Guia do look jeans: tudo o que você precisa saber para acertar

Se você é fã de look jeans, pode comemorar, pois a moda está de volta e com força total, conforme apontaram as principais passarelas do mundo nos últimos tempos!

A tendência é inspirada nos looks do final dos anos 80, quando surgiu a produção que favorece esse tecido. Atualmente, ela é vista ainda com uma pegada retrô, mas que transita bem com outros hits, tornando-se tradicional no mundo fashion.

No entanto, diferentemente da época em que essa moda foi concebida, é possível, atualmente, montar inúmeros modelos para fugir do básico jeans com jeans da mesma cor, que era algo muito comum antigamente.

Com a atualização da indústria têxtil, há atualmente uma infinidade de novas opções, seja no modelo, lavagem ou cor. Então, ficou muito mais fácil aderir à moda total jeans justamente porque há uma profusão de peças que podem ser combinadas.

Isto facilitou — e muito! — que mais pessoas aderissem a esse conceito, tornando-o atemporal e vivo apesar das temporadas de moda que vão e vem, produzindo, até mesmo, diferentes looks com a mesma peça. A grande sacada é brincar com diferentes tons, texturas e modelos, criando um visual uniforme e único, já que dificilmente você verá a sua produção, exclusiva, repetida em outros lugares.

E como você bem sabe, ninguém escapa de um look com esse tecido. Portanto, é hora de aderir a esse hit e desfilar por aí seu look jeans com jeans sem medo de errar e ficar totalmente alinhada às principais tendências!

1. Saiba quem pode aderir ao estilo total jeans

A moda — e o jeans — sempre foram muito democráticos, portanto, não há uma regra para quem pode ou não utilizar a combinação. Contudo, é preciso apenas ter bom senso na escolha das peças, de modo a criar um visual harmônico.

A reinvenção da moda começou com a tradicional composição de camisa e calça, mas foi, aos poucos, se estendendo a outras peças, como jaquetas, saias, coletes, vestidos e bermudas.

Se você folhear algumas das principais revistas de moda ou der uma espiada nos looks das blogueiras mais hypadas, verá que o combo sempre figura entre as produções, principalmente para as ocasiões mais casuais e descontraídas.

O mais legal disso é que, como o look total jeans é simples, você conseguirá reproduzir as suas inspirações de maneira muito fácil, ou seja, fica bem acessível para todas, já que é uma das peças que não faltam no armário da maioria das mulheres.

Por ser versátil, o jeans acaba se adaptando bem à correria do dia a dia, então, é difícil de escapar de ter, pelo menos, uma roupa nesse tecido disponível no armário, pois é peça-chave de boas produções.

Portanto, toda mulher pode escolher produzir um look jeans com poucas chances de errar — abuse as combinações e arrase!

2. Conheça as lavagens dos jeans

Muito da diversidade em que os jeans podem ser encontrados atualmente tem a ver com a lavagem a qual o tecido passou para chegar ao resultado final, aquele que você vê ao encontrar a peça na loja.

O modo como o processo foi realizado e a técnica utilizada é que determinarão o estilo, seja em calças, camisas, jaquetas, saias, vestidos, coletes ou shorts, influenciando diretamente na cor final da peça.

Algumas lavagens são mais tradicionais e outras estão super em alta, mas todas podem ser vistas com frequência nas ruas. São estilos diferentes, mas que têm tudo para se encaixar em diversas ocasiões.

Ficou na dúvida sobre como identificar as possíveis lavagens que o jeans pode ter? Então, confira a seguir um miniguia de como identificar as cores por meio do processo a que as peças foram submetidas!

Dark índigo

Esse tipo de lavagem não se constitui propriamente por uma lavagem, no sentido de clareá-lo, mas justamente o contrário.

Nesse modelo, o tecido passa por um processo de tingimento para que a tonalidade alcance um azul-marinho profundo, quase preto.

É uma peça mais sóbria, com cor bem definida, recomendável para produções de inverno, já que o tom escuro favorece o uso de roupas com uma cara mais “pesada”. A estação por si só já requer tons mais sóbrios para compor as combinações. Portanto, esse jeans é perfeito para produções em climas mais frios.

Índigo

O tipo índigo foi o que veio com o nascimento desse tecido. Seu tom é aquele azul jeans tradicional, a cor original da fibra, chamada de denim. Nesse tipo de lavagem, a aparência não sofre nenhum tipo de alteração, permanecendo em seu estado bruto, sem desbotar ou conter tingimentos.

