Guia definitivo para comprar sapatos para todas as ocasiões

Se você, assim como a maioria das mulheres, é apaixonada por comprar sapatos, é possível que seu armário tenha um bom número de pares, mas sempre cabe mais um, não é mesmo?

Por conta dessa paixão, não é de se surpreender que você tenha uma boa quantidade deles, mas é preciso saber quais os tipos mais adequados para diferentes ocasiões.

De nada adianta ter, por exemplo, diversos pares do mesmo modelo, pois nem sempre ele será adequado ao local e atividade que você realizará.

Por isso, para ajudar a organizar os seus sapatos e, principalmente, usá-los de maneira correta, veja a seguir algumas dicas e sugestões para incrementar ainda mais a sua coleção e arrasar sem medo de errar!

1. Entenda o que analisar para comprar sapatos

Primeiramente, esqueça as compras por impulso, pois elas a induzirão ao erro, ou seja, a chance de aquele sapato ficar “aposentado” é muito maior se ele não for escolhido da maneira correta.

A decisão vai depender, e muito, da finalidade do calçado e, para isso, é preciso prestar atenção a alguns quesitos que vão fazer toda a diferença na hora da aquisição e você dificilmente se arrependerá da compra.

1.1 Saiba para qual ocasião é o sapato

A seleção passa primeiramente pela motivação para a compra. Para isso, é fundamental que você tenha clareza do tipo de atividade que participará antes de comprar sapatos para a ocasião.

Em geral, a moda é altamente democrática e permite que você use peças inusitadas, como tênis em um casamento, se a festa permitir.

No entanto, se optar pelo clássico, valem algumas regrinhas para definir a escolha. No caso de um evento social, por exemplo, dê preferência para os modelos mais tradicionais, de salto agulha.

Já para atividades diurnas, como passeios e trabalho, a dica é optar pelo conforto dos saltos mais largos e quadrados ou, até mesmo, de sapatilhas e sapatos baixos.

Tudo vai depender da ocasião, portanto, é preciso ter bom senso na escolha para se adequar ao momento.

1.2 Analise o conforto do sapato

Aquele sapato que é lindo de morrer e você adorou nem sempre é uma compra certa. Isso porque, além dele atender ao quesito beleza, precisa ser também confortável para que você desfrute da ocasião sem se preocupar com dores nos pés.

Nada mais chato e inconveniente do que ter que ficar sentada em uma festa quando sua vontade é de dançar, mas seus pés não aguentam mais ficarem dentro do sapato, não é verdade?

Por conta disso, na hora da compra, leve em consideração o conforto do calçado. Ao experimentar, dê uma volta pela loja e fique atenta a possíveis problemas que possam atrapalhar.

Procure sempre pela numeração que melhor atende aos contornos dos seus pés, não tentando “forçar” um número a menos para parecer com pés menores.

Calçados apertados demais podem causar danos à pele e, ainda, risco de lesões mais sérias se você insistir no uso, principalmente se for por muitas horas.

Preste atenção também a possíveis costuras que podem machucar os seus pés e se a parte interna do calçado é acolchoada, nem que seja só um pouquinho.

1.3 Tenha atenção ao tamanho do salto

O salto é um ponto importante que definirá a escolha do seu novo sapato pois, um salto agulha, por exemplo, oferece menos sustentação ao pé do que um sapato baixo ou com salto mais largo, ou seja, a escolha passa por esse quesito.

Se a ocasião pede um salto alto, e você não está confortável com a ideia de passar por algum tipo de incômodo nos pés, pesquise para encontrar alternativas confortáveis e elegantes para o mesmo evento.

Se não tiver jeito, e o salto agulha for a escolha que se adaptará melhor à sua produção, busque um modelo que não ultrapasse oito centímetros, pois, a partir daí, é “saltão” mesmo, um pouco mais desconfortável.

