Como tirar o flocado da Melissa e transformá-la

como tirar o flocado da Melissa

Você sabia que é possível transformar aquela melissa flocada desgastada em um calçado super fashion novamente? Muitas fashionistas não sabem, mas tem como tirar o flocado da Melissa para deixa-la com um visual novinho em folha.

A customização é algo super em alta no momento. A tendência Faça Você Mesma chegou com força total para incentivar a criatividade entre as amantes da moda.

Afinal de contas, que maneira melhor de mostrar todo o seu estilo do que personalizar suas peças? E a Melissa sempre valorizou isso, tanto que possui modelos incríveis que são constantemente personalizados por melisseiras do mundo inteiro.

A Melissa Flocada é um daqueles tipos de calçados que, por mais que você tome os cuidados, com o passar dos anos ela vai se desgastar. As novas coleções têm um flocado mais duradouro, mas, mesmo assim é totalmente normal que depois de um tempo ele vá desaparecendo.

E nessa hora, muitas melisseiras ficam na dúvida sobre como tirar o flocado da Melissa. Afinal de contas, mesmo sem o revestimento “peludinho” as melissas continuam lindas e maravilhosas, e excelentes opções para compor looks.

Então, nada melhor do que dar uma repaginada nelas. E para lhe ajudar a tirar o flocado da Melissa e transformar seus calçados em novas opções de uso, elaboramos um passo a passo super simples e eficaz. Confira!

Passo a passo de como tirar o flocado da Melissa

como tirar o flocado da Melissa

A primeira coisa que você precisa saber sobre como tirar o flocado da Melissa é que esse processo exige paciência. Então, o ideal é que você inicie ele em um final de semana livre, porque ele exigirá algumas horinhas, dependendo do estado da flocagem. Além disso, você vai precisar de alguns produtos. O primeiro deles é um solvente.

Existem várias opções, mas, as populares entre as melisseiras que utilizam a customização são:

  • Thinner;
  • Acetona;
  • Óleo de banana.

Essas três opções são bem eficientes, mas tem algumas características específicas. O thinner, por exemplo, é o que tem a ação mais abrasiva.

Ou seja, ele age mais rápido. Mas em contrapartida, você terá que usar máscara durante o proceso de customização, pois o cheiro que ele emite é muito forte. Além disso, ele pode acabar tirando um pouco da cor da melissa.

A acetona é outra opção de solvente bem comum de usar na customização de melissas. Ela é menos abrasiva que o Thinner, mas ainda conta com uma ação poderosa e rápida. Contudo, ela pode deixar o material da melissa ressecado.

O óleo de banana por sua vez, exige mais paciência. No entanto, ele é o que oferece mais segurança para quem vai fazer a desflocagem.

Sem contar que ele é um produto natural, então você não terá que se preocupar com máscaras e luvas, por conta da ação extremamente forte.

Uma vez que você escolheu o seu solvente, também é necessário separar tens itens básicos do processo de como tirar o flocado da Melissa.

  • Algodão;
  • Espátula;
  • Gel de silicone para carro.

Esses três itens são fundamentais para que você consiga tirar todo o flocado, e deixar a sua melissa novinha.

Agora, veja abaixo o passo a passo de como tirar o flocado da Melissa:

1.    Ache um ambiente ventilado e proteja tudo com jornal velho

A primeira coisa que você precisa fazer é organizar o ambiente. Os três tipos de solventes citados têm cheio forte, principalmente o thinner. Então, é melhor escolher um lugar com bastante ventilação.

Além disso, forre tudo com jornal velho, o chão, e o local onde você irá apoiar o calçado e os produtos. Isso porque todos esses solventes podem manchar superfícies.

Inclusive, o ideal é que, durante o processo, você utilize uma roupa bem velha para não acabar perdendo uma peça inteira por causa de uma mancha.

2.    Passe o solvente em toda a melissa

O segundo passo de como tirar o flocado da Melissa é passar o solvente escolhido em toda a Melissa. Pode encharcar mesmo o calçado, sem medo.

Caso você use thinner, o ideal é utilizar uma máscara dessas de proteção, que pode ser comprada em casas de materiais para construção. Além disso, também use luvas.

O thinner em especial é muito forte, e pode ressacar seus dedos. Depois de passar o solvente escolhido em todo o calçado, espere que ele seque um pouco, mas não totalmente.

3.    Comece a passar a espátula

Depois de passar o solvente e deixa-lo secar um pouco, o próximo passo de como tirar o flocado da Melissa é utilizar a espátula para começar a retirar o flocado. Você deve ir empurrando a espátula no calçado, retirando o flocado.

