Guia: tudo o que você precisa saber para investir nas roupas com brilho

As roupas com brilho estão super em alta! Apesar disso, muita gente ainda tem dúvidas de como usar as peças sem parecer exagerada ou brega. Por isso, é legal aprender como montar os looks com esse must have para ficar sempre na moda e com bom gosto, não é mesmo?

Há alguns anos, o brilho era comedido e só era usado à noite, como em festas e eventos. Hoje, felizmente, isso mudou e, assim, ele pode ser incluído nas produções para o dia. Legal, né? Basta dosar a cintilância para cada horário, estilo e ocasião! Quer aprender como fazer isso?

Então, continue a leitura deste guia, pois aqui a gente explica todas as dicas para arrasar por aí com brilho e muito estilo. Confira!

Aprenda a diferenciar os materiais com brilho

Antes de começarmos a falar de roupas com brilho, que tal saber quais são os materiais reluzentes que estão em alta? Desse jeito, fica mais fácil identificar como são as peças, não é mesmo? Veja como é cada um deles!

Lurex

É um tecido que tem fios metálicos dando um brilho tipo de glitter, sabe? Ele foi muito usado nos anos 70, e fazia muito sucesso! Não era à toa: imagine o glamour que não dava nas mulheres dançando nas discotecas? Pois bem, ele está no auge novamente e traz toda a luminosidade que o look precisa.

Vinil

Esse é um material que tem um brilho plastificado. Ele está em roupas, sapatos, bolsas e outros acessórios, e em todas as cores. No inverno, os tons mais fechados de vinil são os preferidos. Já no verão, as cores alegres e vibrantes são as que mais chamam a atenção.

Lamê

Diferente do lurex, que tem alguns fios brilhantes, o lamê é um tecido todo metalizado. Em razão disso, as peças feitas com ele ganham destaque em qualquer produção, deixando o look com cara mais moderna, futurista ou de diva.

Paetê

Para quem não sabe, os paetês são pequenos enfeites planos e bem brilhantes. Podem ser bordados para fazer detalhes ou em todo o tecido. Existem outros formatos além do tradicional redondo, e os que têm brilho fosco, que também são lindos!

Pedraria

É feita com miçanga, canutilho, strass e outras pecinhas que adicionam ainda mais estilo às roupas, como os vestidos de tule todo bordado com pedrarias, que são maravilhosos. Elas enfeitam e realçam qualquer peça, como blusas, calças, bolsa, sapatos e acessórios.

Conheça a tendência das roupas com brilho

Uma coisa é certa na moda: ela vai e vem. Se um item foi destaque no passado, pode aguardar que logo estará de volta no guarda-roupa feminino, e isso não é diferente quando o assunto são roupas com brilho. O mais legal dessa tendência nesta temporada é que ela mistura peças de diversos anos, e que, provavelmente, sua mãe, tias e até você mesma já tenham usado. Dá só uma olhada!

Jaqueta metalizada

As jaquetas metalizadas, principalmente as do modelo bomber, deixam o look moderno e com pegada futurista. Vão bem com vários estilos, desde os românticos, passando pelo rocker até os mais sofisticados.

Saia plissada de lamê

Essa saia com o comprimento midi dá um ar vintage e moderninho ao mesmo tempo. Pode ser usada numa combinação despojada com tênis e camiseta, ou ainda, com uma camisa e salto alto para os momentos de formalidade.

Blazer ou vestido paetê

Por algum tempo, o paetê era reservado para as fantasias de carnaval, mas hoje ele tá liberado para o ano todo, o que é bem legal! Inclusive, dá pra fazer produções incríveis com o blazer ou o vestido desse material. Nesse caso, essas peças vão ser o destaque do seu visual!

Calça de vinil

Ela é sexy e justa, revela as curvas e dá poder à mulher. Afinal, quem não se lembra da Mulher-Gato numa calça dessas? Um ícone dos anos 80 e 90 que está novamente nas ruas de todo o mundo.

Blusa de lurex

Esse tipo de blusa pode ser usado em qualquer hora do dia ou da noite — por que não, né? Ela confere brilho e elegância até mesmo nos visuais mais casuais. Além das blusinhas, dá pra usar o lurex no tricô e nos vestidos, por exemplo.

Short de paetês

Quem foi que disse que short não combina com brilho? Os mais soltinhos, tipo esportivo, todos em paetês, são lindos e deixam qualquer produção mais elegante. Pode ser usado tanto com tênis quanto com salto!

