Melissa Antiga: Relembre os modelos que marcaram época

Ao longo dos anos a Melissa lançou dezenas de modelos icônicos que marcaram época. Desde sua criação até os dias atuais, a marca procura sempre inovar para surpreende suas fãs, as melisseiras, lançando designs arrojados e totalmente fashions. Inclusive, tem muita Melissa Antiga que faz sucesso até hoje.

A linha foi criada em 1979 pela empresa brasileira Grendene, e chegou inovando logo de cara. Afinal, ninguém tinha visto até então um calçado feito de plástico, confortável, e ainda com um cheirinho de tutti frutti.

A Antiga Melissa foi desenvolvida pelo empresário Pedro Grendene Bartelle. Sua inspiração foram as sandálias usadas por pescadores da Riviera Francesa.

A grande sacada desse empresário foi promover a sandália em uma novela que estava bombando na época, a Dancing Days. Ela foi usada pela protagonista Sônia Braga, que interpretava a personagem Júlia, e claro que foi sucesso absoluto.

Já no ano de 1983 a marca começou a se internacionalizar, buscando parcerias com grandes nomes do mundo da moda. Entre os primeiros nomes que se associaram a Melissa estavam: Elisabeth De Seneville, Jean Paul Gaultier, Jacqueline Jacobson e Thierry Mugler.

Mas foi em 1994 que a empresa teve umas das principais revoluções. Nesse ano ela começou um processo de revitalização total, e desde então só tem crescido cada vez mais.

Confira os modelos de Melissa Antiga que marcaram os 39 anos da marca

São quase 40 anos de muita história, beleza e inovação, e claro que nós não poderíamos deixar de relembrar alguns modelos de Melissa Antiga que marcaram essa trajetória de sucesso. Foram tantos lançamentos que escolher os que mais fizeram sucesso é um verdadeiro desafio.

Mas, conseguimos montar uma lista com algumas das sandálias e sapatilhas mais adoradas pelas Melisseiras. Os modelos foram tão amados que alguns até mesmo foram remodelados e relançados para a alegria de todas as fashionistas.

Procuramos organizar a lista não por ordem cronológica, mas levando em consideração fatores como o sucesso e importância dentro da história da marca. Confira abaixo os principais designs de Melissa Antiga que se tornaram símbolo de moda e inovação no Brasil e no mundo:

Melissa Antiga Aranha

Claro que não poderíamos começar essa lista sem colocar a Melissa Aranha em primeiríssimo lugar. Esse foi o modelo original criado pelo empresário Pedro Grendene Bartelle, inspirado lá nas sandálias dos pescadores da Riviera Francesa.

A primeira versão tinha um visual mais arredondado com tiras bem largas nas laterais. Se compararmos com outros modelos lançados posteriormente pela marca, ele até que é relativamente simples, mas levando em conta a moda da época ele chegou revolucionando.

Essa Melissa Antiga fez tanto sucesso que é distribuída até hoje. Claro que ao longo dos anos ela sofreu algumas remodelagens, até mesmo para se adaptar para as novas tendências da moda, mas ainda mantém a pegada original.

Atualmente a Melissa Aranha tem um visual mais quadrado, as tiras são mais finas e o trançado do topo da sandália é mais complexo. Isso sem contar na grande variedade de cores que surgiram atendendo pedidos das melisseiras. Azul, rosa, transparente, tem opções para todos os gostos e estilos.

Além disso também foram lançadas versões para o público infantil e até mesmo uma versão mini, super parecida com a original, que deixa as bebês fashionistas umas fofuras.

Melissa Yes Brasil

Outra Melissa Antiga que fez muito sucesso foi a Yes Brasil. Ela foi lançada em 1987 e veio juntamente para mostrar como é possível trazer designs diferenciados para o mundo da moda.

melissa antiga

Nessa época a marca já estava se internacionalizando, então ela precisava ter um modelo que transmitisse o ar brasileiro, as raízes da marca. E foi assim que nasceu essa sandália super diferente.

Ela mistura um pouco do formato da sapatilha, mas traz uma tira larga na parte de trás. Destaque para o visual de bolinhas que foi sendo aprimorado ao longo dos anos e a cor verde que também tem como objetivo transmitir um pouco da cultura brasileira.

