo das combinações de sapatos e acessórios.

Os modelos de vestido estampados são grandes coringas que seguram um look sozinho com facilidade. Mas dá para adicionar um elemento de estilo com o uso da terceira peça, que pode ser uma jaqueta, blazer ou cardigã, por exemplo.

Jaqueta

A jaqueta — seja ela de couro, jeans ou militar — é a última da nossa lista de peças-chave que não podem faltar no seu guarda-roupa. Além de proteger daquele ventinho do outono ou participar de sobreposições nos dias mais frios, esse item também pode ser usado em climas amenos, com roupas de tecidos mais leves.

Seja no dia a dia ou em ocasiões que pedem uma produção maior, as jaquetas trazem uma informação a mais para looks sem graça ou muito básicos. Além disso, é possível adaptá-la a produções de vários estilos diferentes.

Veja quais as melhores combinações para looks estilosos

Sabe aqueles dias em que você não está tão inspirada ou não tem tanto tempo para se arrumar? Existem algumas combinações que são práticas e certeiras e você pode adaptá-las facilmente ao seu próprio estilo.

Conheça, a seguir, algumas dessas combinações:

Jeans e camiseta

Jeans e camiseta é uma combinação básica que já virou um clássico. Com essa dupla, não tem como errar! É superconfortável e, mesmo que ela já seja estilosa por si só, é possível construir diversos looks a partir dessa base, adicionando uma terceira peça e alguns acessórios.

Tênis e vestido

Vestidos não combinam apenas com rasteirinhas, saltos ou sapatilhas. Quer uma combinação estilosa com essa peça, algo que saia do lugar-comum? Experimente colocar um tênis: o contraste entre os dois itens trará um resultado bem mais interessante — além de muito confortável.

Vestido estampado e jaqueta de couro

O vestido estampado, peça bastante feminina, ganha um ar totalmente novo com a adição de uma jaqueta de couro — que tem uma aparência mais pesada e séria e quebra um pouco a delicadeza do vestido. Essa é uma combinação inusitada, estilosa e ideal para os dias de meia estação.

Short e tricô

Outro contraste que rende looks muito estilosos — e bem charmosos — é a combinação de shorts jeans com blusas ou suéteres de tricô. A mistura entre um item despojado e outro mais clássico e delicado traz, para o look, um ar ao mesmo tempo arrumadinho e informal.

Saia longa e jaqueta jeans

Quer um visual mais estiloso e fora do óbvio nos dias mais friozinhos? Aposte na combinação de saia longa com jaqueta jeans. Esse tipo de saia, especialmente nas versões lisas, é uma peça elegante que contrasta com o ar despojado da jaqueta jeans, resultando em um look diferente e descolado.

Jeans com jeans

Os looks “all jeans” são um truque certeiro para aqueles dias em que nenhuma combinação parece funcionar. E existem várias possibilidades: não tenha medo de misturar suas saias, calças, shorts e jardineiras com camisas, croppeds, coletes e jaquetas — todas no tecido mais amado por todos. E, dependendo dos sapatos e acessórios, o look pode ir a diferentes ocasiões.

Descubra truques para montar looks estilosos repetindo roupas

Já mencionamos que não é preciso ter um guarda-roupa lotado nem gastar muito dinheiro para se vestir de maneira estilosa. Então, a ideia é usar a sua criatividade e aproveitar ao máximo todas as suas peças, utilizando-as em diversas produções diferentes.

Mas, para isso, lembre-se de adquirir peças de qualidade, que tenham alta durabilidade e não fiquem com um aspecto desgastado com a frequência do uso.

Quer aprender alguns truques para montar diferentes looks com as mesmas roupas? Vem com a gente!

Invista em acessórios

São os acessórios que dão vida a qualquer peça, adicionam personalidade aos looks e multiplicam suas possibilidades — já que eles têm o poder de mudar a cara das roupas. Bolsas, óculos, relógios, cintos, colares, pulseiras, anéis e brincos fazem toda a diferença no visual.

Uma variedade grande de acessórios possibilita infinitas combinações. A t-shirt, por exemplo, ganha um ar bem mais sofisticado com a adição de um maxi colar. Substituindo-o por um chocker e brincos pequenos, o look se transforma instantaneamente.

