Saiba como recuperar o flocado da Melissa

Saiba como recuperar o flocado da Melissa

Saber como recuperar o flocado da Melissa é algo que toda melisseiras precisa saber. Afinal de contas, por mais cuidado que você tenha com seus calçados, algum acidente pode acontecer, danificando sua textura e, consequentemente, o seu visual.

Desde chuva, até o ato de chutar alguma pedrinha sem querer. Tudo isso pode danificar o seu calçado, acabando com aquele visual mais fofinho e charmoso que só a Melissa possui.

Mas, atualmente já existem meios para você saber como recuperar o flocado da Melissa. O processo não é simples e exige paciência bem como delicadeza. Isso porque você terá que usar materiais onde qualquer deslize pode deixar sua Melissa com um visual ruim e deformado.

Para que isso não aconteça e você consiga recuperar o flocado da sua Melissa, elaboramos um passo a passo simplificado que pode lhe ajudar bastante nesse processo. Confira!

Como recuperar o flocado da Melissa: Passo a passo

O passo a passo pararecuperar o flocado da Melissa mantendo a cor precisa ser feito em um dia que você tiver um bom tempo livre. Fazer ele com pressa não vai deixar um visual muito bacana.

como recuperar o flocado da Melissa

Para esse processo de recuperação da sua Melissa você vai precisar de apenas três itens:

  • Siq Floq;
  • Siq Plas (Siq Cola);
  • Esmalte da cor da melissa;
  • Primer.

O Siq Floq nada mais é do que a camurça em pozinho, que é usada para criar o aspecto de focado. Você pode encontrar ela e todos os demais itens em lojas de artesanato  (exceto o esmalte que é encontrado em lojas de cosméticos) físicas e virtuais. O preço varia bastante de região.

O ideal é que você veja pessoalmente o Siq Floq para ter certeza que ele combina com a cor da sua Melissa. Inclusive, uma boa dica é levar o seu calçado para a loja e fazer a comparação na loja.

Muita gente utiliza cola branca no lugar da Siq Plas, mas não é muito recomendado. Isso porque as colas brancas são solúveis na água. Ou seja, qualquer chuvinha que você tome fará todo o seu trabalho ser jogado fora.

Além dos itens acima, você também deve providenciar palitos de dente, pincel de certas duras e um lugar adequado para fazer todo o processo. Se você tiver algum problema respiratório, como rinite, também é recomendado que você use máscara durante ele.

Isso porque o Siq Floq é um pozinho que espalha muito facilmente. E provavelmente se você aspirá-lo poderá ter uma reação alérgica. Com tudo isso em mãos é só seguir os passos de como recuperar o flocado da Melissa abaixo.

1. Higienize a Melissa

A primeira coisa que você precisa fazer é limpar a sua melissa. Isso porque qualquer sujeira ou poeira que fique vai prejudicar a recuperação. O ideal é usar lencinhos umedecidos para tirar as sujeiras maiores, e fita adesiva para eliminar pelinhos e outros resíduos.

2. Aplique o primer

O segundo passo sobre como recuperar o flocado da Melissa é passar o primer no local que está sem o flocado. Para isso use o pincel de cerdas duras.

Tome muito cuidado nessa aplicação, pois, se você colocar excesso de primer ele pode escorrer para as partes flocadas e prejudicar o visual do calçado. Além disso, sempre faça esse tipo de processo em um local forrado com jornal, para evitar qualquer tipo de acidente.

3. Aplique o esmalte

Depois que o primer tiver completamente seco, você deve aplicar o esmalte. Pode usar o próprio pincel dele, mas, tome cuidado para fazer uma camada bem fina.

Além disso, evite usar cores metalizadas e peroladas. Você precisa usar um tom que seja o mais próximo possível da cor da sua melissa. Somente assim você obterá um visual mais natural.

Depois de aplicar o esmalte, deixa a sua melissa secando na sombra. Tudo deve secar bem, então se for necessário deixe ela secando por dois dias.

4. Aplique a Siq Cola

O próximo passo de como recuperar o flocado da Melissa é aplicar a Siq Cola. Para isso você pode usar o pincel de cerdas também (mas lembre de lavá-lo bem logo depois de usar o primer).

Assim como você fez com o primer e o esmalte, aplique uma camada bem fina de cola. Dessa forma, você evita um visual grosseiro ou até mesmo que o seu calçado fique deformado.

5. Coloque o siq floq

Logo em seguida, com a cola ainda molhada, você precisa aplicar o siq floq. O ideal é jogar o pozinho aos poucos sobre a parte danificada.

