Guia completo sobre como usar botas

A bota é o calçado queridinho de muitas pessoas, já que é possível usá-la em todas as estações e combiná-la com vários estilos. Porém, é nos dias frios que ela vira protagonista e começa a fazer parte do nosso look de cada dia.

Um dos motivos que faz da bota um calçado adorado é a sua variedade de modelos. Cano alto, cano baixo, com salto, sem salto, bico fino, redondo ou quadrado.

Apesar de todo mundo adorar uma boa variedade, tantos modelos diferentes podem gerar dúvidas na hora de usar e combinar com outras peças, mas não se preocupe! Este guia vai ensinar como usar botas e você vai ficar expert no assunto. Vamos lá?

1. Tipos de botas

A bota é um dos calçados que mais oferecem variedade em relação aos seus modelos. Cada uma delas é de atender a um estilo diferente, então é fácil vê-la ser usada por praticamente qualquer pessoa.

Existem pelo menos 10 modelos diferentes desse calçado. Vamos conhecer cada um deles e aprender sobre suas principais características.

1.1 Bota de cano alto

Conhecida também como cano longo, ela pode ser feita de couro ou tecido e apresenta outras variações, como formato do bico e tamanho do salto. A bota de cano alto fica, aproximadamente, quatro dedos abaixo do joelho. Isso faz com que ela seja perfeita para os dias mais frios e te mantém aquecida.

Ela pode ser usada por todos os biotipos, mas tende a achatar a silhueta, já que seu modelo anula parte das pernas. Se você é baixa e não gosta de acentuar essa característica, a dica é combinar o calçado com uma calça mais justa e de cores iguais.

1.2 Bota de cano curto

Esse modelo é mais conhecido como ankle boot, que significa bota no tornozelo em inglês. Por seu cano ser baixo, ela não esquenta tanto quanto as que têm cano alto, o que a torna uma ótima opção para épocas quentes.

Existe uma boa variedade de estilos para esse modelo. Além das variáveis mais óbvias — salto grosso ou fino e bico redondo ou afunilado —, encontramos mais algumas características que diferenciam esse tipo de calçado.

1.3 Bota rasteira

O modelo rasteiro de cano curto quase se confunde com um tênis. Seu salto é quase inexistente, o que torna esse modelo perfeito para quem anda muito no dia a dia.

Também é possível encontrar botas rasteiras de cano médio e alto. Independentemente do tamanho do cano, ela tende a ter um formato mais anatômico nos pés. Isso faz com que ela não fique grosseira, principalmente nos modelos de cano curto.

1.4 Cuffed booties

A bota cuffed tem uma grande dobra, que causa a impressão de existir um pano cobrindo boa parte do calçado. De cano baixo, pode ser lisa ou com vários detalhes, como tarraxas e correntes.

Esse modelo é ótimo para repaginar o clássico e sair do comum, mas não tem aparecido nas coleções de inverno para 2018.

1.5 Bota tratorada

A bota tratorada ganhou muita força no último ano. Ela geralmente é encontrada com o cano médio ou curto e ganha esse nome graças aos recortes que tem em seu solado, o que lembra a roda de um trator.

Por ter características mais pesadas, ela fica muito bem para mulheres que têm as pernas mais grossas. É perfeita para te acompanhar no dia a dia, já que sua plataforma mais grossa garante estabilidade.

1.6 Bota coturno

A bota coturno é inspirada nos sapatos de combate dos militares. Apesar de robusta, ela pode ser muito versátil e deixar o look feminino incrível.

Ela tem cadarço, em vez do zíper ou elástico. Pode ter o salto alto, médio ou baixo e seu cano geralmente é mais curto — apesar de existirem modelos de cano alto.

1.7 Bota com elástico

O elástico foi adicionado em diversos calçados para garantir mais conforto e facilitar a rotina. Quem tem a panturrilha grossa deve apostar em botas com elástico, já que as convencionais podem ser bem desconfortáveis para quem não tem pernas finas, podendo até mesmo prender a circulação sanguínea.

1.8 Bota over knee

A bota over knee é outro modelo que tem feito muito sucesso. Seu cano é ainda maior, chegando até os joelhos e podendo ir além.

É possível encontrar esse modelo com salto alto ou baixo. Além disso, elas podem ser feitas em couro ou tecido, como o veludo. É bem comum encontrar a over knee com elástico na parte traseira, o que facilita na hora de calçá-las. Outro detalhe que também pode fazer esse papel são as cordas para amarração.

