11 Formas de como ganhar dinheiro no Instagram

como ganhar dinheiro no instagram

Cada vez mais pessoas tem procurado saber como ganhar dinheiro no Instagram. Essa rede social se tornou uma das maiores do mundo e não é por acaso.

Atualmente, essa plataforma possui um bilhão de usuários ativos por mês. E com a quantidade de atualizações que ela recebe constantemente, cada vez mais o Instagram vem se mostrando uma excelente alternativa para lucrar na web.

Até o momento, a rede social não possui um sistema de pagamento próprio. Ou seja, as pessoas não podem finalizar pagamentos apenas dentro do Instagram é necessário ter um sistema terceirizado, como o Paypal, por exemplo.

Contudo, isso não impede da plataforma ser uma boa fonte de renda. É possível ganhar dinheiro online com o Instagram de diversas maneiras.

E hoje você vai aprender mais sobre como empreender e obter a sua independência financeira através do Instagram.

Porque o Instagram é um excelente meio para lucrar na web?

O Instagram sem sombra de dúvidas é uma das melhores plataformas para se ganhar dinheiro na web. Além de ter uma dinâmica simples, a rede social abre oportunidades para uma série de modelos de negócios.

Atualmente, 500 milhões de pessoas usam o app diariamente. Do total de usuários, pelo menos 80% seguem um perfil comercial (que pode de empresas ou profissionais). Ou seja, o público é altamente ativo. E se for abordado de forma correta, pode gerar muitos lucros rapidamente.

O engajamento dos usuários do Instagram é um dos maiores entre as redes sociais. E engana-se quem acredita que é necessário milhões de seguidores para conseguir lucrar nessa plataforma.

Com quantidades menores já é possível obter resultados. Inclusive, os chamados micro perfis já tem ganhado espaço no mercado. A abordagem regionalizada gera um excelente nível de engajamento.

Outro motivo que faz do Instagram uma excelente plataforma de negócios é que além das estratégias para audiência orgânica, você também pode investir em anúncios. Assim como o Facebook, a plataforma possui um sistema de campanhas eficiente que permite que você crie ações direcionadas.

Mais do que isso, você pode verificar a eficácia delas através de métricas.

Confira 11 maneiras incríveis para saber como ganhar dinheiro no Instagram

como ganhar dinheiro no instagram

Existem várias formas de você saber como ganhar dinheiro no Instagram. Mesmo a rede social não tendo um sistema de pagamento integrado, ela ainda é canal de negócios excelente.

Com as estratégias certas você pode obter um alcance incrível. Além disso, recursos como direct, stories e até mesmo o IGTV abrem novas possibilidades de interações e conteúdos.

O que pode fazer toda a diferença na interação com os seguidores. Construindo uma identidade sólida dentro da plataforma, é possível se tornar um empreendedor digital de sucesso.

Confira abaixo 11 formas incríveis e super simples de ganhar dinheiro no Instagram:

1. Crie uma loja virtual

Recentemente o Instagram lançou a modalidade de Store para perfis comerciais. Basicamente agora é possível criar uma aba de lojinha virtual dentro da rede social e cadastrar produtos do catálogo.

Através desse cadastro é possível redirecionar os usuários diretamente para a página de venda dos itens. Com isso é possível criar a loja virtual dentro da rede social e só finalizar a compra em um sistema a parte.

Ter um e-commerce é uma das melhores maneiras de saber como ganhar dinheiro no Instagram. Isso porque a sua loja sempre ficará a disposição de clientes. Ou seja você poderá realizar vendas 24 horas por dia.

Além disso, caso você esteja começando e ainda não queira investir em um sistema de pagamento terceirizado, uma alternativa é apenas anunciar pela plataforma e finalizar a compra através de depósito bancário.

2. Seja um influenciador digital

Outra forma incrível de você aprender como ganhar dinheiro no Instagram é sendo um influenciado digital. Os influenciadores se tornaram poderosos dentro do universo do marketing digital.

Isso porque eles têm a capacidade de influenciar diretamente milhares e até mesmo milhões de usuários. E as formas de monetizar esse trabalho são as mais variadas.

Ao contrário do Youtube que já possui um sistema de monetização, o Instagram ainda está desenvolvendo esse sistema. Mesmo assim é possível ganhar dinheiro dentro da plataforma sendo influenciador. Entre as principais estão:

  • Parcerias com marcas

As parcerias com marcas são uma excelente maneira de lucrar como influenciador. Através delas você irá recomendar produtos e serviços.

  • Postagens pagas

Você também fazer postagens pagas, tanto no feed como no stories. Essa forma de ganhar dinheiro no Instagram pode gerar muitos lucros se você tiver um público engajado.

