Como usar turbante? Dicas e truques para arrasar no visual

Toda fashionista que deseja andar na moda precisa saber como usar turbante. Afinal de contas, esse é um acessório que ganhou as passarelas e agora está fazendo sucesso nas ruas. E não é por acaso.

Essa peça tem muita personalidade e traz muito poder para o look. Além disso, ela é extremamente versátil, podendo ser usada com composições formais ou casuais, sem deixar de lado todo o glamour e estilo que um bom look merece ter.

Mas de onde surgiu essa tendência?

O turbante é um acessório que começou a ser usado na década de 20. Na verdade tudo começou com o lenço na cabeça que era considerado um item elegante e charmoso, para mulheres que queriam um visual mais sofisticado.

Ao longo dos anos ele ficou meio em desuso. Mas agora o turbante voltou com tudo e tem tudo para virar a próxima tendência de moda do momento. E o melhor de tudo, é que os modelos de turbante vêm com uma vasta diversidade de estampas, cores, tecidos e amarrações. Ou seja, com toda a certeza você encontrará uma opção ideal para compor o seu estilo.

Além disso, esse acessório feminino tem muita história. Ele está presente em várias culturas por ter vários significados. Em alguns lugares do mundo, o turbante indica a posição social de quem usa esse acessório. Já em outros, ele representa o seu humor.

Ele teve origem no Oriente Médio, e, no começo, era usado quase sempre pelos homens. Inclusive, em alguns países esse ainda é um hábito entre o público masculino.

Mas, ao longo dos anos o turbante começou a entrar no mundo da moda e ser usado também pelas mulheres. Com toda a certeza você já deve ter visto alguma celebridade usando. Mas quem deu o pontapé nessa tendência, lá na década de 20, foi a belíssima Carmen Miranda.

Ele chegou as passarelas graças ao estilista francês Paul Poiret. Logo, esse acessório começou a compor coleções de grandes marcas, como Channel e Prada.

Dicas de como usar turbante

 

Muitas mulheres já ouviram falar dessa tendência, mas acabam não usando a peça por não saberem como usar lenço na cabeça. Afinal, esse é um acessório um tanto quanto ousado, que precisa de harmonia para ficar bacana no look.

Mas, não há muito segredo. Basta saber fazer as composições certas que você irá arrasar com esse item. Para lhe ajudar, separamos algumas dicas sobre como usar turbante. Confira!!!

Look casual com turbante e sapatilha

Uma das maiores dificuldades da mulherada em como usar turbante é na hora de compor looks casuais. Isso porque, esse acessório feminino chama a atenção, e se você não se cuidar pode acabar sobrecarregando a sua composição.

Criar um visual formal não é uma missão impossível. Basta presar pelo equilíbrio das peças. Como o turbante em si já é uma peça bastante ousada, evite usar brincos, maxi colares, gargantilhas grossas ou qualquer outro item que sobrecarregue a parte de cima.

Prefira também uma blusinha básica ou até mesmo uma batinha. Um vestido liso também combina super bem. Para finalizar, uma Melissa Lance.

Esse calçado tem um visual simples, que irá ressaltar o restante do visual. Além disso, ele também é extremamente confortável, mas, sem deixar o charme de lado. Ou seja, perfeito para dar aquele up no seu look casual.

Turbante, calça de alfaiataria, blazer e salto alto para o look do trabalho

Outra dúvida frequente entre as fashionistas é em como usar turbante no trabalho. Uma coisa que você precisa ter em mente é que essa peça precisa ornar com o restante do look para fazer sentido

No caso do trabalho, por exemplo, que exige mais formalidade, prefira os tons escuros e tecidos menos volumosos. Afinal, você quer se destacar, mas de uma maneira positiva.

As estampas e cores vibrantes combinam mais com ocasiões especiais, que exigem um glamour adicional. Ou, para o dia a dia, onde você pode ser mais ousada e criativa.

Já non trabalho prefira ficar na sobriedade. Você pode até escolher um tecido com um pouco de brilho, mas nada de exageros.

Para fechar a composição com chave de ouro, vá fundo no sapato de salto alto. É ele que te dará aquele ar poderoso de mulher moderna, que sabe exatamente o que quer, e que não tem medo de ser feliz.