1.9 Bota montaria

Um dos modelos de cano longo mais usados é a montaria. Ela tem esse nome pois é inspirada nas botas usadas pelos praticantes de hipismo.

Além do cano alto, ela tem um salto muito baixo, é de couro e geralmente conta com uma fivela nas laterais.

1.10 Bota de bico fino

O bico fino pode estar presente nas botas de cano alto, médio ou baixo. Elas são capazes de deixar qualquer pessoa elegante no inverno, por isso, é bem comum que as mulheres deixem o sapato para trabalhar de lado a apostem nessa opção.

Antigamente, as botas de bico fino contavam somente com saltos finos, o que deixa o calçado um pouco desconfortável e cansativo para ser usado. Agora já é possível encontrar saltos mais grossos aliados a esse tipo de bico, o que confere um toque elegante ao modelo.

1.11 Bota de bico quadrado

A bota de bico quadrado é aquela que tem os cantos da frente mais retos, gerando um efeito quadrado. Assim como as de bico fino, elas também são ótimas para deixar o look mais elegante, já que seu formato deixa o pé mais anatômico.

Esse estilo de bico geralmente é visto em calçados de cano médio e baixo. O salto que acompanha esse tipo de bota também é mais grosso. Para quem gosta de compor um visual rockeiro, esse modelo é uma ótima aposta.

1.12 Bota Country

O modelo country têm um estilo bem característico e não é comum em locais urbanos. Ela é bem comum no interior das cidades, onde acontecem as festas de peão. Algumas botas que usamos no dia a dia levam algumas das referências ao modelo country, como o detalhe meia lua no cano e o bico fino, levemente quadrado.

1.13 Bota de cano médio

Nos últimos três anos, o cano médio ganhou mais destaque na moda, que tem explorado mais as possibilidades, o que favorece todos os tipos de corpos e estilos.

A bota média é uma ótima alternativa para quem é baixa e não gosta de acentuar essa característica, mas gostaria de apostar em um cano um pouco maior. Elas geralmente são mais justas nas pernas e, dependendo do material e estilo, são capazes de garantir muita elegância.

Quem gosta de usar salto alto e bico fino, mas não quer exagerar, a bota de cano médio é a opção perfeita, já que a altura no cano chama menos atenção.

2. Como usar botas

Depois de conferir tantos modelos diferentes, você deve estar se perguntando: “como eu vou combinar cada modelo com minhas roupas”? Pois saiba que criar looks com bota não é uma tarefa tão difícil assim.

Basta tomar alguns cuidados em algumas situações, prestar atenção no resultado que deseja, seguir seu estilo e comprar sapatos confortáveis. Veja algumas sugestões que você pode seguir na hora de criar seus looks.

2.1 Bota com vestido

Você pode combinar os mais variados tipos de vestido com bota. Essa composição é perfeita para épocas como o outono. Essa composição pode te render um visual sexy, estiloso, despojado ou equilibrado. Veja como logo a seguir.

Vestido curto + bota de cano médio ou curto

Essa composição é ótima para mulheres mais baixas, já que as pernas ficam de fora. Combinar um vestido e uma bota sempre deixa a mulher mais sensual, por isso, evite usar no office look.

Os vestidos mais soltos e femininos podem ser usados durante o dia, combinados com qualquer tipo de bota — de preferência com salto médio ou alto.

Já os vestidos justos são mais adequados para a noite. O cano médio é uma ótima opção nesse caso. Se quiser trocar o sapato para balada pela bota neste inverno, aposte em modelos de couro ou veludo.

Vestido curto + bota de cano longo

Esse look foi uma febre nos anos 60 e tem sido usado novamente em 2018. Combina com o dia e a noite — basta trocar o modelo do vestido — e tem um apelo mais sexy ainda.

O tamanho do cano pode ser grande ou over knee, mas não é muito recomendado para mulheres baixas. Você também pode optar pelo salto alto ou mais baixo e pelas variações de bicos.

Vestido logo + qualquer bota

O vestido longo não fica de fora nessa lista. Você pode apostar em botas de cano alto, médio ou baixo, mas o efeito será ainda melhor se o vestido tiver fendas.