Peças com efeito holográfico

O efeito holográfico é aquele em que o item tem uma cor metalizada de fundo, mas que dá outras nuances dependendo do ângulo em que é visto. Dessa forma, essas peças têm um jeito bem futurista, como quem acabou de sair daqueles filmes de ficção científica, sabe? Por conta disso, quem usa esse tipo de roupas com brilho é ousada e fashionista!

Saiba como utilizar essas peças corretamente

Nem todo mundo usa as roupas com brilho como gostaria. Muitas mulheres querem ousar até de dia, mas não fazem por receio de não ficar bom. Ainda bem que a moda desta temporada permite quase tudo. Sendo assim, que tal pegar umas dicas de como se vestir bem sem ter medo de errar? Confere aí!

Equilibre o brilho

Se você é daquelas que gostam de brilhar, se vestiria toda cintilante se pudesse, não? Mas, como tudo na vida, as coisas devem ser equilibradas. Para não cometer nenhum deslize no visual, o ideal é manter o equilíbrio no glamour brilhante.

Se você vestir uma peça inteira de paetê, por exemplo, certifique-se de que as outras são mais discretas. Se quer misturar diferentes tipos de materiais reluzentes, opte pelos detalhes, como uma saia plissada de lamê e uma jaqueta com bordado de pedraria nos ombros.

Lembrando que é possível fazer um look bem fashionista com itens brilhantes, mas é mais arriscado. Se você ainda insiste, prefira um mix com roupas com mais brilho e outras com menos, como uma calça de paetê fosco e uma bomber metalizada.

Mantenha os tons harmoniosos

O brilho já chama bastante atenção. Por isso, opte por cores de roupas mais neutras nas outras peças, ou as que conversam entre si, para não brigarem com a luminosidade do look. Se você não está segura em bancar um visual bem ousado, evite usar estampas extravagantes ou vários tons de metal juntos.

Prefira usar o branco, o preto e os nudes no restante da produção se a peça com brilho for colorida ou metálica, como um vestido preto com um blazer metálico dourado: fica moderno e sofisticado ao mesmo tempo. Já se a roupa reluzente for de tom neutro, é uma boa pedida investir no restante colorido, como uma saia de vinil preta e um blazer pink.

Aposte nos acessórios

Ainda está com medo de adquirir roupas com brilho por achar que não vai conseguir usá-las? Então, aposte nos acessórios! As bolsas, sapatos, cintos e adornos são seus aliados para montar um look incrível e cheio de luz!

Hoje, a gente encontra esses itens em vários materiais brilhantes, como paetês, vinil e pedrarias. Dessa forma, você pode ficar na moda sem arriscar em algo com o qual não se sinta confortável para usar. Afinal, nada pior do que não se sentir bem em uma roupa, concorda? Portanto, não deixe de conferir mais essa opção para estar por dentro dessa tendência!

Veja as roupas que mais combinam com cada estilo

Se você acha que as roupas com brilho são só para as mulheres que gostam de ousar, está muito enganada! A verdade é que essas peças podem ser usadas de acordo com todos os gostos, cada um com uma proposta diferente, mas todos com muita elegância. Veja as nossas dicas para os seguintes estilos.

Rocker

O look rocker tem tudo a ver com as jaquetas metalizadas e os itens com paetês. Basta combiná-los com botas, jeans (calça, short ou saia) e camisetas de banda, ou ainda, com vestido curto. Isso é bem uma rockstar, né?

Boho Chic

Quem disse que não entra brilho nesse estilo? Entra sim, e muito! As túnicas e batas bordadas em fios metalizados e pedrarias ganham destaque no boho chic. Além delas, temos as bolsas e sapatos que seguem a mesma linha e deixam o visual muito sofisticado.

Patricinha

Esse termo é bem antigo, né? Traduzindo para os dias de hoje, podemos dizer que é a mistura das it girls com as girlies. Embora sejam conhecidas por só vestirem rosa, as patricinhas de hoje abusam de outras cores e, claro, de muito brilho! Principalmente, os que se assemelham ao glitter, como o lurex, e aos metalizados.

Casual

Os looks casuais tendem a ser mais discretos, mas isso não quer dizer que não vale usar as roupas com brilho. Nesse caso, dá para apostar nas blusas de lurex ou com pedrarias, combinadas com jeans ou saia, e tênis ou sandália — com ou sem salto.

Fashionista

O estilo fashionista é aquele que adora seguir todas as tendências sem medo de ousar. Afinal, essas mulheres sabem tudo de moda! O mix de brilho é algo que elas adoram. Quer um exemplo de como usar? Então, imagine um short de paetês com uma jaqueta de efeito holográfico: sensacional!