No entanto, é possível encontrar sapatos de salto muito cômodos, principalmente os de salto plataforma, pois dão a impressão que você está nas alturas, mas o apoio no solado permite maior comodidade e garante a você uns centímetros a mais!

1.4 Confira qual é o material de fabricação

Outro ponto importante na escolha dos sapatos diz respeito ao material de fabricação. Isso porque há materiais que dão mais conforto aos pés.

É o caso do couro legítimo, por exemplo. A maleabilidade do material faz com que ele se “adapte” à forma do seu pé, tornando-o super confortável à medida que você o utiliza. Além disso, por ser um material nobre, confere elegância e requinte à peça, ganhando destaque na produção.

Você pode também optar por outros materiais, como o vinil, que está super em alta, ou ainda sapatos em tecido, como lona ou cetim. Tudo depende de que tipo de evento você fará parte.

1.5 Veja se combina com o seu estilo

Parta do princípio que o que você gosta deve ser primordial na escolha de um sapato. De nada adianta você comprar uma sandália anabela, por exemplo, se você nunca se interessou pelo modelo. Ou seja, o seu estilo deve predominar na escolha, pois o calçado está intimamente ligado a sua personalidade.

Suas preferências não devem de forma alguma colidir com o propósito da escolha. O que você pode fazer é adaptar o seu gosto ao momento em que você usará o sapato e, assim, se sentir mais feliz e confiante com a sua decisão!

2. Descubra os modelos de sapatos que toda mulher deve ter

Hoje em dia, com o mercado da moda cada vez mais aquecido, o mundo fashion é incansável em lançar tendências para os pés femininos.

Com isso, há disponível no mercado uma infinidade de modelos para todos os gostos, mas há alguns que são os “queridinhos” e servem para diferentes ocasiões.

Além disso, permitem que mais de uma produção seja feita, ou seja, são versáteis e ampliarão o número de looks com o mesmo sapato.

Ficou na dúvida das opções que são must have e não podem faltar no seu armário? Confira a seguir alguns modelos para desfilar pelas ruas em alto estilo!

2.1 Oxford

De origem europeia, e desenhados inicialmente para os homens do Reino Unido, os sapatos do tipo oxford foram aos poucos ganhando o público feminino e hoje já são vistos como tradicionais entre as fashionistas.

O modelo, que ganhou força com os rapazes da universidade de Oxford, foi inspirado nas tendências dos anos 40 e 50.

Utilizado em visuais mais casuais, os sapatos de cadarço e duas cores se modernizaram e encantaram as mais antenadas no mundo fashion, popularizando o modelo.

Agora, estes modelos são encontrados em diversas cores, texturas, com e sem salto e, definitivamente, ganharam os corações das mulheres tanto pelo conforto quanto pela praticidade e alinhamento à moda.

Portanto, é um modelo que vale a pena investir para as produções mais casuais e estilosas!

2.2 Scarpin

Esse tipo de sapato é um clássico, sendo que pode ser utilizado nas mais variadas ocasiões. Ele confere requinte e elegância às produções, dando um ar chique e refinado aos looks.

Por esse motivo, ele combina com diferentes situações, sendo perfeito para produções para o trabalho, composições mais estruturadas e eventos noturnos, inclusive para aqueles que pedem um visual mais alinhado, como bailes e galas.

Procure investir em cores sóbrias e com maior usabilidade, como o preto e o nude. Esse último, por exemplo, é o preferido de Kate Middleton, a duquesa de Cambridge, reconhecidamente impecável nas produções.

Você pode optar ainda por tons de marrom e terrosos, perfeitos para os looks mais casuais, do dia a dia.

Se preferir, pode também ousar com os scarpins coloridos, que são cheios de estilo e ótimas opções para looks de passeio mais descolados.

2.3 Sapatilha

Esse modelo, no quesito conforto, ganha disparado dos demais sapatos. Isso porque, por ser rasteiro, dá muita comodidade aos pés sem abrir mão do charme.