Contudo, sempre é importante deixar bem claro para seus seguidores de que se trata de um publi.

E engana-se quem acredita que apenas perfis gigantes que podem conseguir parcerias e postagens pagas. Os microinfluenciadores fazem muito sucesso, principalmente por conta da influência regional.

3. Divulgue produtos como afiliado

Mais uma das formas de saber como ganhar dinheiro no Instagram é divulgando produtos como afiliado. O marketing de afiliados tem crescido cada vez mais.

Isso porque, é possível obter excelentes lucros em pouquíssimo tempo. Para quem não conhece esse tipo de negócio online, ao se tornar um afiliado você passará a divulgar produtos de terceiros. A cada venda feita através da sua divulgação, você receberá uma comissão.

Mas como o dono do produto saberá que foi você quem fez a venda? Simples, cada afiliado possui um link exclusivo. É um código único que permite que o sistema do programa de afiliados exatamente quem foi responsável pela venda.

O Instagram é uma alternativa para quem deseja atuar como afiliado. Isso porque você pode fazer as divulgações de várias maneiras. Um exemplo é usar o IGTV para fazer reviews de produtos.

A grande maioria dos consumidores busca esse tipo de conteúdo antes de adquirir produtos e serviços. Ou seja, produzir conteúdos que mostrem as características e diferentes dos itens vai ajudar a aumentar as suas vendas.

4. Divulgue e venda trabalhos artísticos

O Instagram também é uma excelente plataforma para quem deseja ganhar dinheiro com trabalhos artísticos.

Designers, ilustradores, pintores, escultores, artesãos, cartunistas, chargistas. Todos esses profissionais que atuam criando obras podem lucrar e muito dentro da rede social.

Isso porque ela se baseia justamente no compartilhamento de imagens. Ou seja, é um excelente espaço para se divulgar pinturas, ilustrações, esculturas e outros trabalhos artísticos do gênero.

Muitos profissionais utilizam a rede social como um portfólio. Através dela é possível expor trabalhos e assim conseguir mais clientes.

Já outros usam o Instagram como loja mesmo. Lembra do sistema de Store que foi lançado? Ele também pode ser usado por artistas sem qualquer problema. É só cadastrar as obras no catálogo e depois redirecionar as postagens para os links de compra.

E claro, também é possível aceitar encomendas e fazer produções personalizadas conforme as necessidades de cada cliente.

5. Gerencie perfis

Mais uma das maneiras de como ganhar dinheiro no Instagram é gerenciando perfis. Essa é uma excelente alternativa, tendo em vista a demanda por profissionais especializados em Social Media.

O Social Media é um profissional tem como principal função gerenciar as mídias sociais de determinada empresa, de modo a garantir que o público sempre esteja atualizado. Além disso, ele também precisa criar estratégias de marketing que ajudem a marca a crescer e se fortalecer dentro da plataforma.

Basicamente você ficará encarregado de postar conteúdos e analisa-los de maneira a melhorá-los constantemente.

Para trabalha gerenciando perfis do Instagram é necessário ter alguns conhecimentos básicos, tais como: SEO, planejamento estratégico, marketing digital, marketing de conteúdo, inbound marketing, métricas, formas de monetização entre outras.

Mas engana-se quem acredita que apenas fazendo uma faculdade que é possível obter todos esses conhecimentos. Atualmente já existem uma série de cursos para quem deseja se tornar um social media. Muitos online e até mesmo gratuitos.

Mais além de se especializar é importante que você tenha disciplina e foco. Afinal de constas você poderá trabalhar com vários clientes ao mesmo tempo e em casa.

É preciso ter uma excelente habilidade de organização também, principalmente se você tiver que lidar com vários clientes ao mesmo tempo.

6. Venda suas fotos

Diariamente as marcas precisam de fotos de alta qualidade. Seja para colocar em campanhas ou até mesmo nas postagens nas redes sociais.

como ganhar dinheiro no instagram

Logo, uma das formas de como ganhar dinheiro no Instagram é justamente vendendo as fotos que você produz. Você não precisa, necessariamente, ser um fotógrafo formado para vender produções do gênero.

Tendo a habilidade e sabendo se auto divulgar, já é possível obter excelentes lucros.

O Instagram será basicamente o seu portfólio. Através dele você poderá colocar fotos de diferentes categorias e assim possibilitar que possíveis clientes conheçam melhor o seu trabalho.

Além disso, é através dessa rede social que muitos clientes convencionais, como aqueles que querem contratar fotógrafos para casamentos, formaturas e aniversários, poderão te conhecer.

Por isso essa é uma excelente maneira de como ganhar dinheiro no Instagram.

