Maquiagem para o trabalho: saiba qual é a melhor opção para cada profissão

Maquiagem é diversão, personalidade, feminilidade e, até mesmo, ousadia. Trata-se de uma forma de mostrar sua identidade ao mundo, brincar com as cores e aumentar sua criatividade. Por mais que vejamos vários tutoriais, o mais legal é adaptá-los ao nosso estilo de vida.

Já no ambiente profissional, a maquiagem para o trabalho dá um ar arrumado, disfarça o cansaço e deixa o look mais elaborado. Dependendo do local, ela requer regras que podem ser mais rígidas ou flexíveis, portanto é necessário adequar seu gosto pessoal àquilo que o local exige ou permite.

Neste post, você vai conferir várias dicas de maquiagem para o dia a dia de trabalho ― seja ele um escritório de advocacia ou uma agência de publicidade. Vamos lá?

Traços

O primeiro ponto a ser trabalhado em sua maquiagem é escolher cores que verdadeiramente valorizem traços como olhos, tom de pele, dentes e cabelos. Há pessoas que ficam melhores com tons contrastantes; outras, com nuances mais leves. De início, repare se você combina mais com tons quentes ou frios.

Descobrir a cartela de cores que a deixa ainda mais bonita requer treino, mas vale a pena. Isso não significa que você deve se limitar ― ao contrário: tais tentativas darão a possibilidade de testar inúmeras combinações.

Para que não haja erro, comece pelos produtos para lábios. Dificilmente será possível testar cores contrastantes de sombra, por exemplo, já que a combinação pode ficar muito chamativa para o ambiente de trabalho. Já o batom, gloss e lip tint passam com mais facilidade.

Sombras

As sombras matte são melhores, pois a falta de brilho deixa a make mais sóbria. Tons neutros e puxados para o marrom raramente ficam ruins. Mesmo em ambientes informais, o famoso olhão preto é muito pesado para uma maquiagem de trabalho.

Se você trabalha num bar à noite, faça uma transição de marrom ou prata e deixe o preto para o canto externo. Já no tradicional horário comercial, quanto mais parecida com a cor natural de sua pálpebra, mais discreta a make fica ― e, nem por isso, perde a graça.

A sombra esfumada dá um ar de poder, ideal para cargos de liderança. No entanto, não opte por uma muito escura rente aos cílios inferiores, pois isso deixa o visual agressivo. Faça uma transição mais clarinha e natural.

Iluminador

O melhor é optar um iluminador que dê a impressão de viço na pele, como os cremosos ou líquidos, que são mais discretos. Produtos em pó, coloridos ou com partículas grandes de brilho ficam muito festivos. Use-o em pontos estratégicos, como o canto interno dos olhos e as maçãs do rosto.

A pele hidratada com uma base semimatte já dará um aspecto iluminado e saudável, dispensando o uso do iluminador. O uso de corretivo com um tom mais claro também pode ser usado para iluminar a região dos olhos, a bochecha, a testa e o nariz.

Boca

Os produtos para lábios permitem uma maior variedade de cores e texturas, mas cada um passa uma imagem diferente. Portanto, o melhor é saber qual o mais indicado para seu local de trabalho.

Quando contém brilhos, o gloss dá um ar juvenil ao visual. Deixe-o para o happy hour e combine-o com um batom vermelho ou magenta. Durante o expediente, o indicado é substituí-lo por um balm com cor.

Batons líquidos matte são os melhores amigos da maquiagem para o trabalho! Eles duram muitas horas, não necessitam de tantos retoques e deixam o look sóbrio mesmo em cores mais vivas. Para não sentir os lábios ressecados, use um balm por baixo.

No entanto, se você não trabalha com moda ou em ambientes mais informais, deixe as cores demasiadamente ousadas (cinza, verde, ciano) para outra hora. Dependendo do ambiente, até variações de abóbora/laranja podem ficar muito chamativas.

Ainda se sente incomodada com o matte? Fique com os cremosos. Para fazê-los durar mais, passe um pouco de pó translúcido por cima.

Base

Como você deve sair cedo para o trabalho, prefira uma base leve, que dê um ar de pele naturalmente bonita. Correções pontuais podem ser feitas com um corretivo mais potente.

Quer que a base dure o dia inteiro? Use hidratante (que vai impedir a pele de “sugá-la” com o decorrer do tempo) e filtro solar, borrife um pouco de soro fisiológico, aplique a base matte ou à prova d’água, corretivo, pó translúcido (se necessário) e um pouco mais de soro. Além de potencializar a hidratação, o líquido ajuda a segurar a maquiagem e deixa a pele com viço.

Equilíbrio

O mais importante na maquiagem para o trabalho é saber equilibrar: se você deseja fazer uma boca com batom vermelho ou bordô, deixe o resto discreto. Se quiser que a atenção fique no esfumado, opte por um batom nude. Prefere uma make totalmente harmônica? Então, prime pela delicadeza em todos os pontos.

Se sua intenção é dar destaque aos olhos, pense também no equilíbrio: transição de cores muito opostas ou elementos em excesso na make (sombras, delineador, rímel, iluminador) chamam bastante atenção.

É melhor escolher apenas um tom e deixar o olho bem esfumado. A maquiagem deve deixar seus traços mais bonitos e realçados — e não chamar mais atenção do que você.

Esse equilíbrio é essencial, principalmente em ambientes mais formais, como escritórios de advocacia e contabilidade. Em engenharia e locais de trabalho externo ou mais pesado, dê preferência à maquiagem natural, que dá a impressão de que você não tem nada no rosto.

Para quem trabalha em lugares informais, como agências de publicidade, é possível colocar mais cores, mas sempre pensando no equilíbrio. Você pode, por exemplo, fazer um delineado azul com um batom magenta, mas o resto da make deve estar muito discreto.

Reuniões

Mesmo em ambientes informais, a hora da reunião com clientes ― seja ela interna ou externa ― pede uma produção mais elegante. Um batom vermelho fechado ou bordô sempre deixa o visual mais chique sem dar muito trabalho. Nesse caso, marrom claro no côncavo, delineado e rímel nos olhos resolvem o problema.

Roupas

Sabe o detalhe do equilíbrio? Sim, ele também se refere a roupas: um office look mais colorido pede uma make discreta (e vice-versa). Assim, é possível manter um ponto focal e um visual totalmente harmônico.

Como você viu, é possível fazer uma maquiagem para o trabalho sem deixar o estilo de lado. O importante é saber como adequar os produtos ao grau de formalidade que cada ambiente pede. Assim, dá para montar looks incríveis em qualquer cargo que você exerça. Agora não há mais desculpas para não arrasar do trabalho à balada, certo?

Gostou de nosso conteúdo? Quer ficar sempre por dentro das novidades do mundo da moda? É só seguir a gente no FacebookInstagram e Twitter!

Facebook Comments
Powered by Rock Convert