Como usar echarpe de maneira fácil

como usar echarpe

Esse é um acessório que muitas fashionistas conhecem, mas não são todas que sabem como usar echarpe. Essa é uma daquelas peças que consegue transformar completamente um look.

Esse acessório é muito utilizado durante os dias frios, assim como o cachecol e a pashmina. Isso porque, além de manter o corpo quentinho, ele também traz mais charme e sofisticação para o visual.

Um dos grandes diferenciais dessa peça é o seu formato. Ela é mais retangular, o que permite que você cubra uma área maior do colo, pescoço e costas. Além disso, geralmente ela é feita com tecidos leves como o chifon ou algodão.

Geralmente, ela é usada com composições mais formais, e combina super bem com looks para a noite. Mas, nada te impede de usá-la com visuais mais casuais, como calça jeans e camiseta.

Dicas de como usar echarpe

como usar echarpe

Há várias maneiras de como usar echarpe. Apesar de ser uma peça mais indicada para o frio, ela também combina com outras estações.

Normalmente as pessoas associam o uso dessa peça a eventos mais formais, como jantares e reuniões de trabalho. Mas, ela pode ser usada sem qualquer problema em ocasiões mais casuais, e até mesmo no seu dia a dia.

Para te ajudar, nós separamos algumas dicas de como usar echarpe. Confira!!!

Com casaco e bota (Inverno)

Uma das maneiras de como usar echarpe é no inverno. Durante essa época o acessório fica super em alta. E não é à toa, além de trazer charme e elegância para o look, ele também ajuda a deixar o corpo quentinho.

Uma dica é usar essa peça com casado e uma bota Melissa Elastic Boot. Essa composição fica harmônica e perfeita para os dias mais frios da estação.

O grande truque desse visual é deixar a echarpe com as pontas soltas na frente do corpo, ao invés de amarrar. Isso irá alongar a sua silhueta, deixando você mais elegante e charmosa.

Com sobretudo

Outra maneira de como usar echarpe é com o sobretudo. Essa roupa é típica do inverno. Ela é bastante sofisticada e combina perfeitamente com as mulheres que desejam criar looks mais sofisticados.

Essa composição pode ser usada tanto de dia quanto a noite. Para as mulheres que desejam dar um toque de glamour em todo o visual, a dica é apostar em uma echarpe de tecido com brilho.

Além disso, deixar a peça apenas jogada sobre os ombros, como uma estola, também traz mais charme.

Com vestido (Verão)

Mais uma dica de como usar echarpe é com vestido. Sim, essa peça pode até ser mais popular durante o inverno, mas, ela também pode ser usada no verão sem qualquer problema.

Para não passar calor, o ideal é buscar por tecidos leves. Outra alternativa para fugir das altas temperaturas é procurar por modelos com tramas mais abertas. Assim, você não corre o risco de acabar passando colar.

Com o vestido, você pode usar a echarpe com diferentes estilos. Uma tendência que está super em alta no momento é usar a peça como se fosse o colar (confira no próximo tópico como fazer essa amarração).

Se preferir, você pode usar ela jogada por cima dos ombros com as duas pontas para frente, e para finalizar um lindo broche. Essa combinação é bem feminina e delicada. Ela pode ser usada tanto no dia a dia, em um passeio no shopping, como no trabalho.

Com Blazer (Trabalho)

Não sabe como usar echarpe no trabalho? Na verdade, não existe segredo. Isso porque a peça tradicionalmente é mais sofisticada e elegante, e combina perfeitamente com o ambiente empresarial.

Uma das maneiras de não errar nesse tipo de composição é apostar no blazer. Essa roupa também já é um clássico dos looks para trabalho, e te deixará com aquele visual de mulher moderna empreendedora.

Para finalizar, escolha uma Melissa Stellar. Esse calçado traz uma modelagem diferenciada e alternativa, que dará um up no seu look.