7. Agenda atendimentos pelo Instagram

Muitos profissionais não podem prestar atendimento de maneira online, como, por exemplo, médicos. Contudo, é possível usar essas plataformas, inclusive o Instagram, para fazer o agendamento de atendimentos.

Ser um secretario online também é uma das maneiras que você tem de saber como ganhar dinheiro no Instagram.

Você poderá trabalhar do conforto do seu lar, para vários clientes. Atualmente muitas clínicas e consultórios possibilitam que seus pacientes agendem consultas de maneira online.

Isso porque esse tipo de agendamento traz uma série de benefícios. Para começar que é mais fácil para as pessoas de maneira geral agendar usando o Instagram, por exemplo. Elas podem fazer isso a qualquer momento, tendo apenas o smartphone com acesso a internet.

Para as empresas, esse tipo de atendimento acaba reduzindo muito os custos. Afinal de contas não é necessário pagar para acessar a plataforma, enquanto ter um ramal para a telefonista acaba pesando no bolso.

Claro que para trabalhar com agendamento de atendimentos você precisa de alguns conhecimentos específicos. Fazer uma especialização em atendimento de modo geral é uma boa alternativa.

Além disso você precisa entender o modo de atuação da empresa, que tipos de atendimentos ela oferece entre outras coisas.

8. Faça a divulgação de serviços

Outra excelente forma de saber como ganhar dinheiro no Instagram é divulgando serviços através da plataforma. Você não precisa pagar absolutamente nada por essa divulgação, e pode ter um alcance bem maior do que nas mídias tradicionais.

Cada vez mais empresas e profissionais tem optado por divulgar serviços em redes sociais. Isso porque nos últimos anos elas ganharam mais espaço entre os consumidores.

Hoje a grande maioria das pessoas acessa seus perfis nas redes sociais diariamente. É através desses canais que elas buscam por recomendações de locais, reviews de produtos e serviços e até mesmo notícias.

Logo focar a divulgação dos serviços nessa plataforma é uma excelente alternativa!

9. Faça publi posts

Essa também é uma opção incrível de você aprender como ganhar dinheiro no Instagram. Os posts pagos se tornaram muito presente dentro das redes sociais. E mesmo tendo a identificação de conteúdo pago, eles geral muito engajamento entre os usuários.

Os publi posts podem ser comprados por diversas pessoas e marcas. Muitos produtores de produtos digitais, por exemplo, investem nesse tipo de conteúdo para aumentarem suas vendas. Várias marcas utilizam esse formato para divulgar lançamentos de produtos. É o caso das marcas de maquiagem.

Se você tem um público engajado, criar publi posts pode ser uma das melhores formas de lucrar na web. Um único job pode te render uma boa grana, dependendo da quantidade de seguidores do seu perfil, e do nível de engajamento deles.

10. Tenha um brechó online

Essa é uma das maneiras de saber como ganhar dinheiro no Instagram que segue a mesma linha da loja online. Contudo, o foco aqui é desapegar das coisas velhas.

A grande maioria das coisas acaba acumulando muitas coisas com o passar dos anos. Desde roupas até móveis. O que boa parte não sabe é que é possível vendar esses itens usados pelo Instagram.

Basta transformar o seu perfil pessoal em um comercial. Com isso você poderá ter a opção de criar uma loja e usar o sistema de redirecionamento de links da rede social.

Contudo, mais importante do que isso é você ter uma boa estratégia de marketing para divulgar os seus itens. Uma boa dica é fazer postagens que mostrem combinações de looks, no caso de quem vai vender apenas roupas, calçados e acessórios.

Se você vai colocar outras coisas no seu brechó, como móveis, também vale fazer sugestões de decoração com eles. Dessa forma as pessoas conseguirão visualizar melhor os itens sendo usados, e assim as chances de vendas serão maiores.

11. Venda produtos digitais

Se tornar um produtor de produtos digitais e vender eles, também é uma das maneiras de saber como ganhar dinheiro no Instagram.

Existem vários tipos de infoprodutos, tais como: cursos online, planilhas, templates, e-books e muito mais.

Todos eles podem ser comercializados através do Instagram, desde que você saiba usar os recursos disponíveis. Os stories, por exemplo, são ótimos para fazer o lançamento desses itens.

Isso porque eles permitem que você coloque um link para a página de vendas. Esse é o único lugar além da Bio onde é possível acrescentar links.

Outra possibilidade é usar o IGTV para fazer reviews ou até mesmo tirar dúvidas dos seguidores sobre os produtos.

Essas são algumas das melhores formas de como ganhar dinheiro no Instagram. É possível encontrar alternativas para todos os perfis.

