Dicas infalíveis de como usar sapato fechado no verão

sapato fechado

Usar sapato fechado no verão pode ser uma tortura para muitas mulheres. Isso porque as altas temperaturas podem desencadear vários problemas, indo desde o excesso de suor e atrito, até a presença de odores desagradáveis. E pode não parecer, mas o calçado que você usa interfere totalmente não só no seu look, mas na sua qualidade de vida.

Isso mesmo! Ficar usando um modelo muito desconfortável por longos períodos e ainda durante um clima quente, pode gerar bolhas, infecções por fungos/bactérias e até mesmo abrir feridas.

E vamos combinar que ninguém quer esse tipo de coisa não é mesmo?!

Então, para te ajudar separamos nesse post algumas dicas sobre como usar sapato fechado no verão, de maneira confortável e ainda arrasando nos looks! Então não deixe de ler até o final!

Como usar sapato fechado no verão: Escolha calçados com materiais de alta qualidade

sapato fechado

A primeira dica de como usar sapato fechado é escolher modelos com materiais de qualidade. Isso interfere diretamente em como o seu pé vai ficar ao longo do dia.

Se você escolher um material que não deixa a pele respirar ou que promove muito atrito, provavelmente vai ter problemas como bolhas ou até mesmo chulé. Agora, se você optar por um que mantenha o pé fresquinho e livre, terá todo o conforto necessário.

O tênis da Melissa, por exemplo, é uma excelente alternativa. Apesar dele ser feito em plástico, esse material foi desenvolvido com uma tecnologia única que evita o suor excessivo, e consequentemente o mau cheiro.

O Melflex também se adapta perfeitamente aos diferentes moldes de pés, garantindo total conforto para as fashionistas.

Rotina de limpeza com os pés

A rotina de limpeza com os pés durante o verão deve ser ainda mais cuidadosa. Muitas fashionistas não sabem, mas as altas temperaturas aumentam as chances de proliferação de microrganismos responsáveis por causar aquele odor desagradável mais conhecido como chulé.

Então, depois de lavar os seus pés normalmente, use um bom talco para essa região. O ideal é procurar por opções sem perfume, para evitar possíveis reações alérgicas.

Além disso, antes de dormir, é importante passar um creme hidratante nos pés. No verão é comum que a pele fique desidratada por causa da transpiração excessiva. Logo, você precisa reidratá-la.

Evite deixar as unhas grandes

Muitas mulheres gostam de deixar as unhas dos pés crescerem. Principalmente para poder passar esmaltes lindos, fazer desenhos e depois usar calçados abertos como sandálias, chinelos e rasteirinhas.

Acontece que unhas grandes e sapato fechado não combinam. Existem vários problemas que podem ocorrer por conta disso. O primeiro é que as suas unhas podem ficar frágeis por conta do calor excessivo desse tipo de modelo. E com isso as chances delas quebrarem são altas.

Como os dedos ficam próximos uns dos outros em calçados fechados, você também pode acabar machucando eles por conta do atrito que há com as unhas. Isso sem falar na facilidade de haver o acúmulo de sujeiras embaixo das unhas, mesmo com uma rotina de higienização diária.

Para quem deseja usar sapato fechado no verão, o ideal é manter as unhas sempre bem aparadas, com um formato retangular e levemente arredondado nas pontas. Você pode pintá-las e decorá-las sem qualquer problema, o importante é o corte.

E atenção, ele precisa ser feito de maneira correta para também não gerar problemas como unhas encravadas e joanetes. Se você preferir, o melhor é procurar uma pedicure.

Sílica dentro dos seus calçados sempre que não estiver usando

Por mais que você tome todos os cuidados, faça uma higienização impecável, ainda corre o risco de ter chulé. E para evitar que o mau cheiro acabe se impregnando naquele sapato fechado que você ame, é essencial deixar saquinhos de sílica dentro dele quando você não estiver usando.

Os saquinhos de sílica são ótimos, pois evitam que a umidade acabe se acumulando, gerando o cheiro ruim e até mesmo fungos e proliferação de outros microrganismos. Ela é super barata e fácil de usar.

Inclusive, é válido você deixar esse componente no seu guarda-roupas e em todos os calçados, durante as trocas de estações. Ou seja, quando você guarda as peças que não vai mais usar e tira as outras. Isso vai garantir que elas não mofem.

Opte por designs diferenciados

Mais uma das dicas sobre como usar sapato fechado no verão é escolher designs diferenciados. É possível encontrar uma série de modelos mais fechados, mas, que possuem aberturas ao longo das laterais.