O único cuidado que você precisa ter ao montar um look com echarpe para o trabalho é em relação a cor do acessório. Se a empresa onde você trabalha tem um Dress Code mais flexível, escolha cores vivas, e até arrisque nas estampas.

Agora, se as normas de vestimenta são rígidas, melhor ficar nos tons mais sóbrios, como cinza, preto, vinho e bege.

Com regata e shorts (casual)

Pode até parecer estranho para algumas mulheres, mas acredite, é possível sim combinar a echarpe com regata e shorts. Em um primeiro momento essa combinação pode parecer estranha por conta da união da sofisticação do acessório com o ar despojado das outras peças.

No entanto, tudo é uma questão de equilibrar as peças. O acessório traz mais charme e sofisticação para esse visual, mas, sem deixa-lo formal em excesso.

O grande truque para não errar com esse tipo de composição é escolher uma estampa bem colorida. Ela dará uma quebrada na formalidade da echarpe, e fará o seu look mais alegre e divertido.

Se quiser dar um toque de glamour na combinação, basta acrescentar algumas pulseiras, ou até mesmo um par de maxi brincos.

Com calça jeans

Outra forma de como usar echarpe é com o bom e velho jeans. Essa peça é a mais democrática da moda feminina. Ela está presente no guarda-roupas de quase todas as mulheres, e é extremamente versátil.

O bacana de unir esses dois itens, é que você conseguirá criar um look coringa. Ele não ficará casual demais, mas, também, não ficará formal em excesso.

Ele terá a medida certa de sofisticação e casualidade.

Uma das dicas para arrasar com esse tipo de composição, é em relação a barra da calça. A onda do momento é usar ela dobrada. Se você é baixinha e tem medo que isso acabe encurtando ainda mais a sua silhueta, o ideal é investir em uma Melissa Mar Wedge.

O salto alto te ajudará a alongar as pernas, evitando que você fique com um visual achatado.

Oversized

Uma das tendências que está super em alta no momento é o oversized. Basicamente, essa onda consiste em usar acessórios grandes, que se destaquem do look.

Uma das peças mais usadas com esse estilo é justamente a echarpe. Isso porque, ela traz esse ar elegante ideal para quem deseja criar looks diferenciados.

A dica para usar essa tendência no seu dia a dia, é optar por peças com cores neutras, ou estampas menores. Assim, será mais fácil equilibrar o look como um tudo.

Além disso, outra dica é sempre usar um cintinho. Assim, você conseguirá fazer uma divisão na sua silhueta, mas, sem deixá-la desproporcional.

Amarrações para você usar a echarpe

Além das várias maneiras de como usar echarpe, também é possível transformar o visual apenas mudando a amarração do acessório. O bacana é que com uma única peça, é possível criar uma variedade infinita de combinações.

Confira abaixo algumas formas de amarrar o seu acessório e arrasar!!!

Nó básico

Essa é um dos jeitos de como usar echarpe mais simples, mas, que não deixa a elegância de lado. O ideal é que você use uma peça mais fina. Basta dar uma volta no seu pescoço e passar uma das pontas por dentro da parte em volta do pescoço.

As duas pontas devem ficar para frente e na mesma altura.

Infinito

Não gosta de ter que ficar ajeitando as pontas da sua peça? Essa amarração é perfeita para você. Tudo o que você precisa fazer é amarar as pontas com dois nozinhos, e depois dar duas voltas no pescoço.

Importante, nesse modelo as pontas devem ficar escondidas.

Estola

A estola é uma das formas como usar echarpe mais tradicionais. Ela geralmente é usada em eventos formais, onde você precisa usar vestidos. Ela funciona como um casaquinho leve.

Você pode deixa-la solta, ou, se preferir, fazer uma pequena amarração por detrás das costas, como se fosse um bolero.

Colar trançado

O colar trançado é um pouco mais complexo, mas, em compensação ficar charmoso e sofisticado. Ele é perfeito para aquele dia que você esqueceu de colocar algum acessório, ou quer manter o pescoço quentinho.