As botas de cano baixo ficam melhor com vestidos boho e despojados, usados durante o dia. Já as de cano longo ficam mais luxuosas, então pode ser combinada com vestidos de estampas mais elaboradas, mas não fica bem com vestidos muito formais.

2.2 Bota com calça

Usar bota com calça é a combinação mais clássica. Essa composição te mantém aquecida no inverno e pode ser usada no trabalho, no dia a dia ou até mesmo em uma balada. É possível montar vários looks diferentes.

Calça jeans + qualquer bota

A calça jeans se adapta com qualquer coisa e não é diferente com a bota. Por isso, você pode escolher qualquer estilo desse calçado para usar com uma calça que, de preferência, deve ser bem justa ao corpo.

A lava gem do jeans também conta na hora de montar o look. Calças muito escuras não ficam muito bem com botas claras, assim como é mais fácil combinar calças claras com modelos pretos.

Um ótimo truque de estilo é dobrar a barra da calça até a altura da panturrilha e combinar com uma bota de cano baixo.

Calça flare + bota de cano médio ou curto

A calça flare é o par perfeito para uma bota de cano médio ou baixo. Independentemente do tecido da calça, você pode fazer essa composição sem medo de errar.

Ela é perfeita para usar no trabalho, desde que tenha um bico fino ou quadrado. Também é importante que a bota seja bem justa na perna, principalmente se tiver o cano médio.

Calça de alfaiataria + bota de cano médio ou curto

Outra opção para ser usada no trabalho, a bota e a calça de alfaiataria é uma opção elegante para o inverno.

Também é aconselhável que você escolha uma bota de modelo sóbrio, sem muitos detalhes e com um estilo mais social. O bico fino e o modelo ajustado também são requisitos indispensáveis.

2.3 Short com bota

Ótimo look para o verão, o short com bota te garante conforto e estilo. Nossa dica é que você escolha shorts mais soltos no corpo, mesmo que sejam curtinhos.

Short + bota de cano médio ou baixo

Essa é uma composição ideal para o dia. Quem gosta de conforto deve apostar no salto baixo ou até mesmo nas rasteiras. Você também fica livre para usar botas menos formais, com detalhes como franjas, correntes e tarraxas.

Short + bota de cano longo

Essa composição chama a atenção, principalmente se você usar uma over knee. Se quiser usar durante o dia, aposte em modelos de salto baixo, como a bota montaria, por exemplo.

Esse look fica ótimo para a balada, onde é possível ousar mais, sem a preocupação de ficar exagerada. Para ficar mais elegante, você pode finalizar o look com um maxi blazer.

2.4 Bota com pantacourt

A calça pantacourt é parecida com a pantalona, com a diferença de que sua barra termina na altura da canela. Apesar de improvável, a peça combina muito com botas.

Pantacourt + bota de cano longo ou médio

O modelo de cano longo ou médio pode ser combinada com a pantacourt, desde que ela seja bem justa. Os modelos de salto e bico fino também costumam combinar melhor com essa calça, que tem um visual mais social. Esse é um look ideal para o inverno, que fica bem estiloso e elegante.

Pantacourt + bota de cano baixo

É possível, também, combinar a calça pantacourt com a bota de cano baixo. Se suas pernas são grossas, a tratorada é uma ótima opção. Se você é mais baixa, procure por uma pantacourt que termine um pouco abaixo dos joelhos, assim, você deixa mais pele à mostra.

2.5 Bota com saia

Também é possível combinar os mais variados modelos de saias com as botas. Desde as mais curtas até as mais longas ficam ótimas com esses calçados.

Saia jeans + qualquer bota

A saia jeans com bota foi um look muito usado no começo dos anos 2000, mas é um look atemporal. As botas de cano curto deixam o visual mais leve, enquanto os modelos de cano longo garantem uma produção mais luxuosa. Em geral, prefira algo mais básico durante o dia e deixe o que é mais sensual para a noite.

Saia midi + qualquer bota

A saia midi também pode ser usada com qualquer bota, desde que elas sejam mais elegantes que despojadas. O cano longo fica ótimo com a saia midi solta e é um look muito elegante para usar no inverno, principalmente se for de bico fino.

O cano médio também fica ótima com a saia midi. Nesse caso, procure por modelos mais ajustados e de couro.

Saia longa + qualquer bota

Para usar uma saia longa com botas, você pode seguir as mesmas dicas que usamos para os vestidos longos. Vale combinar com o cano longo ou baixo e se a saia tiver fendas seu look será ainda mais poderoso.