Melissas em parceria com estilistas

Em 1983 a Melissa entrou em uma nova fase. A marca queria abrir portas e resolveu se internacionalizar fazendo parceria com grandes nomes da moda. Esse foi outro boom para a empresa, tendo em vista que pouquíssimas marcas da época tinham essa visão de expandir seus horizontes.

Foram vários designers de arrasar, mas alguns se destacaram, começando pela Melissa Antiga em parceria com a grife Dorothée Bis, da estilista Jacqueline Jacobson. O lançamento foi uma verdadeira sensação entre as amantes da moda.

Isso porque a marca trouxe para as ruas e lojas em geral tendências que só eram vistas em passarelas e revistas de moda. O modelo tinha um ar super sofisticado, totalmente diferente da primeira versão da sandália.

A sobriedade do calçado fez dele um verdadeiro sucesso de vendas, e um marco na história da marca.

Os modelos em parceria com o estilista Jean Paul Gaultier também não deixaram a desejar. Todas as fashionistas sabem que os anos 80 foram sinônimo de cores vibrantes, designs diferenciados e muito brilho e glamour. E claro que a Melissa Antiga trouxe tudo isso e mais um pouco com essa parceria.

Os modelos arrojados foram para o topo de vendas rapidamente. Até mesma o uma espécie de sandália com cadarço foi lançada na época e saiu voando das prateleiras.

Melissa Alexandre Herchcovitch

A Melissa acabou dando uma parada nos lançamentos de novos modelos até 1994. A partir desse ano ela começou a retomar as parcerias e bombou mais uma vez no mercado. O grande destaque foi em 1996, quando ela fez uma parceria com Alexandre Herchcovitch, um estilista brasileiro renomado que se manter parceiro da marca até hoje.

O primeiro lançamento dessa estratégia foi uma Melissa Antiga quase no estilo gladiadora. Ela era totalmente aberta, tendo apenas uma proteção para os dedos. Além disso ela tinha tiras que podiam ser amarradas até a batata da perna e um saltinho delicado.

Mas a parceria não parou apenas no modelo. Nos últimos anos a marca e o estilista tem se mostrado cada vez mais unidos, lançado até mesmo uma versão da Beach Slide bem psicodélica e colorida.

Melissa irmãos Campana

Não como falar da história da Melissa sem citar os irmãos Campana. Fernando e Humberto são designers reconhecidos internacionalmente, e iniciaram a parceria com a marca em 2004 (dá para acredita que já fazer 14 anos?). Foram eles que deram vida a Melissa Campanha, popularmente conhecida como flocada.

melissa antiga

O modelo original foi o acima, que também fez sucesso entre as melisseiras. Esse design moderno graças as linhas e curvas fez do calçado um dos mais queridinhos até hoje. Ele também tem uma pegada super feminina e romântica, que o torna ideal para todas as ocasiões.

Assim como outros lançamentos da marca, a linha Campana foi remodelada e recebeu novos modelos, justamente para atender a pedidos de fashionistas que se apaixonaram pela sapatilha.

Atualmente um dos modelos de mais sucesso da coleção Campana é a Zig Zag II. Ela tem uma pegada bem parecida com essa primeira versão lançada pelos irmãos, mas, as linhas são mais retas e ela é mais fechada, trazendo uma pegada mais sofisticada. Além disso ela tem uma textura bem diferente que chama bastante a atenção.

Melissa Mary Jane de Vivienne Westwood

Outra Melissa Antiga que também não poderia ficar de fora da nossa lista é a Mary Jane assinada por Vivienne Westwood. O modelo original foi lançado em 2008 e parecia um sapatinho de boneca.

Essa parceria chegou para mostrar justamente o lado divertido e fofo da marca, com designs irreverentes e arrojados. Assim como aconteceu com outros modelos da marca, ele fez tanto sucesso que a parceria acabou se estendendo.

Foi então que em 2017 a Melissa lançou a coleção Mash Up Verão e trouxe novamente a Mary Jane, também assinada por Vivienne Westwood, mas totalmente redesenhada. Agora o modelo é uma sapatilha de bico fino que tem uma pegada clássica, mas sem deixar a diversão de lado.