É perfeita para atividades diurnas e fica bem com diferentes propostas, seja com calças, saias ou vestidos.

Há infinitas possibilidades de sapatilhas, sendo que ela se encaixa perfeitamente em diferentes oportunidades.

Se usada com vestido, dá um tom romântico ao conjunto ou então, se utilizada com calça jeans, por exemplo, deixa o visual harmônico da medida certa, sem perder a feminilidade.

Ter pelo menos um par é essencial para dar aquele descanso aos pés sem perder o estilo!

Já pensou em comprar uma Melissa? É uma sapatilha atemporal que vai agradá-la em cheio!

2.4 Rasteiras

As famosas rasteirinhas são peça-chave para as produções primavera-verão. Por serem práticas e confortáveis, essa opção é perfeita para criar looks mais despojados e praianos.

Abertas, as sandálias rasteiras têm tudo a ver com o verão e o clima quente, sendo assim, ganham pontos no quesito conforto.

Além disso, dão charme às produções, podendo ser de cores básicas ou até mesmo coloridas, tudo vai depender do seu estilo e da sua produção.

As rasteiras ficam perfeitas com vestidos, shorts e looks à beira-mar, portanto, abuse dessa opção para as temporadas de altas temperaturas.

2.5 Tênis casual

Nos últimos anos, com a “libertação” das mulheres em relação ao salto, primando muito mais pelo conforto, os tênis casuais ganharam força e hoje desfilam tranquilamente pelas ruas em looks de passeio.

Portanto, não hesite em ter um tênis para aquele passeio a céu aberto ou ida rápida ao supermercado ou shopping.

O modelo é perfeito para ser usado com calças legging e jeans slim, ficando com visual leve, diferentemente dos tênis esportivos, que possuem uma “cara” mais pesada.

2.6 Botas

É só o friozinho chegar que os looks com bota entram em cena! Aliás, é a paixão de 10 entre 10 mulheres, não é verdade?

A indústria da moda entendeu essa tendência e lança todos os anos uma profusão de modelos para agradar aos mais variados gostos, portanto, certamente você encontrará um par que se encaixa direitinho no seu estilo!

A grande pedida da temporada de inverno são as botas de cano alto, que já foram hit na estação no ano passado, mas voltaram com tudo na nova estação.

São diversos modelos, com ou sem salto, em matelassê ou lisas, com ou sem fivelas ou metais, ou seja, é praticamente impossível você não gostar de alguma delas.

As botas de cano alto casam bem com calças jeans slim, leggings e vestidos, portanto, é possível fazer inúmeras combinações partindo de itens básicos, ou seja, sem muito esforço.

Se preferir, as botas de cano baixo também estão super em alta, seja em modelos mais urbanos ou em estilo country, com franjas e fivelas. Há ainda os modelos mais estilosos, com paetês, que caem bem com produções mais noturnas.

Na escolha, dê preferência a materiais nobres, como o couro, pois são mais duráveis. Como as botas de couro natural geralmente são mais caras do que as produzidas em couro sintético, antes de investir, é preciso tomar cuidado.

Fique de olho no acabamento para ver e está tudo em perfeitas condições. Veja se as costuras estão bem feitas e se o couro está uniforme, não apresentando arranhões ou diferentes colorações.

Além dessas, um dos pontos altos da moda no que diz respeito às botas nessa temporada são as botas que imitam meias. Isso mesmo!

São sapatos cuja extensão reproduzem meias que cobrem a perna até pouco abaixo do joelho, parecidas com meias colegiais, com acabamento listrado.

Esse modelo aparece também na versão cano curto, com comprimento que vai até um pouco acima do tornozelo.

Esse modelo é uma ótima pedida para quem quer ficar estilosa e dentro da moda nessa temporada de inverno!