Dependendo do tecido e estilo do vestido, é melhor optar por botas pretas, sem muitos detalhes e de formato mais anatômico. Saias no estilo boho ficam melhores com cano baixo e cores mais claras, como o caramelo.

3. Como usar botas no verão

Como você pôde perceber nas nossas dicas sobre como usar botas, é perfeitamente possível levar esse calçado para seus looks de verão. Porém, para ficar bonita e confortável, é preciso tomar alguns cuidados, já que o verão pode nos deixar mais cansados e indisposta.

Usar apenas o cano baixo é a dica primordial, afinal, você não vai conseguir ficar desfilando por aí com botas quentes que cobrem as pernas.

Depois, procure sempre usar meias leves, como a meia sapatilha. A bota por si só já é bem quente, então uma meia igualmente quente não ajudará muito.

A terceira dica é que você combine sua bota com roupas de tecido bem leve. Vale praticamente qualquer tipo de roupa: saias, calças, vestidos, macacões e shorts.

A última dica é que você procure usar as botas durante o verão fora de horários onde o sol é muito quente ou quando você tiver certeza que não passará muito tempo exposta a ele, já que os pés fechados podem incomodar e suar.

4. Como limpar uma bota

Saber limpar uma bota corretamente é essencial para fazer com que elas duram mais tempo. Essa limpeza vai depender do modelo que você tem e, ao contrário do que muitos pensam, ela não pode ser lavada como um objeto qualquer.

O couro deve ser limpo com um pano úmido. Se tiver algum resíduo sólido no calçado, é recomendado que você faça a limpeza com uma escova macia e um pouco de detergente neutro. Não deixe que elas sequem diretamente no sol, pois podem se rachar.

O veludo ou camurça podem ficar com manchas irreversíveis, por isso, é recomendado que você nunca molhe esse tipo de calçado.

Use uma escova bem macia e apenas aplique um pouco da espuma de um detergente neutro, misturado com água. Faça movimentos leves, sempre na direção natural dos pelinhos no tecido.

5. Botas masculinas: 3 dicas para não errar

As botas também fazem parte do universo masculino e há quem não tire esse tipo de calçado do pé, independentemente da ocasião. Nós confirmamos: dá sim para adorar a bota em qualquer ocasião. Basta fazer a escolha certa. Vamos às dicas.

5.1 Não use qualquer bota em qualquer ocasião

Apesar dos modelos serem parecidos, não é legal usar qualquer bota em qualquer ocasião. Para combinar com roupas mais elegantes, o ideal é investir no modelo Chelsea Boots, que são modelos casuais, mas muito elegantes.

Já um visual mais despojado pode ser composto por botas com características mais robustas, com cadarços e solados tratorados.

5.2 Escolha um modelo que combine com seu estilo

Comprar sapatos pensando no seu próprio estilo é uma das melhores formas de não errar e acabar adquirindo um calçado que não combina com nada que você tem.

Quem sempre mantém uma linha mais elegante deve procurar por botas sem textura, com cadarço e de cor escura. O bico e o solado mais fino também garantem esse efeito.

Já quem gosta de looks casuais, pode procurar por modelos de cor mais clara, solado mais grosso e materiais alternativos, como a camurça.

As versões mais robustas, arredondados e texturizados combinam melhor com um visual despojado.

5.3 Procure por conforto

Não adianta encontrar a bota perfeita se ela não é confortável para você. A primeira qualidade que ela deve apresentar é o conforto, por isso, você deve buscar por qualidade.

Quando experimentar uma bota, evite usar meias muito grossas ou finas. Escolha uma que seja adequada. Procure caminhar com a ela por alguns instantes antes da compra. Isso já vai te dar uma boa noção do seu nível de conforto.

Procure por materiais mais nobres e bons acabamentos. Não adianta economizar na hora da compra e perder em pouco tempo.

Ao finalizar a leitura deste guia sobre como usar botas, você terá tudo que precisa para começar a compor seus looks. A bota é um dos calçados mais práticos e democráticos que existem, por isso, se está em dúvida sobre investir em um modelo, basta analisar se ele realmente combina com seu estilo e se você se sentirá bem quando usá-lo.

Se você quer receber mais dicas e guias como este, assine nossa newsletter e receba tudo, em primeira mão, diretamente em seu e-mail.

Facebook Comments