Melissa customizada: Aprenda a customizar a sua!

Quer fazer uma melissa customizada? Acreditem, muitas melisseiras acabam optando por essa alternativa. Seja porque o modelo acabou se desgastando e elas querem recuperar o aspecto novo de suas Melissas. Ou porque enjoaram do design, mas não querem perder o tão amado calçado.

Seja qual for o motivo, mudar o visual da sua melissa é uma excelente opção para renovar o visual da sua Melissa. Desde que você faça o processo corretamente.

É importante ter em mente que você precisa tomar alguns cuidados para não acabar estragando o seu calçado ao invés de deixá-lo com um visual novo. E nesse post vamos dar algumas dicas de customização e de cuidados para garantir resultados maravilhosos.

Então não deixe de ler até o final!

Por que customizar a sua Melissa?

Mas afinal, por que a customização da Melissa é uma boa ideia? Certamente você deve estar se perguntando isso agora, não é mesmo?!

Bom, essa é uma excelente forma de dar vida nova para o calçado, isso quando ele já está há algumas temporadas no pendurado no guarda-roupa.

As melisseiras sabem que o amor pelos modelos de Melissa é tão grande que é difícil se desapegar. E mesmo que o visual já tenha enjoado ou esteja desgastado, a personalização é uma saída que pode resolver o problema.

Com ela você pode ter um novo modelo, sem gastar muito. Além disso, a customização também é uma opção para Melissas novas. Ao fazer uma melissa customizada, você terá um modelo único e exclusivo.

E quem é fashionista sabe que comprar algo exclusivo custa bem caro. Mas, por meio da personalização, você pode ter uma peça que é a sua cara, sem gastar tanto.

E o melhor de tudo é que você pode colocar toda a sua personalidade no calçado. Mas, claro, sem deixar de lado as tendências da moda feminina.

Por isso, vale à pena dedicar um pouco do seu tempo e esforço para criar uma melissa customizada.

Ideias para fazer Melissa customizada

melissa customizada

Se você está querendo ter uma Melissa customizada, mas está sem inspiração, separamos abaixo algumas dicas simples de customização que vão transformar completamente o seu modelo. Confira:

·         Flocagem

Uma das tendências mais em alta no momento, quando o assunto é customização, é a flocagem. Esse processo vai deixar a sua melissa com uma cobertura fofinha, como se fosse de camurça.

O processo é relativamente simples. Tudo o que você precisa fazer é ter um modelo liso, cola e o material de flocagem.

Os materiais podem ser facilmente encontrados em casas de artesanato.

·         Glitterização

Glitter nunca é demais, certo? Então, se você deseja uma Melissa customizada, que tal fazer um processo de Glitterização?

Nesse processo, a sua peça vai ganhar muito brilho e glamour, ficando super fashion. Essa é uma excelente alternativa para calçados que já estão desgastados.

Isso porque a camada de glitter vai cobrir totalmente as imperfeições. Para essa técnica também é indicado usar melissas lisas.

Mas, se você já tem um modelo com glitter, flocado ou com outro tipo de textura, é possível retirar a cobertura antiga para aplicar uma nova. Mas nesse caso você precisará usar algum tipo de solvente.

Nós recomendamos o bom e velho óleo de coco. Ele é um solvente de baixa agressividade que também ajuda na hidratação do melflex.

E para ter um acabamento lindo e duradouro, também indicamos usar um verniz. Isso vai ajudar até mesmo na manutenção da sua melissa.

·         Aplicações

As aplicações são versáteis e bem simples de serem feitas. Você pode colocar apenas um único detalhe no seu calçado, ou revestir ele inteiramente de apliques.

A variedade de opções nesse sentido é muito grande. Para quem deseja um visual mais clássico e vintage, as pérolas são uma boa alternativa.

Agora, se você curte um visual bem ousado, puxado para o punk, é possível colocar spikes e ter um ar rock n’roll.

E o melhor de tudo é que você não precisa retirar a textura do modelo, caso ele tenha. Basta usar uma cola de secagem rápida, ou até mesmo de sapateiro, para ter certeza que o aplique ficará bem fixado.

·         Canetas permanentes

Se você gosta de um visual mais artístico, com uma certa pegada street wear, usar canetas permanentes para criar desenhos exclusivos é uma boa alternativa. Por menos de 5 reais você encontra esse tipo de produto em qualquer papelaria.

E acredite, com uma única caneta dá para fazer desenhos super bacanas.

Se você tem o dom para desenhar, pode soltar a criatividade e mandar ver nos desenhos autorais. Agora, se você não tem essa habilidade, pode pegar desenhos prontos na web e com um papel manteiga ou de seda, passar ele para a melissa, e depois só contornar com a caneta.