Délavé

A lavagem délavé é a queridinha do verão, pois é a que confere ao jeans aquele tom super claro, quase branco, porém com um fundinho azul muito leve.

O processo é feito por meio de produtos químicos que descolorem o tecido, deixando-o com aquele fundo que lembra o azul, mas de forma esmaecida, quase sem cor.

Essa lavagem, além de descolorir o tecido, faz com que ele fique mais macio, com um toque mais confortável do que o índigo, que preserva, inclusive, aquela textura mais carregada do jeans.

Justamente por essa leveza provocada pela lavagem é que o tecido e a cor ficam perfeitos para serem utilizados no verão, que pedem peças mais confortáveis e de cores claras.

Stoned

O já tradicional jeans estonado é aquele de cores irregulares na mesma peça, muitas vezes em tons distantes, como um azul-escuro com “falhas” quase brancas.

É aquele modelo que parece que foi torcido com produto químico ou tem pingos mais claros. No entanto, maioria das peças com esse tipo de lavagem não tem contrastes tão diferentes, fazendo com que estonado seja um ou dois tons mais claros do que a cor base da peça.

O processo de lavagem que suaviza as cores em pontos determinados é realizado com o uso de produtos químicos e abrasivos.

Destroyed

Certamente você já ouviu falar muito desse tipo de jeans pois ele é um dos favoritos da moda desde as últimas temporadas internacionais, se firmando cada vez mais como um modelo básico — um must have da categoria.

A principal característica do destroyed jeans vem do seu nome em inglês, que significa jeans destruído, ou seja, é aquele modelo com cara de surrado, com pontos puídos e, muitas vezes, rasgados como se os estragos tivessem sido produzidos pelo uso da peça.

No entanto, para produzir esse efeito em jeans novinhos em folha são usados produtos químicos e abrasivos, como lixas para criar os “defeitos”.

Esse modelo está super em alta e tem tudo para avançar para as próximas temporadas de moda sem perder a majestade! É o mais aclamado do momento e uma das pedidas que merecem um espacinho reservado dentro do seu guarda-roupas.

Blue jeans

Esse tipo de lavagem é aquela em que o jeans fica com um azul parecido com o celeste. Nesse modelo, a coloração cobre todo o tecido, garantindo o realce da cor e fazendo dele uma opção muito tradicional.

Contudo, é uma tonalidade média, com leve tingimento, o que dá leveza à peça. Assim como o délavé, é ideal para produções primaveris e de verão, principalmente em looks à beira-mar, pois o tom claro combina com climas quentes e produções mais descontraídas.

White jeans

O white jeans é basicamente o jeans quase branco, descolorido intensamente para alcançar o maior grau de “limpeza” de cores do tecido. Nesse processo, o tecido não chega a alcançar o 100% de branco, mas fica muito próximo a ele.

Durty Washed

Essa lavagem dá à peça, além de um aspecto estonado, uma aparência de roupa “encardida”. São utilizados produtos que imitam a cor de barro, por exemplo, para parecer que está sujo em alguns pontos.

3. Confira as cores existentes

De maneira geral, para o jeans mais tradicional, o azul e suas tonalidades são predominantes no guarda-roupa das mulheres, sendo peças básicas e imprescindíveis para montar diferentes looks.

Como anteriormente, para alcançar tons variados do mesmo azul — o índigo — são aplicadas técnicas de lavagem e tingimento para que as peças possam se diferenciar em termos de cor e textura.

Sendo assim, há uma profusão de tonalidades possíveis. Portanto, basicamente nenhuma peça é exatamente igual à outra, já que o processo, por mais que seja o mesmo para todas, criam diferentes efeitos e cores, que podem variar de acordo com o método.

Contudo, nem só de azul vivem os jeans, não é mesmo? Com a evolução das peças, começaram a surgir cores diferentes do azul básico, dando mais tonalidades e gerando mais opções para calças, camisas, jaquetas, shorts, saias, vestidos e coletes.

E não há limite, pois a variedade é imensa. É possível encontrar peças de cores mais básicas, como preto e branco — que podem criar diversos looks incríveis e super práticos —, mas também de cores intensas, como verde, vermelho e amarelo, por exemplo.

Essas roupas criam um visual mais divertido, explorando a força das cores para que elas se destaquem na produção. Além dos espectros sólidos, você encontrará ainda versões em diferentes tonalidades da mesma paleta, então é só escolher e curtir a produção.