Combine o penteado com o acessório

Muitas mulheres acredita que para usar o lenço na cabeça, é necessário prender totalmente o cabelo, de modo que nenhum fio fique solto. Mas essa é apenas uma das alternativas possíveis.

Esse acessório é extremamente versátil, e você pode muito bem combinar o seu penteado ou o jeito dos seus fios com ele. Por exemplo, os cabelos cacheados e ondulados formam um par perfeito com o turbante.

Eles trazem mais simetria para a composição, e até mesmo uma leveza.

Se você tem os cabelos curtos, também não há problema. É possível deixar apenas alguns fiozinhos de fora, ou, usar uma amarração que não seja tão volumosa.

Tecidos brilhosos e amarrações diferenciadas para eventos especiais

Para quem deseja saber como usar turbante em ocasiões especiais, nós vamos dar algumas sugestões. Para começar, lembre-se de tomar cuidado com os acessórios no pescoço e na orelha. Nada grande ou chamativo demais, ou você irá sobrecarregar o look.

Se o evento é especial, e permite que você ouse um pouco, aposte nos tecidos brilhosos. Eles irão trazer glamour para o visual.

Se preferir, ao invés de usar um tecido brilhoso, é possível escolher uma amarração diferenciadas. Que também irá chamar a atenção.

Você só não pode querer juntar tudo em uma única composição. Acessórios de pescoço e cabeça, turbante, tecido brilhoso e amarração volumosa. Esse é um grande erro. Você só irá sobrecarregar a sua combinação.

Nesse caso o menos é mais deve ser a regra de ouro.

Turbante com caso para o inverno

Existe um certo senso comum de que o turbante é um acessório mais de verão. E realmente, ele tem uma pegada mais tropical, mas isso não te impede de usá-lo em outras ocasiões, como, por exemplo, no Inverno.

Tudo é uma questão de saber dosar. Você pode, inclusive, usar estampas mais chamativas, de flores ou de animais. Mas é preciso lembrar da regra do menos é mais.

Caso você queria usar uma peça mais chamativa, deixe ela chamar a atenção. As outras roupas deverão ser mais sóbrias, de modo a trazer equilíbrio para o look.

Além disso, não se esqueça de apostar em uma bota, para conseguir encarar os dias frios. A Melissa Stellar, por exemplo, é perfeita para arrematar o seu visual, dando mais elegância e charme para a composição.

Tipos de amarrações para você arrasar com o turbante

como usar turbante

Uma dúvida frequente entre quem não sabe como usar turbante é em relação a amarração. Existem vários tipos de amarrações, cada uma mais linda do que a outra. O bacana é que você consegue usar um único acessório de diferentes maneiras.

Esse é um ponto muito positivo para as fashionistas que gostam de praticidade no dia a dia. Confira abaixo três maneiras diferentes de você amarrar o seu turbante!!!

Turbante tradicional (clássico)

O turbante tradicional é o mais popular. Ele é ideal para qualquer tipo de ocasião, e também combina com os mais variados estilos. Você pode usá-lo tanto no dia a dia, como em ocasiões especiais.

Confira abaixo o passo a passo para fazer essa amarração incrível.

  1. Pegue o tecido e dobre ele no meio. Ele deve ficar no formato de triângulo;
  2. Coloque ele em torno da cabeça, com as duas pontas para frente;
  3. Agora, faça um nó no centro da cabeça, e próximo a testa;
  4. Em seguida torça as pontas e as amarre novamente na nuca. Você pode finalizar o look colocando as pontinhas que sobraram por dentro do tecido, ou, se quiser dar um estilo diferenciado a amarração, dele elas para fora.

Você também pode fazer essa amarração sem o nó. Assim o turbante ficará mais clean, ideal para o dia a dia ou para os visuais de trabalho. Nesse caso, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acomode o tecido dobrado em triângulo na sua cabeça;
  2. Posicione as pontas para trás e torça com bastante firmeza, para que o
  3. tecido fique bem fixado;
  4. Uma vez que elas estejam torcidas, traga-as para a frente da sua cabeça, como se fosse fazer uma tiara;
  5. Finalize escondendo as pontinhas no próprio turbante.