As cores escolhidas foram m ais neutras, como branco, preto, marrom e rosa claro, mas isso não deixou de maneira nenhuma a criação menos arrojada. Ela é perfeita tanto para o dia a dia, como para curtir um evento a noite com os amigos.

Melissa Ultragirl com cristais Swarovski

Uma coisa que sempre esteve presente na Melissa é a missão de trazer para todas as melisseiras a possibilidade de ter um calçado que traga as tendências das passarelas, mas, que também seja acessível e funcional.

E foi justamente pensando nisso que a marca fechou outra parceria em 2008, dessa vez com a estilista londrina J.Maskrey. Há uma década atrás o modelo Ultragirl chegava as prateleiras mostrando que uma sapatilha pode sim ser glamourosa, elegante e sofisticada. Tudo isso graças as aplicações feitas com cristais Swarovski.

melissa antiga

Assim como vários outros designs, ele fez tanto sucesso que foi remodelado e relançando algumas vezes. Mas, sempre mantendo a essência e charme originais. A esquerda você vê o modelo lançado em 2008, que tinha uma transparência mais acinzentada.

Já a direita você vê a versão Melissa Ultragirl + J Maskrey Iii, lançada em 2017. E que tem essa pegada de transparência violeta. O M para caracterizar a marca, linhas mais suaves e um design mais anatômico.

O modelo é tão maravilhoso que é considerado uma verdadeira joia que toda melisseira colecionadora precisa ter.

Melissa Oxford 

Por muito tempo as pessoas associaram a marca apenas a sapatilhas e sandálias. Afinal, foi assim que ela começou a sua trajetória no mercado. Mas com o passar do tempo a Melissa começou a expandir os seus horizontes para atender os pedidos de suas fãs.

Foi então que em 2009, mais uma vez Alexandre Herchcovitch se mostrou presente com a criação da Melissa Oxford. Esse calçado já era um sucesso na Europa. E começou a se popularizar no Brasil juntamente com o lançamento feito através da marca.

Mais uma vez a empresa mostrou que é possível inovar sempre na moda. Isso porque, antes, esse sapato era considerado para homens. E até mesmo causou estranheza quando chegou as prateleiras como algo voltado para o público feminino.

Mas o estranhamento não durou muito. Logo essa Melissa Antiga começou a conquistar os pés das fashionistas. E até hoje é um dos modelos mais procurados por quem deseja conforto e sofisticação.

Melissa Lady Dragon Heart

Alguns modelos de Melissa Antiga fizeram tanto sucesso que acabaram gerando outras parcerias para um mesmo design. É o caso da Melissa Lady Dragon Heart. Ela foi desenvolvida originalmente por Vivienne Westwood lá em 2008, chegando no Brasil em 2009.

No entanto, o modelo fez tanto sucesso em terras brasileiras que a marca relançou ele não só com a estilista original, mas também com uma parceria com J Maskrey.

Os dois fizeram muito sucesso, pois, cada design conseguiu atingir públicos totalmente distintos. O Melissa Lady Dragon Xv + Vivienne Westwood Anglomania, por exemplo, tem uma pegada bem mais rebelde e arrojada, que segue bem a linha punk da estilista. O coração vibrante em cima da sandália se manteve, fazendo com que muitas melisseiras relembrassem do modelo lá de 2009.

Já o Melissa Lady Dragon Wedding + J Maskrey tem uma pegada totalmente diferente. Assim como o modelo Ultragirl, ele traz os famosos cristais Swarovski. Delicado e romântico, ele é ideal para ocasiões especiais que pedem um vestido longo, uma maquiagem de princesa e acessórios diferenciados.

Mais uma vez a marca conseguiu mostrar que atende todos os estilos e gostos, sem qualquer distinção.

Conclusão

Esses são apenas alguns modelos de Melissa Antiga que fizerem sucesso. São 39 anos de história, sucessos e lançamentos de tirar o fôlego. Mais do que uma empresa de calçados e acessórios, a Melissa se tornou uma referência no mundo da moda. Ditando tendências e mostrando que é possível levar sim para todas as classes aquilo que vemos nas passarelas de grandes desfiles.

Não é à toa que ela é uma das marcas mais valorizadas no mundo.

Gostou desse artigo? Então aproveite para deixar o seu comentário e nos seguir nas redes sociais.

Facebook Comments
Powered by Rock Convert