Como limpar sua Melissa e deixá-la com cara de nova

Você sabe como limpar uma Melissa? Ou como tirar mancha de Melissa? Se a sua resposta for não, então saiba que não é a única. Isso mesmo! Hoje em dia, muita gente fica na dúvida sobre como manter a sua sandália sempre limpinha.

Isso porque, conforme você vai usando esse tipo de calçado, ele começa a adquirir manchas e a acumular sujeira. Por conta disso, é necessário fazer a limpeza periódica, evitando, assim, que ele acabe ficando com marcas permanentes.

E se você faz parte desse grupo, que deseja aprender a higienizar da maneira correta a sua Melissa favorita, até mesmo para evitar que ela se desgaste rapidamente, então esse post foi feito para você. Seguindo os cuidados certos, é possível retirar diversos tipos de resíduos da sua sapatilha, desde tinta de parede até manchas de canetinha. E deixar o seu visual como novo.

Quer saber como fazer isso? Então, confira a seguir o tutorial fácil que preparamos para você e também algumas dicas que vão ajudar na hora de saber como limpar uma Melissa. Confira!

Quais materiais são necessários

Dificilmente você encontrará um produto específico para a higienização da sua sandália. Para fazer a limpeza, você vai usar alguns itens simples, muitos utilizados até mesmo no seu dia a dia.

Para realizar o processo e saber como limpar uma Melissa você precisará de:

  • sabão em pó: para retirar a sujeira superficial;
  • CIF ou sapólio líquido: è um produto utilizado para a limpeza pesada de revestimentos, pisos, pias, boxes e entre outras superfícies;
  • acnase: é um creme usado para o tratamento de acnes e cravos. Sua composição o torna ideal para a remoção de manchas;
  • óleo de banana: é um solvente natural poderoso usado para diluir líquidos como esmaltes e tintas;
  • escova de dente: essencial para que você consiga limpar áreas mais difíceis, como a parte interna da sandália;
  • escova de lavar roupas: usada para higienizar a parte externa e remover manchas mais difíceis;
  • cotonetes e algodão: utilizados para limpar detalhes como laços e outros adereços da sua Melissa.

Observação: todos esses produtos são essenciais para a limpeza das peças.

Como limpar uma Melissa básica

Siga este passo a passo para limpar os modelos mais tradicionais. Se a sua Melissa for do tipo flocado, com glitter ou de outros tipos, confira as dicas específicas mais adiante.

1. Comece dissolvendo o sabão

Primeiramente, dissolva uma medida de sabão em pó em dois litros de água. Você deve mexer essa mistura até que comece a fazer espuma. Controle os impulsos, você não deve nunca jogar o sabão diretamente sobre o calçado — o ideal é sempre dissolver o sabão antes da aplicação.

2. Use a escova de lavar roupas

O segundo passo é usar a escova de lavar roupas. Molhe-a na mistura de sabão e só então passe a escova sobre a sua Melissa. É preciso escovar bem para remover toda a sujeira, especialmente na região do solado, que é, geralmente, a área mais suja. Após escovar, enxágue bem.

3. Passe um pouco de CIF ou sapólio líquido

O próximo passo é passar o CIF ou sapólio líquido em toda a sua sapatilha ou sandália, com foco nas áreas que ainda estiverem manchadas. Então, com a escova de lavar roupas, esfregue bem a superfície da peça.

como limpar melissa

4. Não se esqueça de limpar a parte interna com uma escova de dentes

Sua Melissa não acumula sujeira e mancha só na parte de fora, certo? A parte interna dela deve ser limpa usando a escova de dentes, por ser menor e alcançar os cantinhos mais difíceis eliminando as sujeirinhas mais chatas.

5. Não deixe resíduos de sabão ou sapólio

Todo o processo exige que você enxágue muito bem a sandália. Deixar resíduos de materiais de limpeza sobre ela pode ocasionar em mais manchas. Após o enxágue seque bem a sapatilha ou sandália antes de ir para a próxima etapa.

 

6. Aplique Acnase nas manchas mais resistentes

Se após esse processo de como limpar uma Melissa, ainda restarem manchas na sua, a dica é utilizar a Acnase. Aplique a pomada nas manchas restantes com ajuda de um cotonete ou de um algodão. Em seguida, deixe a peça ao sol, por cerca de três horas. O sol ajuda a Acnase a remover as manchas sobre o material plástico.

7. Use óleo de banana caso as manchas sejam de esmalte ou tinta

Para o caso de manchas específicas com tinta ou esmalte, a dica é substituir o creme de espinhas pelo óleo de banana. O mesmo procedimento deve ser realizado.