Gótica suave

Esse estilo mistura elementos do gótico com peças mais usuais do dia a dia. Dessa maneira, o vinil com o coturno tem tudo a ver com essa produção! Invista também nos acessórios que dão todo um charme, como os colares chockers que estão em alta e fecham o look.

Aprenda a combinar com os acessórios certos

Os acessórios são os itens que arrematam o visual e, por isso, devem ser escolhidos a dedo. Uma escolha equivocada pode pôr o look todo a perder, e não é isso o que queremos, concorda? Fique ligada nas sugestões que temos para você!

Sapatos

Não é por acaso que as mulheres têm fascínio por esses itens: um pelo par de sapatos faz a gente se sentir poderosa! Quando a produção é mais básica, fica mais fácil eleger esse queridinho. Mas, e quando o look é cheio de brilho?

Bom, aí o ideal é preferir um que seja mais básico ou que tenha uma cintilância mais discreta e que converse com o restante das peças, como o vinil ou o metalizado. Agora, se você quer apostar nos sapatos bem reluzentes para ser o ponto focal do seu visual, que tal os com glitter ou pedrarias? São um arraso!

Bolsas

As bolsas são praticamente as nossas melhores amigas. Nelas, a gente carrega tudo do que precisamos e ainda finalizam a combinação com chave de ouro! Para o cotidiano, você pode usar as metalizadas, que estão na moda e também combinam com as roupas com brilho.

Para a noite, que tal as bolsas com glitter ou bordadas? Uma clutch (com ou sem alças) toda bordada vai roubar a cena! Outro tipo de bolsa que é sensacional e de dar inveja é a toda feita em metal, lisa ou cravejada de cristais. Já imaginou que arraso?

Brincos, colares, pulseiras e anéis

Uma grande dúvida para quem quer montar um look com bastante luminosidade é a composição com os brincos, colares, pulseiras e anéis. Isso porque as pessoas têm medo de parecerem exageradas ou, como dizem, uma árvore de natal.

Para não ter erro, quando a produção tiver muito brilho, prefira esses acessórios em materiais lisos e mais discretos, como o acrílico e o metal. Agora, se você quer chamar a atenção para o rosto ou mãos, por exemplo, invista nos itens decorados com pedras brilhantes e que sejam de tirar o fôlego, como um maxi brinco em zircônias ou um bracelete de pedrarias.

Confira como usar roupa com brilho durante o dia

Embora as fashionistas saiam reluzentes por aí, nem tudo pode ser inserido no mundo real. As roupas com brilho são bem chamativas e, de dia, ficam mais ainda. Para respeitar os olhos alheios, já que tanta luz pode causar fotofobia, é bacana usar apenas uma peça de brilho no look. Brincadeiras à parte, veja as nossas sugestões.

Look estiloso

Para arrasar por aí com informação de moda, você pode combinar a calça de vinil com camiseta e blazer. Nos pés, um belo par de tênis para ficar despojada ou um scarpin de salto alto para ficar poderosa.

Look casual

Vai sair com as amigas ou dar um passeio no shopping? Você pode apostar numa blusinha de lurex com saia jeans e sandália para os dias de calor. Se a temperatura está fria, coloque um maxi tricô de lurex com calça legging e botinha.

Look romântico

Para as que fazem o estilo girlie, que é mais romântico e toda menininha, fica legal combinar uma saia rodada com uma camiseta bordada em pedrarias na manga, por exemplo. Nesse caso, você pode optar por sapatilhas ou sapatos de salto para dar o toque final.

Saiba como usar roupas com brilho à noite

A noite é a hora de brilhar, seja em baladas, seja em eventos formais, como um baile de gala. Nesse momento vale quase tudo que brilha e reluz nos looks. Pode investir em paetês, lamê, lurex, pedrarias, bordados com fios metálicos e outros tantos materiais incríveis e cintilantes. Olha o que a gente trouxe de dicas para você!

Look arrasador

Para atrair todos os olhares naquela festa top em que você vai, que tal um vestido todo em lamê, como o da Marina Ruy Barbosa no seu aniversário? Além de lindo, é sexy sem ser vulgar. Combine-o com uma sandália de tiras finas e uma bolsa pequena ou com bota e jaqueta, como o nosso exemplo.

Look baladeiro

Quer pegar aquela baladinha com muito brilho? Você pode usar uma saia de vinil com cropped e uma jaqueta metalizada ou de paetês — o que acha? Fazer um mix de roupas com brilho fica maravilhoso e ainda mostra que você tem informação de moda. Legal, né?