Outras cores jeans que caíram no gosto das mulheres foram os tons em caramelo e nude. As tonalidades criam visuais lindos e discretos tanto no inverno quanto no verão, logo, também têm tudo para virarem peças básicas.

Aproveite o tom para criar looks elegantes em combinação com branco ou uma produção romântica com tons de rosa antigo. São perfeitas para quem quer propor um estilo mais alinhado, ideal para almoços e atividades profissionais.

No entanto, para aproveitar do visual total jeans, é preciso ter cuidado com as cores para que não se crie um visual carregado, já que, diferentemente da cor jeans tradicional, que tem nuances. No caso das cores sólidas, o visual monocromático fica um pouco pesado.

Com um pouco de jogo de cintura, será fácil produzir mixes muito bonitos e apostar no total jeans colorido e divertido! Aproveite os diferentes tipos de jeans para compor as produções pois as combinações com elas criam diversos looks e combinam com diferentes estilos.

As calças retas ou flare, por exemplo, são ideais para produções mais estruturadas, perfeitas para eventos diurnos por conta do corte clássico e discreto.

Já os modelos destroyed e boyfriend — aquele em que a calça não fica justa ao corpo, que parece que você pegou emprestada do seu namorado, razão do nome boyfriend — têm como característica principal o clima despojado, ideal para aquele passeio de final de semana.

Isso também acontece com as jaquetas jeans e coletes, por exemplo. Dependendo do que você usar, poderá, dessa forma, definir o mood do seu visual.

4. Veja como quebrar a monotonia do look jeans

À primeira vista, pode ser que a produção total jeans pareça monótona por ser basicamente monocromática, mas ocorre justamente o contrário. Com um pouco de bom senso e algumas referências, é possível sim montar produções incríveis e super de acordo com a moda!

Tudo depende de qual tipo de estilo será a sua proposta. Os looks total jeans de cores escuras, com o índigo e o dark índigo conferem ao visual um pouco mais de sobriedade e são perfeitos para looks de inverno, em que você pode aliar a produção a componentes pesados, como botas e sobretudos.

Já nas temporadas mais quentes, o jeans mais claro toma conta das produções, dando leveza ao visual. Para quebrar a monotonia, aposte em mixagens com diferentes texturas e, até mesmo, lavagens, brincando com o estilo e criando um visual único.

Você pode, inclusive, fazer uma parceria com as cores, com uma calça com lavagem mais clara e uma camisa mais escura ou mesmo preta. Com certeza você criará um look estiloso, total jeans, mas com nuances que quebram um pouco a monocromia.

Vale a pena apostar nas diferentes tonalidades do tradicional azul. Se divirta compondo modelos diferentes com jaquetas e calças, por exemplo. A combinação é clássica e dificilmente você errará com essa composição, portanto, ouse sem medo.

5. Entenda quais acessórios devem ser usados

Um dos artifícios que podem e devem ser usados para quebrar o look total jeans e complementá-lo de maneira estilosa e requintada são os acessórios. Eles são imprescindíveis para dar um toque todo especial à produção e realizar o acabamento, finalizando o visual e deixando-o com tudo a ver com o seu estilo.

Para criar uma produção arrasadora, você não poderá abrir mão de três itens, que são os sapatos, bolsas e joias. A seguir, veremos como cada um deles pode ser utilizado no look total jeans!

Sapatos

O sapato, na verdade, é um dos determinantes do estilo que você quer propor com a produção total jeans. Acha que não é tudo isso? Então, compare o mesmo look: uma camisa em tom délavé e uma calça destroyed no mesmo tom. Se você colocar um tênis com essa combinação, a produção fica com ar de passeio, mais leve e descontraída, não é mesmo?

Porém, se optar por utilizar o mesmo visual com um scarpin, você verá que o visual assume um ar mais elegante e requintado, ou seja, o sapato faz toda a diferença na hora da produção.

Portanto, quando o total jeans é aliado ao sapato adequado, é possível produzir alternativas que passam diferentes mensagens por meio da roupa. Experimente também utilizar a combinação com botas no inverno, com um look total dark índigo e bota marrom, por exemplo, e com sandálias de salto alto e rasteiras no verão.

Nesse caso, funciona da mesma forma: se o look for utilizado com rasteiras e chinelos, assumem um tom mais descontraído e leve. Já com a sandália, a produção fica mais elegante, perfeita para situações mais formais em períodos diurnos.