8. Finalize o processo de higienização com um lenço umedecido

Depois de secar ao sol, a higienização da sandália deve ser finalizada usando um lencinho umedecido. Ele removerá qualquer resíduo dos materiais de limpeza, seja Acnase ou óleo de banana.

Viu como é fácil? Em poucos minutos e sem precisar comprar produtos extremamente caros, é possível deixar a sua Melissa com cara de nova. Veja o antes e depois:

Uma coisa que você precisa ficar atenta é em relação ao tipo de sapatilha. Dependendo do modelo, será necessário mudar um pouquinho o processo de limpeza.

 

Viu como é fácil? Em poucos minutos e sem precisar comprar produtos extremamente caros, é possível deixar a sua Melissa com cara de nova. Veja o antes e depois:

Uma coisa que você precisa ficar atenta é em relação ao tipo de sapatilha. Dependendo do modelo, será necessário mudar um pouquinho o processo de limpeza.

Como limpar uma Melissa fosca

No caso das sapatilhas foscas, você não deve usar óleo de banana. Isso porque, o óleo poderá deixá-la luminosa, eliminando o efeito fosco especial. Não queremos isso, certo? Nesse caso, o ideal é usar apenas o Acnase ou, em caso de manchas de esmalte, um pouco de removedor de esmaltes diluído em água.

Lembre-se de nunca passar esse tipo de substância na sua sapatilha ou sandália sem diluir. Você pode manchar ainda mais o seu calçado;

Como limpar uma Melissa flocada

No caso do modelo flocado, também atente para alguns cuidados. Deixe a escova de lavar roupas de lado! Nessa situação, você deve usar apenas a escova de dentes. É importante que ela tenha cerdas mais macias.

1. Remova os pelinhos com fita adesiva

Os pelinhos (e outros tipos de resíduos) que costumam agarrar na sua Melissa flocada devem ser removidos usando fita adesiva, nunca esfregando. Esfregar pode detonar o efeito flocado da sandália. A fita adesiva ajudará na remoção de tudo que originalmente não faz parte da superfície dela.

2. Deixe a sandália secar na sombra

Enquanto as outras Melissas devem secar ao sol, esse tipo de sapatilha deve secar à sombra. Os raios solares diretos pode trazer o desbote das cores, devido ao material flocado e suas especificidades.

3. Tente a restauração do flocado de sua Melissa

Quem deseja recuperar o flocado e não sabe o que fazer, a dica é usar o produto Siq Floc em conjunto com a cola permanente Siquiplás e o primer para metais, pet e vidro à base de água. Aplique o primer e deixe secar por 20 minutos. Em seguida, passe a cola permanente em toda a Melissa e por último aplique o flocado (Siq Floc).

Aperte com os dedos para que o flocado fique bem firme. Depois basta retirar o excesso, dando batidinhas com os dedos (já limpos). Nesse processo você pode mudar a cor da sua sandália: após aplicar o primer, você deve pintá-la na nova cor que quiser. Deixe secar por, pelo menos, dois dias até seguir para a colagem do novo flocado.

4. Saiba como prevenir o desbote das flocadas pretas

Uma dica para prevenir que as Melissas flocadas pretas desbotem é usar o Nugget. Para quem não sabe, Nugget é uma graxa líquida para os sapatos. Se você não deseja remover o flocado e está notando que a sandália desbotou, pinte-a!

O Nugget preto deixará seu modelo flocado preto como novo. Existem opções de outras cores, como branco, marrom e o Nugget próprio para camurça.

Como limpar uma Melissa com glitter

A sandália com glitter é uma das mais delicadas. Por isso, a limpeza dela exige alguns cuidados mais específicos. Veja as dicas para saber como limpar uma Melissa com glitter:

1. Não use a escova de lavar roupas

Assim como no caso da Melissa flocada, o modelo com glitter também é sensível à escova de lavar roupas tradicional. A parte de fora também não deve receber nem sua escova de dentes usada. O mais indicado é limpar a parte externa com lencinhos umedecidos e álcool.

Deixe a escova de dentes somente para a limpeza da parte interna desse modelo de Melissa, ainda com cerdas macias.

2. Não molhe a Melissa com glitter

A sandália com glitter jamais deve ser molhada, como as demais. Isso fará com que os brilhos desgrudem da sua superfície e que a sapatilha comece a ficar “careca”. Essa dica é específica para o glitter que não faz parte do plástico, ok? Aqueles que parecem mesmo um alto-relevo.