Look sofisticado

É a sua formatura ou vai para um baile elegante? Para brilhar nessas ocasiões, você pode usar um vestido de tule e pedrarias, ou um longo metalizado (lamê ou lurex) — já imaginou que arraso? Os acessórios ficam por conta das sandálias ou scarpins e das bolsas estilo carteira, com ou sem alça.

Personalize o seu brilho

Se você é do time que adora roupas personalizadas, vai adorar este tópico! É muito legal quando as pessoas elogiam o nosso bom gosto, né? Agora, quando é uma peça que a gente mesmo fez, é mais legal ainda!

O ato de deixar o vestuário com a nossa cara e do nosso jeitinho se chama customização. Sabe aquela roupa que você queria assim ou assado, mas não acha de jeito nenhum? Que tal fazê-la? Agora a gente explica algumas técnicas para deixar suas roupas com brilho e muito glamour!

Com glitter

Esse método dá para ser aplicado tanto em roupas quanto em sapatos. Basta ter um pouco de habilidade com os pincéis e gostar de muito glitter! Uma das formas mais fáceis é usar a cola com glitter própria para tecido. Desse jeito, você só precisa transferir o desenho que você quer com o papel carbono para a camiseta, por exemplo, e preencher com o material como desejar.

Se a sua intenção é deixar a peça toda brilhante, como uma sapatilha ou uma bota, você precisa passar uma cola de tecido adesiva em toda a superfície, aguardar 20 minutos para que ela fique aderente e, então, aplicar o glitter com o pincel em batidinhas.

Para uma perfeita fixação, depois da secagem total, passe por cima um verniz em spray ou a termolina leitosa. Com isso, você garante o seu brilho por muito tempo!

Com pedrarias ou paetês

Essa requer certa paciência com bordados: sabe as pedrarias e os paetês? Podem ser aplicados diretamente nas suas roupas, dando um efeito incrível e uma cara nova para elas!

Se você é boa na costura à mão, transfira o desenho para a peça e borde por toda a extensão dele. Toma tempo, mas o resultado é maravilhoso! Outra opção é usar a cola de tecido para aplicar as pecinhas. No entanto, deve-se redobrar o cuidado ao lavar para não descolar, ok?

Com patches

Os patches são bordados prontos e que são supertendência! Você pode colocá-los em jaquetas, coletes, calças, camisetas, bolsas e onde mais a sua imaginação mandar! A maioria é termocolante, e isso significa que só é preciso posicioná-los onde desejar e passar o ferro quente por cima até que fique bem fixo.

Já que o assunto aqui é brilho, você pode optar pelos patches que já têm paetês e glitter ou, se não encontrar um assim que seja do seu gosto, pode usar as técnicas anteriores para dar esse toque de luz nas suas aplicações. O que acha? Legal, né?

Além de nos possibilitar fazer algo com a nossa personalidade, a customização também é bacana por nos permitir reaproveitar itens dos quais já enjoamos ou que estão um tanto quanto desgastados. Assim, a gente faz o consumo consciente e recicla o que poderia ir para o lixo.

Sinta-se bem nas roupas com brilho

Bom, ao longo deste post, a gente deu várias dicas legais de como usar as peças com brilho em diversas situações e para todos os gostos. No entanto, entendemos que montar looks estilosos depende (e muito!) da nossa personalidade e da mensagem que queremos passar para o mundo.

Por isso, se você se sente à vontade usando determinada combinação, use-a e se sinta confiante com suas escolhas. Mas, se você acha que esse tipo de look não tem nada a ver com a sua personalidade, não precisa usar só para se sentir na moda, entende?

Na verdade, o que queremos dizer é que existem as tendências e as melhores formas de usá-las para valorizar o nosso corpo e quem somos. Porém, devemos nos sentir confortáveis e bem dentro das nossas produções, ok?

Já fazem algumas temporadas que as roupas com brilho voltaram com tudo e não têm pressa para irem embora! Se antes, ficavam restritas aos eventos noturnos, hoje, podem ser usadas mesmo de dia e com muita sofisticação — basta saber como fazer isso! Sendo assim, encontre a sua luz perfeita e brilhe muito por aí!

Gostou do nosso post? Que tal receber todas as nossas novidades diretamente na sua caixa de e-mail? Então, assine a nossa newsletter e saiba tudo em primeira mão!

Facebook Comments
Powered by Rock Convert