O sapato é, portanto, fundamental para deixar o total jeans ainda mais cheio de estilo e com a sua marca — use e abuse dos diferentes modelos e crie produções impecáveis e tudo a ver com você!

Bolsas

Muitas vezes, um look total jeans é um ótimo “pano de fundo” quando você quer destacar um acessório em especial e a bolsa é, com certeza, um deles.

Se você der uma espiada nas principais revistas de moda, poderá perceber que muitas vezes a bolsa é o grande destaque da produção, deixando, até mesmo ,a roupa em si em segundo plano.

Se esse é o seu objetivo, o look total jeans é adequado sem deixar de brilhar, pois o minimalismo do estilo é garantia de produção clean e elegante em todas as situações. Experimente utilizar um sapato da mesma cor da bolsa, que dará mais evidência ao acessório, chamando a atenção para esse complemento.

Joias

Sejam eles joias, semijoias ou bijuterias, esses acessórios dão o toque final na sua produção. Com um look jeans, você pode optar por seguir a simplicidade da roupa com itens pequenos, como brincos menores e colares discretos ou ainda ousar com os maxi brincos e maxi colares, que ganharão destaque em meio à produção. Não esqueça dos braceletes, que dão um charme aos seus pulsos e ficam à mostra em grande parte das produções.

Por conta da democracia dos jeans, você pode escolher entre acessórios nas cores dourada ou prateada, tudo vai depender do que você quer para a produção. Veja que esses acessórios são básicos, mas você pode ainda optar por outros recursos para combinar com o seu look jeans, como os lenços e também cintos que combinam com a tonalidade de jeans escolhida.

6. Saiba quais são as melhores combinações jeans com jeans

As combinações compostas pelo total jeans permitem uma infinidade de diferentes composições, mas algumas são infalíveis para produzir um look básico e, ao mesmo, tempo alinhado às principais tendências da moda.

Mistura de textura

Essa dica é certeira e sem chance de erro: para produzir um visual total jeans, a grande sacada é misturar as texturas do tecido. Você pode utilizar uma calça com uma lavagem diferenciada, como a destroyed, por exemplo, com uma camisa de cor sólida, com índigo, ou vice-versa, uma calça básica, em cor índigo, mais estruturada, como uma camisa mais clara, como a délavé ou washed.

A mistura dá uniformidade ao conjunto, apesar de ser um look jeans com jeans, desfazendo aquela imagem de “conjuntinho”.

Mix de cores

Assim como acontece com as texturas, o mesmo vale para as cores. O legal é criar um visual clean, com diferentes tonalidades em evidência. Nesse caso, você pode misturar uma cor mais escura com uma clara, como falamos, ou ainda peças de tonalidades da mesma paleta, apenas com tons diferentes.

Essas medidas dão um charme ao visual e conferem praticidade às mulheres na hora de criar um look básico, descolado e elegante ao mesmo tempo. Portanto, brinque com as cores e experimente combinações que parecem inusitadas. Se olhar no espelho e ver coerência na produção final, pode ter certeza que você acertou em cheio!

Utilize acessórios para arrematar o look e arrasar na produção!

7. Saiba quais são os efeitos e vantagens desse estilo

O estilo total jeans sobrevive diversas temporadas da moda por diversos motivos: é básico, clean e veste bem diferentes biotipos, se adequando com facilidade aos diferentes tipos de corpos e de estilos.

Essa é a grande vantagem desse tipo de produção, pois você pode fazer diferentes combinações de cores e texturas e ainda assim ter a garantia de que a mistura vai dar certo, que será atemporal e muito viva nas quatro estações do ano — quer maior praticidade e versatilidade do que isso?

O efeito de visual limpo, sem muitos adereços e informações, demonstra o ecletismo da combinação, dando elegância a uma produção que, à primeira vista, pode parecer desestruturada.

Então, a moda total jeans se consolidou justamente por sua praticidade e estilo sem perder a elegância e a cara de look da estação! Viu como se vestir bem é possível com look jeans? Comece agora mesmo a garimpar as peças no seu guarda-roupas e arrase no visual!

Gostou das dicas? Então, assine a newsletter e fique por dentro das principais tendências da moda para o universo feminino, tudinho diretamente na sua caixa de e-mail.

Facebook Comments
Powered by Rock Convert