Pela mesma razão, você deve evitar o uso desse calçado em dias de chuva, se quiser manter o glitter e o aspecto de novo.

3. Entenda melhor como restaurar a sua Melissa com glitter

Você precisará de cola branca, glitter (na cor do calçado), pincel, verniz em spray. Depois de fazer a limpeza da Melissa com glitter, para restaurar o brilho você precisa aplicar cola branca em toda a superfície do calçado. Faça isso com auxílio do pincel.

Com a sandália ainda molhada (de cola) jogue o glitter sobre ela, dando leves batidinhas para remover o excesso de material. Deixe a colagem secar de um dia para o outro antes de seguir para a próxima etapa.

Aplique, então, uma camada bem generosa de verniz em spray e, novamente, deixe secar de um dia para o outro. Somente quando o verniz estiver completamente seco é que você deve voltar a usar o calçado. O verniz protegerá a peça e aumentará a durabilidade desse processo de restauração.

Caso a sapatilha ou sandália tenha furinhos, pode ser que a cola ou glitter cubra alguns deles. Nesse caso, use aquele palito de limpar unhas (ou mesmo um arame) e empurre dentro dos furinhos para remover a cola.

 

O que fazer para manter a sua Melissa sempre linda

Agora que você já sabe como limpar uma Melissa, chegou a hora de aprender como aumentar a durabilidade da sua sandália ou sapatilha. Muitas fashionistas não sabem, mas alguns cuidados simples durante o dia a dia são essenciais para manter o calçado maravilhoso por mais tempo.

Confira as dicas abaixo:

1. Nunca guarde o calçado ainda úmido

Tomou chuva ou lavou a sapatilha? Suou demais nos pés? Não guarde ela assim no armário! Passe um lencinho umedecido em todo o calçado e deixe ela secar na sombra ou no sol de fim de tarde. Jamais guarde ela úmida, além de dar mal cheiro, você poderá manchar o seu modelo.

2. Sempre tenha um pacote de lenços umedecidos por perto

Os lencinhos são os verdadeiros heróis das melisseiras. Isso porque, eles vão auxiliar todo o processo para que a Melissa não manche. Caso você derrube alguma coisa na sapatilha, como esmalte, por exemplo, limpe imediatamente com o lenço umedecido.

Assim, você evite que a substância fique muito tempo em contato com o material e acabe gerando uma mancha permanente.

3. Não use modelos flocados ou com glitter em tempo chuvoso

A previsão é de chuva? Então deixe a sua Melissa com glitter ou flocada bem guardadinha. Esses modelos são bem mais frágeis em relação a água. Logo, para evitar a chamada calvície da sapatilha flocada, evite usá-la frequentemente, principalmente em dias chuvosos. Nada de pisar em poças também, né?

4. Faça uma limpeza profunda periodicamente

Muita gente acha que é só passar um paninho na Melissa e tudo certo. Contudo, é essencial realizar uma limpeza profunda na sapatilha ao menos uma vez na semana, para evitar que a sujeira e outros resíduos se acumulem por muito tempo.

5. Use álcool em gel para tirar o chulé

Todo calçado de plástico aumenta as chances de suor nos pés. É comum para quem passa o dia todo usando a Melissa sentir aquele “chulezinho” incômodo ao tirar a sapatilha. Se esse é o seu problema, basta usar álcool em gel na parte interna do calçado.

Após todo o processo de limpeza, aplique álcool em gel com uma escova de dentes, passe em todos os cantinhos internos e se livre do mau cheiro! Para prevenir o odor, a dica é adotar medidas simples como o uso de talco e/ou meias, quando possível.

Como guardar sua Melissa para conservá-la melhor

Outra dica muito importante de conservação da sandália é saber como guardá-la após o uso. As caixas da Melissa são lindas e serão as melhores amigas quando você precisa organizar seu armário e conservar os calçados, sem prejudicar sua superfície.

Mas não as coloque na caixa (ou mesmo nos saquinhos) imediatamente após usar. É preciso deixar o calçado respirar para que as bactérias não se alojem nele e se desenvolvam. Deixe a peça em um local arejado, e só depois guarde na caixa.

Com esse incrível tutorial de como limpar uma Melissa, bem como essas dicas simples de conservação, você verá que será bem mais fácil manter a sua sapatilha linda e arrasar no look por muito mais tempo.

Gostou dessas dicas? Se você está em busca de novas tendências e modelos de Melissa, clique aqui para conferir as coleções Verão e Inverno 2018. Até a próxima!


Facebook Comments
Powered by Rock Convert