Comece fazendo o nó básico, e depois vá passando as pontas por dentro da parte em volta do pescoço, fazendo uma espécie de trançado. Faça isso até que as duas estejam escondidas.

Nó europeu

Essa é uma amarração bem simples, e que é perfeita para o dia a dia. Tudo o que você precisa fazer é dobrar a sua echarpe. Coloque ela em volta do seu pescoço e passe as pontas pelo buraco.

Pronto, uma amarração simples mas super fashion.

Cachoeira

Mais uma das formas de como usar echarpe é com a amarração cachoeira. Ela é ideal para quando você deseja dar mais cor para um look, ou, deseja cobrir o decote da blusa.

Coloque a peça em volta do pescoço e dê duas voltas com uma das pontas até que ela fique escondida. Em seguida, abra a outra ponta e prenda apenas uma pontinha da peça, deixando a outra solta.

O “X”

A amarração X é ideal para quem deseja dar duas voltas com a echarpe, e deixar ambas as pontas na frente. Coloque a peça em volta do pescoço e cruze as pontas formando um X.

Em seguida, de duas voltas com cada uma, e ao final passe cada ponta por dentro da parte que está no pescoço.

Cores ou estampas? Qual a melhor opção na hora de escolher a sua echarpe

Outra dúvida comum de como usar echarpe é em relação a escolha de cores e estampas. Muitas mulheres acabam se confundindo na hora escolher, o que pode prejudicar todo o equilíbrio do look.

Para te ajudar a nunca mais errar nessa escolha, nós separamos algumas dicas simples que farão toda a diferença.

Defina a ocasião

A primeira coisa que você precisa fazer antes de pensar em escolher cores ou estampas é pensar na ocasião. Isso já abrirá bastante os seus olhos sobre quais as opções mais adequadas.

Por exemplo, não há como usar echarpe super estampada e com brilhos no trabalho, se a sua empresa tem um dress code rígido. Além de correr o risco de levar uma advertência, você irá criar um look totalmente inadequado para o ambiente.

A regra é o seguinte se a ocasião é mais formal, opte por tons mais sóbrios e acessórios lisos. Até é possível usar estampas, desde que elas sejam mais minimalistas, e também tenham uma palheta mais sóbria.

Agora se o ambiente for mais casual, como um happy hour ou até mesmo um passeio no parque, pode abusar dar cores vivas e das estampas chamativas e grandes.

·         Use o círculo cromático

O círculo cromático é um grande aliado de toda fashionista. Se você não sabe como usar echarpe, ou qualquer outro acessório ou peça, ele será o seu guia para você não cometer erros na hora de criar composições.

Basicamente, ele irá te orientar sobre quais cores combinam melhor juntas. E não se preocupe, você não ficará presa apenas em determinadas palhetas. Isso porque, é possível seguir diferentes linhas de combinações, monocromáticas, análogas, complementares, tríades entre outras.

·         Cores sombrias para alongar a silhueta

Se o seu objetivo é alongar a silhueta, o ideal é ficar nas cores sóbrias. Vinho, cinza, bege, marrom, preto são apenas algumas das opções.

Esses tons mais neutros evitarão que você acabe sobrecarregando o visual, principalmente se o seu look tiver alguma outra peça com estampa. Isso não quer dizer que você não pode usar cores vivas, só lembre-se de ficar de olho no circulo cromático.

Viu como usar echarpe não é uma tarefa impossível? Tudo o que você precisa fazer é seguir as dicas que nós passamos, e sempre se atentar para que o seu próprio estilo não fique de lado. Tenha em mente que sempre é possível mostrar a sua personalidade e gostos através dos looks, e, ainda sim, se manter dentro das principais tendências da moda.

Gostou do post acima? Quer mais dicas de moda para arrasar nos seus looks? Então não esqueça de nos seguir nas redes sociais. Aproveite e deixe o seu comentário!!!

Facebook Comments
Powered by Rock Convert