2.7 Flatform

Os sapatos de solado reto, por vezes rente ao chão ou em plataformas, ganharam as passarelas em 2002 pelas mãos da poderosa Prada e seguem firmes ainda hoje nas temporadas de moda mais recentes, sendo perfeitos para um look streetstyle.

Por terem um visual mais robusto, pois muitos modelos possuem solado grande e tratorado, os flatforms já chamam a atenção por si só, então é preciso ter cuidado na hora de compor o visual.

Dê preferência a tons neutros nas roupas, deixando com que o sapato seja o ponto alto do seu look.

Como são bastante confortáveis, os flatforms são perfeitos para o dia a dia ou aquela produção que necessite que você fique muito tempo com os sapatos, ou seja, poderá ficar com eles sem causar dor nos pés.

3. Saiba quais os modelos para ocasiões formais

Nem sempre os momentos permitem sapatos mais descontraídos, e as ocasiões formais são um deles.

Você com certeza não apareceria de tênis de corrida em um casamento, a não ser que o dress code permitisse, certo?

Por essa razão, é preciso ter cuidado com as escolhas para momentos como esse, assim como formaturas, bailes e eventos corporativos.

Nesse caso, opte pelo clássico, como scarpins ou sandálias de salto. Evite botas e sapatos casuais, pois nessas ocasiões é preciso um pouco mais de elegância na vestimenta e nos pés.

3.1 Sapatos para o trabalho

A escolha do dress code corporativo está muito ligada à cultura da empresa, ou seja, se o ambiente for mais conservador e pedir formalidade, é preciso adequar as vestimentas de acordo com os preceitos estabelecidos pela companhia.

Já no caso das start ups, o ambiente é mais descontraído e permite que você utilize os sapatos que têm mais a ver com o seu estilo, seja ele o clássico ou até mesmo aquele tênis surrado que você adora.

Portanto, fique atento aos demais colaboradores para entender um pouco mais o modo de vestir das pessoas que trabalham com você. Isso não significa que você tem de se vestir igual, mas é recomendável que não se sobressaia por conta da roupa, e sim, pelo seu trabalho.

3,2 Sapatos para jantares

Se o evento for formal ou profissional, é recomendável que você utilize sapatos clássicos como os básicos scarpins.

No entanto, se o ambiente for mais descontraído, você pode optar por calçados mais confortáveis. Tudo vai depender que tipo de evento ocorrerá e qual o código de vestimenta adotado pelos convidados.

Na dúvida, não custa perguntar.

3.3 Sapatos para casamentos

Por serem cerimônias formais, é preferível que se opte por sapatos básicos, que combinem com o traje escolhido para a festa.

Os sapatos e sandálias de salto agulha funcionam bem para esses momentos, e algumas noivas até preparam, para o fim da festa, aquele chinelinho para descansar os pés.

No entanto, na hora do sim, é preciso estar 100% alinhada ao evento, portanto, aposte no bom e velho scarpin. Não tem erro.

3.4 Sapatos para formaturas

Por ser um momento de reunião da família e amigos, geralmente as festas de formatura assumem um ar formal e, portanto, pedem sapatos clássicos.

Se você for a formanda, opte por sapatos de salto. Se você for convidada, pode abrir mão do salto, desde que o sapato baixo combine com o seu vestido ou composição.

4. Veja quais são os modelos para ocasiões informais

Ambientes mais descontraídos e que não requerem formalidade têm mais liberdade quanto à escolha do sapato, pois são mais democráticos e aceitam looks diversos.

Por conta disso, abuse do seu estilo em diferentes momentos sem se preocupar se está alinhado ao evento. O importante é estar alinhado a você!

4.1 Sapatos para baladas

Lembre-se que, na balada, o mais legal é dançar e se divertir, não é mesmo? Você não precisa abrir mão do salto alto para isso!

Procure escolher sapatos com saltos mais quadrados ou, se preferir, use um sapato baixo, mas cheio de estilo!

O que não pode é ficar parada por conta de um sapato que está desconfortável, não é mesmo?