Essa é a maneira mais clássica de como usar turbante. É um excelente ponto de partida para quem não tem ideia de como usar lenço na cabeça.

Turbante pin-up

Essa é uma alternativa de amarração com pega mais vintage. O bacana é que, nesse caso, o turbante não irá cobrir a cabeça toda. Ou seja, ele ficará mais leve e casual.

Além disso, todo o processo de amarrar é bem simples, o que é ideal para quem está começando. Veja o tutorial abaixo:

  1. Dobre o lenço na forma de triângulo, assim como na amarração clássica;
  2. Em seguida, comece a dobrá-lo como se fosse uma faixa. O ideal é manter uma largura de dois ou três dedos.
  3. Depois de transformar o tecido em uma faixa, transpasse ele pela sua cabeça;
  4. Deixe as pontas para trás;
  5. Agora, traga elas para a frente, envolvendo a sua cabeça no processo;
  6. Faça dois nós frontais tomando o cuidado de deixar tudo bem firme. Finalize escondendo as pontinhas que ficaram no próprio lenço.

Essa amarração é bem simples e muito recomendada para quem tem cabelos curtos ou lisos. Isso porque ela não ficará muito volumosa.

Turbante torcido

Mais uma maneira incrível de usar esse acessório feminino é com a amarração torcida. Essa alternativa é ideal para quem deseja deixar o visual mais ousado, ou, até mesmo trazer glamour a composição. O passo a passo é bem simples.

  1. Você também deve começar deixando o lenço no formato de triângulo;
  2. Assim como na amarração pin-up, vá dobrando ele até transformá-lo em uma faixa. Lembre-se de tomar cuidado com a largura dela.
  3. Posicione o lenço dobrado na sua cabeça, tomando o cuidado de deixar as pontas para frente;
  4. Em seguida, faça um nó no centro da cabeça, mas bem próximo a testa;
  5. Agora, comece a torcer as pontas. Elas precisam chegar na altura da sua nuca;
  6. O próximo passo é usar as pontas torcidas para fazer um nó atrás da sua cabeça.
  7. Finalize escondendo as pontas no próprio lenço.

Para quem não gosta da amarração frontal, também é possível usar o turbante sem ela.

  1. Coloque o tecido sobre a cabeça.
  2. Junte as pontas na frente e depois cruze elas de cada lado até formar um pequeno torcido;
  3. Em seguida, faça o nó atrás da cabeça e finalize escondendo as pontas novamente por dentro do lenço.

Todas essas amarrações são bem simples de fazer. Talvez no começo você sinta certa dificuldades, mas, com bastante prática logo conseguirá amarrar o seu turbante de olhos fechados.

Truques para você criar looks com turbantes

Além de todas essas dicas de como usar turbante, para te ajudar, nós reunimos alguns truques para que você conseguira criar suas composições com mais tranquilidade.

Estampas

Quer usar um lenço na cabeça estampado? A dica é escolher uma estampa que tenha um tom de fundo parecido com a cor de alguma peça que você vai usar. Pode ser o calçado, por exemplo.

Além disso, é possível usar estampa com estampa sim, mas, prefira aquelas com desenhos menores, ou tons parecidos.

Volume do tecido

Se você tem muito cabelo, o ideal é buscar tecidos menos volumosos. Inclusive, eles também são recomendados para quem está treinando as amarrações, pois são mais maleáveis.

Use ele como destaque

Outro truque é aproveitar a peça para ser o destaque do visual. Você pode, por exemplo, escolher uma paleta de cores mais sóbrias para as roupas.

Já na hora de escolher o lenço de cabeça, ouse e opte por uma cor vibrante, ou até mesmo uma estampa. Você irá destacar seu visual, mas de maneira equilibrada.

Viu como usar turbante é simples? Comece a brincar com suas composições e veja como essa peça irá te destacar na multidão.

Gostou do post sobre como usar turbante? Então aproveite para ler também o post sobre como usar lenço e inove no seu visual!

Facebook Comments
Powered by Rock Convert