Com isso, seus pés terão mais facilidade para respirar, e assim evitar problemas como o chulé e até mesmo assaduras e bolhas por conta do excesso de atrito.

Deixe seus sapatos fechados sempre secando na sombra

Muita gente lava os calçados e deixa eles expostos diretamente ao som. Mas isso é um grande erro por dois motivos.

O primeiro é que isso pode fazer com que os sapatos desbotem e fiquem com manchas mais claras. E o segundo é que o excesso de sol também pode ressecar o material, tornando ele mais áspero e desconfortável. Por isso sempre deixe os seus calçados secando na sombra.

Colocando as dicas acima em prática, você verá que usar sapato fechado no verão não é algo tão difícil e que você pode sim fazer isso para arrasar no seu look sem prejudicar os seus pés.

Como combinar seus looks de verão com sapato fechado

sapato fechado

Além das dicas acima que te ajudarão a usar sapato fechado no verão com mais conforto, também é importante saber combinar esse tipo de calçado com os looks típicos da época. E nesse sentido também separamos algumas recomendações:

1.      Use meias curtas

As meias curtas são excelentes para looks de verão com sapato fechado. Isso porque, elas garantem o conforto dos pés, mas, sem comprometer o visual.

É possível encontrar modelos super discretos que praticamente desaparecem no calçado. Então, não deixe de investir nesse tipo de acessório.

2.      Aposte nos modelos casuais ou esportivos

Mais uma das dicas sobre como usar sapato fechado e arrasar nos seus looks é investir nos modelos casuais ou esportivos. O verão é uma estação que esbanja esse estilo mais descontraído.

Nessa época as pessoas já estão em clima de férias, e tendem a escolher composições mais do dia a dia, sem tanta formalidade. E isso pode ser um ponto a seu favor.

Os tênis da Melissa com cadarço lateral, por exemplo, são bem descolados e combinam com todo tipo de ocasião. Seja curtir uma balada no fim da noite ou uma caminhada no calçadão da praia.

E os tênis esportivos estão super dentro da tendência Sporty, que justamente mescla elementos esportivos com outros estilos de peças. Com certeza será mais fácil montar um look de arrasar escolher um calçado do gênero.

3.      Leggings

Se tem uma peça que combina perfeitamente com calçados fechados, principalmente tênis, é a legging. E ela também é a cara do verão!

O grande diferencial dessa roupa é que você pode encontrá-la em tecidos fresquinhos e confortáveis. Para quem deseja investir nessa opção durante a estação mais quente do ano, a dica é optar por tecidos com alta concentração de poliamida.

Os tecidos com alta porcentagem de algodão não são bacanas para esse tipo de época. Isso porque, eles tendem a segurar a umidade, mas, sem permitir que ela evapore. Ou seja, você acaba ficando com uma peça suada, o que gera mau cheiro e até assaduras.

Já as peças de poliamida secam super rápido. Elas mantém o charme, mas, de uma maneira bem mais confortável.

4.      Combine o seu calçado com outro acessório

Mais uma das dicas de como acertar na hora de usar um sapato fechado é combiná-lo com outro acessório. Uma bolsa, uma joia, uma faixa de cabelo, existem, várias alternativas para serem combinadas.

Ao fazer isso, você consegue criar um equilíbrio na sua composição. Essa regrinha também é válida para quem usa roupas estampadas.

Se o calçado tiver um tom parecido com a cor de uma peça estampada, o visual ficará bem mais harmônico.

5.      Sem meia (sockless)

A tendência sockless está super em alta no momento, e também é uma boa alternativa para quem deseja usar sapato fechado no verão. Basicamente, nela você dispensa o uso de meia nesse tipo de calçado.

Isso cria um visual mais clean e bem casual ideal para quem quer arrasar nos looks de veraneio. E engana-se quem acredite que é o fato de não usar meias vai resultar em mau cheiro.

Na verdade, o chulé está associado ao excesso de suor, e a higiene inadequada. Logo, se você escolher um material que não estimule a transpiração excessiva dos seus pés, e limpe eles corretamente todos os dias, não vai ter problema nenhum.

Para ajudar a evitar mau cheiro, você também pode usar talco para pés antes de colocar os calçados. O produto irá evitar tanto o suor excessivo, como o atrito, garantindo assim conforto e bem-estar durante todo o dia.

E o bacana é que com a sockless, até mesmo looks com saias e vestidos ficam equilibrados e fashion.

Com essas dicas de como usar sapato fechado no verão, além de arrasar nos looks, você também vai garantir a saúde e conforto dos seus pés. Aproveite para conferir também o nosso post sobre Como usar maquiagem de verão!

Facebook Comments
Powered by Rock Convert