Quando o solvente secar completamente, reaplique ele e passe novamente a espátula. Você deve repetir esse processo até retirar todo o “grosso” da sua melissa.

4.    Use o algodão com solvente

Depois que você retirar todo o grosso do flocado, vai perceber que as marcas de cola do material ainda estão bem presente. Agora é a parte que geralmente dá mais trabalho nesse processo.

Isso porque, você terá que aplicar solvente no calçado e no algodão, e depois começar a esfregar bem forte. Você vai demorar um pouquinho nesse processo, afinal de contas, a cola utilizada é bem resistente.

5.    Lave a melissa

Depois de deixar ela sem nenhum resquício de cola ou flocado, é hora de lavar a sua melissa.

Nunca jogue ela na máquina de lavar, mesmo agora que ela está lisinha. O ideal é sempre lavar esse tipo de calçado a mão, e com uma escova de cerdas macias.

Nesse caso você pode usar produtos de sua preferência. Particularmente sempre recomendamos usar um sapólio nessa parte, para retirar todas as manchinhas de sujeira que possam ter ficado.

Depois de lavá-la, deixe a sua melissa secar na sombra, NUNCA DIRETAMENTE NO SOL.

6.    Aplique o silicone

Uma vez que a sua melissa esteja limpinha e sequinha, é hora de dar brilho a ela.

Basta aplicar um pouco do silicone para carro em um pedaço de algodão, e passar em todo o calçado. O bom é que esse produto, além de dar brilho, também evitará que o material resseque.

Inclusive, sempre que você for sair, aplique um pouco de silicone na melissa. Assim ela ficará brilhosa e o material irá demorar mais para ressecar.

Dicas para quem vai desflocar a melissa

como tirar o flocado da Melissa

Agora que você já sabe todo o passo a passo para tirar o flocado da Melissa, nós vamos dar algumas dicas que são importantes nesse processo.

1.    Use uma espátula de plástico

Sempre que você for tirar o flocado de uma Melissa, utilize uma espátula de plástico. Se você usar uma de alumínio ou metal, corre o risco de riscar ou fazer furos no seu calçado.

Caso você não consiga encontrar uma espátula de plástico em lojas de R$ 1,99 ou casas de materiais de construção, é possível quebrar o galho com uma garrafa pet.

Você deve cortar aquela parte mais dura em cima, em formato arredondado. Assim, você tem uma espátula de plástico especialmente para desflocagem.

2.    Se for usar acetona, use luvas

Se você está com as linhas pintadas, lindas e maravilhosas, e vai usar acetona no processo, coloque luvas. Se você não usar essas peças todo o seu esmalte vai sair rapidamente.

3.    Use mais paciência do que força

Não tem como tirar o flocado da Melissa se você não tiver tempo para isso. Esse processo é mais baseado em paciência do que força.

Isso porque você precisa aplicar o solvente e usar a espátula diversas vezes. E depois ainda será necessário esfregar o calçado com algodão por algum tempo.

Se for o caso, faça o processo em dois dias. O primeiro você irá tirar o mais grosso da camurça, e no segundo focar apenas na cola. Assim, você não terá que passar horas apenas raspando e esfregando o calçado.

4.    Tenha certeza que é isso que você quer

Esse é um cuidado MUITO IMPORTANTE. Depois de desflocar a melissa, não há como voltar atrás.

Se por acaso o seu modelo flocado só tem alguns pontos sem camurça e você quer manter o visual é possível recuperar o calçado. Em lojas de artesanato você pode encontrar a camurça vendida em pequenos saquinhos.

Com um pouquinho de cola e desse pozinho, é possível recuperar imperfeições leves. Mas se for mesmo a sua vontade renovar completamente o visual da melissa, manda ver!

5.    Não exponha a melissa ao sol enquanto ela tiver com o solvente aplicado

Um dos grandes erros de quem deseja desflocar a melissa é expor ela ao sol, com o solvente aplicado. Muita gente faz isso pensando em “acelerar” a ação do produto, mas isso é um erro.

Isso porque, expondo a melissa com o solvente no sol, você poderá manchar ela inteiramente. E aí não vai ter muito o que fazer.

Por isso, escolha um lugar com sombra e bem arejado para fazer esse processo. Assim, as chances de acabar manchando o calçado durante o processo de desflocagem serão bem menores.

Essa é uma excelente alternativa para as melisseiras que não querem se desfazer das melissas flocadas desgastadas. Você poderá ter modelos novíssimos novamente!

Agora que você já sabe como tirar o flocado da Melissa, não deixe de testar em casa nos seus modelos velhos e com imperfeições. Depois comente os seus resultados nos comentários.

Facebook Comments
Powered by Rock Convert