O estilo dos acessórios — delicados, românticos, clássicos, boho, rockers, alternativos — transforma o estilo da mesma peça de roupa de maneira simples e prática. Use essa informação a seu favor!

Aposte em peças-chave de cores neutras

A dica para ter sempre à mão as peças-chave que podem ser repetidas em vários looks diferentes é investir em roupas de cores neutras — como preto, branco, cinza e bege. Esses tons combinam com todos os outros do círculo cromático e, por isso, você conseguirá aproveitar essas peças ao máximo, criando diferentes combinações com muita facilidade.

Use sapatos poderosos

Além dos acessórios, outro item que tem o poder de transformar as roupas é o sapato. Ele finaliza as produções e, ao mesmo tempo, ajuda a ditar qual será o estilo do look — a mesma combinação de roupas ganha um ar mais elegante, casual ou sexy dependendo do que vai nos pés. Além disso, uma escolha errada de sapato pode matar o visual.

O calçado também pode funcionar como o destaque da produção (se o modelo for colorido ou chamativo) ou como um ponto de contraste — sapatos de salto com roupas casuais ou tênis com roupas delicadas, por exemplo.

Portanto, se você quer se vestir de maneira mais estilosa, anote essa dica: invista em sapatos poderosos!

Como transformar peças básicas em looks estilosos

Você não precisa, necessariamente, de roupas elaboradas para criar looks estilosos. Peças básicas — aquelas que geralmente usamos no dia a dia, sem muitas firulas, como jeans e malhas — são itens básicos que podem, sim, compôr produções diferentes e interessantes.

Para isso, basta escolher bem os sapatos, saber como combinar acessórios e lançar mão de alguns truques práticos. Confira alguns exemplos:

Use a barra da calça dobrada

Dobrar a barra das calças compridas é um truque de estilo fácil e prático que provoca uma mudança significativa no visual. Além de deixar os tornozelos à mostra e evidenciar os sapatos, o look ganha um ar mais leve e descontraído.

Faça um nó na t-shirt

Aquelas t-shirts mais largas e compridas ganham uma cara totalmente nova com um pequeno nó na parte frontal ou lateral. Esse truque também funciona com camisas de botão, deixando-as com uma aparência mais despojada.

Deixe a lingerie à mostra

A lingerie à mostra é uma tendência que veio para ficar. Os modelos de sutiã estão cada vez mais bonitos e não merecem ficar escondidos: eles podem, sim, fazer parte de vários looks.

Alças de renda à mostra, por exemplo, transformam qualquer blusa simples de alcinha ou camiseta com manga de um ombro só em peças bem mais interessantes e sexys. O sutiã rendado também pode aparecer por baixo de blusas cavadas ou transparentes.

Se você quiser algo mais ousado, utilize a lingerie como top, coloque uma calça jeans de cintura alta e um blazer ou jaqueta por cima — combinação perfeita para a balada.

Aposte nos lenços

Que tal apostar nos lenços como acessórios para transformar roupas básicas em looks estilosos? Esse item traz charme e sofisticação para o visual e é muito fácil de usar.

Além do uso mais comum, ou seja, enrolado no pescoço em dias mais frios, lenços leves também podem ser usados na primavera ou no verão — com uma camiseta e short ou um vestido básico, por exemplo — apenas para adicionar um ponto de cor ao look. Nesse caso, amarre-o como se fosse um colar, use-o nos cabelos ou no lugar do cinto.

Depois de ler este artigo, você já sabe quais são as peças-chave indispensáveis em um guarda-roupa estiloso, conheceu algumas dicas de combinações certeiras, aprendeu a multiplicar seus looks repetindo peças e descobriu que, com alguns itens básicos, é possível montar várias produções diferentes e cheias de personalidade. E então? O que você está esperando para redescobrir o seu guarda-roupa e construir seu próprio estilo?

Já que você se interessa por textos sobre looks estilosos, assine a nossa newsletter! Assim, você receberá várias outras dicas interessantes direto na sua caixa de entrada.

Facebook Comments
Powered by Rock Convert