Como tirar mancha da melissa de maneira fácil

como tirar mancha da Melissa

Saber como tirar mancha da Melissa é importante para toda melisseiras. Afinal de contas, ninguém merece deixar de usar aquele par maravilhoso por conta de uma manchinha.

É muito fácil acabar sujando o calçado sem querer. Desde uma chuvinha inesperada no meio do caminho, até uma caneta que cai certeiramente no seu sapato. Mas, saiba que tem como tirar mancha da Melissa!

Nesse post, vamos mostrar o passo a passo para deixar o seu modelo parecendo novo. Além disso, também daremos algumas dicas para garantir que o seu calçado Melissa dure por mais tempo. Então não deixe de ler até o final!

Passo a passo de como tirar mancha da Melissa

como tirar mancha da Melissa

O passo a passo sobre como tirar mancha da Melissa é bem simples. Você vai precisar fazer uma limpeza profunda nela, para garantir que todas as manchinhas, sejam elas de sujeira, lama, caneta ou tinta, sejam removidas.

Para isso você precisará de:

  • Escova de levar roupas com cerdas macias;
  • Escova de dentes;
  • CIF ou Sapólio líquido;
  • Acnase;
  • Óleo de banana;
  • Cotonetes e algodão.

As escovas de lavar roupa bem como a de dente serão usadas para esfregar toda a Melissa, até mesmo nas partes mais difíceis. O CIF ou Sapólio Líquido é um produto tipicamente usado na cozinha, banheiro e pisos. Contudo, sua fórmula removedora é poderosa para tirar manchas de todos os tipos.

O creme Acnase pode parecer estranho em um primeiro momento. No entanto, ele tem 5% de peróxido de benzoíla, o que ajuda diretamente na remoção de manchas mais difíceis, como a de caneta. Já o óleo de banana é um solvente natural. Normalmente ele é usado para retirar esmaltes. E os cotonetes e algodão também vão ajudar na limpeza.

Agora vamos para o passo a passo:

  1. Você deve começar lavando a sua Melissa normalmente com água e sabão em pó. Use a escova de lavar roupas para limpar a parte externa do calçado, e a escova de dentes para a parte interna. Importante, não jogue o sabão em pó diretamente no sapato. O ideal é fazer uma misturinha com água e sabão em pó e usar ela.
  2. Em seguida, aplique o sapólio ou CIF e esfregue bastante;
  3. Enxague o calçado com água e depois use o cotonete e o algodão para passar a acnase nas manchas que restaram;
  4. Nas manchas de esmalte, aplique o óleo de banana. Mas um cuidado muito importante nessa hora, faça isso em um ambiente COM SOMBRA. Esse produto pode manchar não só o calçado, como a sua pele, se for exposto aos raios solares. Você deve aplicar com o algodão e cotonete também;
  5. Deixe os produtos agindo por uns minutinhos e depois enxague;
  6. Deixe a sua Melissa secar, preferencialmente na sombra.

Se você seguiu todos os passos acima de maneira correta, provavelmente a sua Melissa vai estar limpinha e com cara de nova.

Quanto tempo dura esse processo?

Esse processo de limpeza demora mais que o convencional, e dependendo da quantidade de pares que você vai lavar, é interessante reservar um dia inteiro para isso.

Além disso, uma coisa muito importante sobre o passo a passo acima é que ele serve apenas para melissas LISAS. Modelos texturizados como as flocadas ou com glitter não devem passar por esse processo, pois você poderá tirar partes da textura que está aplicada.

Nesse tipo de modelo o ideal é que você aplique o CIF de forma delicada, e depois uso lenços umedecidos ou um pano úmido para esfregar e depois tirar todo o produto. Nunca coloque esse tipo de calçado diretamente na água corrente, ou você vai acabar danificando-o.

Mais uma coisa, o óleo de banana é recomendado apenas para Melissas CLARAS. Nas escurar use apenas o sapólio e acnase.

Dicas e cuidados para deixar suas melissas sempre limpas

como tirar mancha da Melissa

Agora que já mostramos como tirar mancha da Melissa, separamos a seguir algumas dicas e cuidados básicos que você deve ter para que sua Melissa fique com um visual impecável. Confira!

Chegou em casa? Paninho úmido ou lenço umedecido

Por mais cansada que você esteja ao chegar em casa, tire um tempinho para passar um pano úmido ou lenço umedecido no sapato que acabou de usar. Boa parte das manchas é justamente por causa de sujeiras, tintas ou resíduos que secaram na superfície do calçado.

No caso do pano úmido, passe ele com cuidado no caso de Melissas com Glitter ou Flocadas. E se for usar lenços umedecidos, prefira aqueles sem álcool, uma vez que ele pode ressecar o material.

Jamais deixe secando suas Melissas no Sol

Se você tirou o dia para fazer a limpeza completa das suas Melissas, sempre deixa elas secando na sombra. O sol pode acabar ressecando o material delas e até manchar, se você usou produtos como óleo de banana para retirar as manchas.

Choveu e a Melissa ficou cheia de barro? Pano úmido e depois seque

Sua Melissa tomou aquela chuva e ficou completamente cheia de barro? A primeira coisa que você deve fazer é limpar ela com um pano úmido. Depois, deixe o calçado secando na sombra.

Quando ele tiver bem seco, dê pequenas batidinhas com ele em uma superfície plana. Isso vai ajudar a tirar o barro que voltou a virar pó de todos os espacinhos, principalmente se o modelo for flocado, que geralmente acumula sujeira com mais facilidade.

Nunca deixe suas melissas de molho com outras roupas

Se for lavar suas melissas, faça isso em uma água totalmente separada das roupas que vai lavar também. Muitas peças soltam tinta, e se você deixar seus calçados de molho, pode acabar piorando a situação.

O ideal, inclusive, é não deixar a melissa de molho. Deixe apenas os produtos citados no passo a passo anterior agindo por alguns minutinhos e depois enxague em água corrente. Isso, claro, para os modelos lisos e não os flocados e com glitter que não devem ser submergidos em água.

Viu como tirar mancha da Melissa não é impossível? Não deixe de colocar essas dicas em prática e veja como será mais fácil higienizar e conservar sua coleção.

Facebook Comments
Powered by Rock Convert