·         Stencil

O stencil é uma técnica parecida com a anterior. A diferença é que você vai usar um molde pronto de algum desenho de preferência, como flores ou tribais, e passar tinta, caneca ou alguma textura por cima.

Nesse caso, uma das melhores opções é a tinta em spray. Ela é simples de aplicar, e não vai deixar uma camada grossa na superfície, que acaba ficando feio.

E o bacana é que a variedade de cores de tinta spray é gigantesca. Até mesmo dourado e prateado você pode encontrar.

·         Cortar

Pode parecer loucura cortar o calçado para ter uma Melissa customizada, mas fazendo do jeito certo, você pode ter um modelo exclusivo incrível.

E é claro que essa é uma das técnicas mais complexas e difíceis. Tanto que nós aconselhamos que você procure um profissional!

Atualmente já existem designers especializados em customização de calçados, alguns até mesmo de melissa! Com esse tipo de especialista você correrá menos riscos de acabar cortando o seu modelo de forma incorreta, e assim perder ele inteiro.

Cuidados importantes ao customizar a sua Melissa

Ter uma melissa customizada é tudo de bom! Além de exclusiva, ela terá a sua personalidade estampada.

MELISSA CUSTOMIZADA

Mas, é importante que durante a customização você tome alguns cuidados básicos. É através deles que você garantirá que o seu calçado fique em bom estado, e que você não acabe tendo algum problema durante o processo, como irritações na pele.

·         Sempre use luvas

Não importa o tipo de customização que você vai fazer, sempre use luvas!

A pele das mãos é extremamente delicada, e dependendo do tipo de produto que você for usar, pode acabar ressecando ela ou até mesmo gerando reações alérgicas. Um exemplo clássico é usar a cola de secagem rápida, que acaba deixando a pele dos dedos dura e sem sensibilidade.

Se a técnica usada for menos agressiva, como colocar apliques, pode usar as tradicionais luvas brancas de enfermagem. Agora, se o método for mais complicado e envolver produtos como solventes, é melhor usar as luvas de faxina.

·          Muito cuidado ao usar solventes

Muitas técnicas para deixar a melissa customizada exigem que você retire uma cobertura antiga do calçado, como glitter. Contudo, dependendo do tipo de produto que você usar, além de retirar a textura você pode danificar o calçado!

E ninguém quer isso.

Logo, muito cuidado ao usar solventes de modo geral. O ideal é sempre verificar o agente de reação para ter certeza que ele não vai corroer a melflex.

Na dúvida, sempre opte pelo óleo de coco. Ele é um solvente menos abrasivo que geralmente traz mais segurança para a personalização.

·         Secagem sempre na sombra

Esse é um dos cuidados mais importantes para quem deseja ter uma melissa customizada. Nunca, em hipótese nenhuma, deixe seu calçado secando no sol.

Esse é um dos piores erros, pois você vai não só ressecar o melflex, como gerar manchas em toda superfície do calçado. Principalmente se você usou algum solvente para retirar a textura, como o óleo de coco.

A secagem de calçados de modo geral sempre deve ser feita na sombra. Nada de usar secador, colocar no sol ou perto do aquecedor. Os sapatos devem secar de forma natural.

O que você pode fazer, tanto com a melissa como outros calçados, é colocar um pouco de jornal dentro para que ele absorva a umidade. Assim a secagem será bem mais rápida.

Mas mesmo nesse caso tome cuidado com as melissas. Os jornais tendem a soltar tinta quando úmidos, o que pode manchar o interior delas. Então, fique atenta para não deixar os papéis molhados e tempo demais dentro delas.

·         Tenha paciência

Um dos maiores erros de quem deseja customizar melissa é querer fazer isso com pressa. A grande maioria dos processos de personalização exige dois dias, ou até mesmo uma semana para serem finalizados.

Isso porque em muitos casos o calçado precisa secar de um dia para o outro, ou os materiais usados precisam de um período de descanso maior.

Então, se você quer uma melissa customizada, saiba que essa transformação demanda de tempo. Se você não tem a paciência para seguir cada passo, ou até mesmo está em uma rotina corrida que não te permite fazer isso, recomendamos mandar seu modelo para um profissional.

Você terá que investir um pouco de dinheiro, mas em compensação, não terá trabalho nenhum.

Gostou de saber como fazer uma melissa customizada? Não deixe de colocar as dicas acima em prática e depois poste nos comentários o seu resultado!

Facebook Comments
Powered by Rock Convert