Depois de jogar tudo, com o auxilio do palito de dentes, vá “ajeitando” o material de forma que ele fique uniforme com o restante da textura. Você também pode dar leves batidinhas na lateral da melissa para que o excesso caia.

Em seguida, dê leves apertões no local com os próprios dedos. Isso fará a superfície ficar mais lisinha e uniforme. Mas cuidado para não apertar demais e acabar deixando um buraco no local.

6. Deixe secar na sombra

Depois que você tiver aplicado o flocado, o próximo passo de como recuperar o flocado da Melissa é deixá-la secando. Importante, ela sempre deve ficar na sombra, e nunca no sol. É preciso deixar ela secando por, pelo menos, dois dias, para que os materiais fixem bem no calçado. Agora é só usar o seu calçado flocado maravilhoso!

Depois que você fizer a recuperação é possível higienizar a melissa normalmente. Os materiais próprios vão evitar que o flocado saia com facilidade.

Mas tenha em mente que a parte recuperada não ficará totalmente igual a uma melissa original. Afinal de contas, a marca utiliza materiais próprios.

Como recuperar o flocado da Melissa, mas mudando a cor?

Também há como recuperar o flocado da Melissa mudando a cor original dela. Essa é uma alternativa muito frequente entre melisseiras que já estão com os calçados bem detonados, ou, que querem dar vida nova a eles.

como recuperar o flocado da Melissa

O processo de recuperação é o mesmo. Contudo, antes você precisará retirar todo o flocado antigo do seu calçado para só fazer o novo.

Você pode conferir como fazer esse processo no post Como tirar o flocado da Melissa e transformá-la. Ele vai exigir muita paciência, pois, a cola que segura o flocado é bem resistente.

Depois de retirar qualquer resquício do flocado antigo, você precisará pintar a melissa da nova cor. Nesse caso o esmalte não é o mais recomendado. Isso porque ele é voltado apenas para pequenos reparos.

Existem várias possibilidades de materiais. Para quem deseja trocar a cor da melissa para preto, um simples pincel atômico já ajuda.

Mas você pode trocar para outras cores usando uma tinta acrílica e algum fixador por cima, como o próprio primer. Isso porque se você não usar nada, corre o risco da cor se perder sempre que você tomar uma chuva.

Depois que a melissa estiver com a nova cor e totalmente seca, é só repetir o passo a passo de como recuperar o flocado da Melissa logo acima.

Você precisará ter ainda mais delicadeza e cuidado, afinal, uma coisa é recuperar pequenas falhas, outra é você refazer toda a cobertura do seu calçado. Aqui o tempo é essencial.

Você não vai poder fazer a recuperação por partes, será necessário texturizar a sua melissa inteira no mesmo dia. Se você deixar partes secarem de um dia para o outro, provavelmente vai dar para perceber depois as diferenças entre elas. Então, faça em um dia que estiver totalmente livre, para conseguir um visual uniforme.

Dicas para manter o flocado da sua Melissa por mais tempo

Agora que você já sabe como recuperar o flocado da Melissa, nós vamos dar algumas dicas para manter essa textura por muito mais tempo.

1. Limpeza só com pano úmido ou lencinho umedecido

Nada de jogar a sua melissa flocada embaixo de uma torneira de água. O flocado é um material muito sensível, principalmente se ele foi recuperado.

Logo, o ideal é limpar esse tipo de calçado sempre com um pano úmido ou lencinho umedecido. Apesar por dentro dele que é possível usar uma escovinha de dentes.

2. Higienização sempre que chegar em casa

Sempre que você chegar em casa a primeira coisa que deve fazer é higienizar a sua melissa. Se a sujeira ficar nela por muito tempo, será mais difícil tirar posteriormente. Além disso, você corre o risco de acabar manchando ela de vez.

3. Sabão líquido

Para sujeiras mais difíceis você pode usar o sabão líquido e uma escovinha de dentes de cerdas super macias. Mas isso só deve ser usado em sujeiras realmente difíceis de tirar, como lama seca. Você deve fazer movimentos bem delicados, e depois retirar com água, mas sem ser corrente.

4. Secagem apenas na sombra

A melissa flocada é o tipo de calçado que só pode ser seco na sombra. Se você expor ela muito tempo no sol corre o risco de manchá-la.

Por isso sempre deixe suas melissas texturizadas de modo geral (tanto as flocadas como as com glitter) secando na sombra e em um lugar onde bata vento, para ajudar a evitar mal cheiro.

Agora que você já sabe como recuperar o flocado da Melissa, não deixe de dar vida nova para aqueles modelos que estavam parados no seu guarda-roupas.

Quer mais dicas como essas sobre cuidados com as Melissas? Então aproveite para conferir mais posts do blog.

Facebook Comments
Powered by Rock Convert