4.2 Sapatos para a faculdade

Como o território é “neutro” e reúne diversas tribos, os sapatos para a faculdade podem ser usados de acordo com o seu estilo, portanto, está liberado qualquer tipo!

No entanto, é preciso primar pelo conforto, já que você passará muito tempo sentada ou caminhando no campus, então dê preferência para os modelos mais confortáveis.

4.3 Sapatos para passeios (como shopping e parques)

Por mais que você queira arrasar no visual para aquela voltinha com as amigas, mas lembre-se que “bater perna” no shopping é uma bela caminhada, portanto, não é adequado o uso de sapatos como os saltos finos, que são mais desconfortáveis.

O legal é poder se divertir e passear, portanto, opte pela comodidade. Sapatilhas, flatforms e tênis são perfeitos para a atividade.

Para passeios outdoor, como praças e parques, opte sempre pelo conforto e prefira os tênis para aproveitar o clima descontraído.

Você pode tentar também compor looks com mule, que é superconfortável e fica super bem em trajes de passeio!

4.4 Sapatos para almoços

Aqui vale a mesma regra do que usar para jantares. Se for um almoço formal, principalmente de cunho profissional, use sapatos clássicos ou sapatilhas de boa qualidade.

Se o almoço for informal, com amigos ou família, em clima de descontração, está liberado o uso de qualquer calçado.

O importante é que você se sinta bem e confortável com o que estiver usando.

5. Como comprar sapatos pela internet

Essa é uma das principais dúvidas das mulheres em relação aos sapatos pois, em uma pesquisa rápida na web, já é possível se encantar pela profusão de modelos e estilos.

No entanto, com algumas dicas, você acertará em cheio na escolha. Portanto, preste atenção a pontos importantes, como veremos a seguir:

5.1 Observe o modelo

A maioria dos sites oferece recursos para que você analise de maneira detalhada o modelo, como visão 360° e zoom.

Então, antes de efetuar a compra, não se empolgue antes da hora e dê uma boa olhada para ver se aquele par é mesmo o que você deseja.

A gente sabe que, com a infinidade de modelos, é fácil se apaixonar por todos eles, não é mesmo?

5.2 Meça os seus pés

Para que não ocorram enganos na hora de receber o sapato, é preciso conferir se o produto é do tamanho adequado aos seus pés.

Além do número do sapato (que possui diferenças entre o padrão brasileiro, americano e europeu), alguns sites dão a medida exata do solado em centímetros, o que facilita a compra correta.

Nesse caso, meça os seus pés e veja a medida que se enquadra melhor, sendo que é preciso prever uma “folguinha”, ou seja, o sapato não pode ter a exata medida do seu pé pois ficará apertado.

5.3 Pesquise a marca

Outro ponto crucial para verificar diante de uma compra online é o comportamento da marca no mercado.

É uma marca tradicional? Há reclamações dela na internet? Tudo isso pode contribuir para a escolha, além da informação em relação à qualidade e acabamento dos produtos.

Invista um tempinho para saber mais sobre a marca que você escolheu e certifique-se da idoneidade da empresa antes de efetuar o pagamento.

5.4 Saiba como é a política de troca

É preciso ficar atenta para a política de troca estabelecida pela loja online que você fez a compra.

O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de se arrepender da compra e solicitar troca ou devolução da mercadoria em sete dias, sem a necessidade de justificar os motivos e nem sob pena de sofrer ônus com a compra.

Ou seja, se o sapato não serviu ou não está de acordo com o que você esperava, você tem direito a realizar a troca.

Viu como é possível você comprar sapatos para qualquer situação? O importante é que você se sinta bem com suas escolhas e, assim, arrasar por aí!

Gostou das dicas? Então, entre em contato com a Gimultimarcas.com e fique por dentro das principais tendências, além de encontrar modelos completamente alinhados aos hits da moda!

Facebook Comments
Powered by Rock Convert