Desde para quem está começando na plataforma, até para quem já tem um grande volume de seguidores e deseja monetizar isso de alguma forma. Tudo é uma questão de estudar as opções e encontrar aquela que se encaixa melhor nas suas necessidades e perfil.

Dicas de como ganhar dinheiro no Instagram

como ganhar dinheiro no instagram

Além de saber quais as formas de ganhar dinheiro no Instagram, você também precisa colocar em prática algumas dicas de marketing digital. É através delas que será possível montar estratégias assertivas que potencializem os seus ganhos dentro da rede social.

1. Saiba quem é o seu público-alvo

A primeira dica é saber exatamente quem é o seu público-alvo. Esqueça essa ideia de que qualquer pessoa que queira comprar seus produtos ou contratar seus serviços representa seu público.

Você precisa focar a sua abordagem em pessoas que realmente tenham potencial para ser consumidores. E para isso será necessário fazer uma ampla pesquisa.

Você terá que entender detalhadamente o perfil do seu público-alvo. A maioria é homem? Mulher? Qual a faixa etária? E a média de renda?

A partir disso, é possível identificar as “dores” do seu público. Ou seja, as necessidades que fazem que essas pessoas procurem o seu tipo de produto e serviço dentro do Instagram. E, assim, sua chance de criar uma estratégia mais assertiva será bem maior.

2. Tenha uma estratégia de marketing

A segunda dica sobre como ganhar dinheiro no Instagram é ter uma estratégia de marketing. Um dos maiores erros que muitos empreendedores cometem é de começar a postar sem qualquer tipo de plano.

Isso gera apenas perda de tempo, esforço e até mesmo dinheiro. Quando você não sabe aonde deseja chegar, é impossível traçar um plano de ações.

Então, faça uma boa estratégia de marketing. Comece determinando onde você deseja chegar, e aonde está atualmente.

Por exemplo, seu objetivo é conseguir 50 mil seguidores, e atualmente você tem 5. Com base nessas informações será possível traças as ações necessárias para o objetivo se concentrar.

Você vai focar em mais postagens no dia para aumentar o engajamento? Fará mais Stories? Irá produzir conteúdos exclusivos para o IGTV?

Tudo isso será estabelecido no seu planejamento de marketing.

3. Publique com periodicidade

Manter uma periodicidade nas suas postagens é fundamental para conseguir lucrar no Instagram. Isso porque, os seguidores valorizam perfis que mantém um cronograma exato de publicação.

Se você posta uma vez hoje, depois daqui dois dias, fica uma semana sem atualizar e depois volta a postar, os seus seguidores nunca saberão quando poderão conferir novas postagens no seu perfil. Com isso, as chances deles abandonarem o perfil são maiores.

Logo, estabeleça um cronograma de postagens. Se você vai postar duas vezes por dia, por exemplo, quais serão os horários?

Determinar isso fará toda a diferença na sua estratégia de marketing.

4. Interaja com os seguidores

Mais numa das dicas de como gerar renda no Instagram é interagir com os seguidores. As interações são importantes por dois motivos.

O primeiro deles é que quando você interage com os usuários eles passam a ter mais consideração e confiança no seu perfil. Afinal de contas eles sabem que serão respondidos.

O segundo é que o nível de interação é um dos pontos levados em consideração pelos algoritmos da rede social. Ou seja, quanto mais você interage, mais chances de parecer para novos usuários com as características dos seus seguidores são maiores.

5. Aposte no Instagram ADS

Infelizmente todas as redes sociais têm uma dinâmica parecida no sentindo de alcance de postagens. Elas limitam o alcance das postagens orgânicas, de modo a incentivar a criação de anúncios pagos.

Isso acontece no Instagram, no Facebook, Twitter e em qualquer outra. Logo, você deve investir no Instagram ADS que é a plataforma de anúncios oficial da rede social. E isso será extremamente positivo.

Isso porque será possível criar campanhas direcionadas para o seu público-alvo, aumentando o seu alcance. E, claro, através das métricas será possível avaliar a eficácia dessas campanhas.

Essas são apenas algumas das dicas de como ganhar dinheiro no Instagram. Uma das coisas que você precisa ter em mente é que as redes sociais de modo geral mudam constantemente.

Elas sempre estão lançando novos recursos e posteriormente atualizando os que já existem. E se você realmente que obter lucro, precisa ficar de olho nessas atualizações e lançamentos, bem como nas tendências do mercado.

Conclusão

A internet se tornou um dos espaços mais fáceis para se empreender. Hoje, qualquer pessoa que queira se tornar um empreendedor digital pode fazer isso.

E dentro da web o Instagram é sem sombra de dúvidas uma das plataformas mais indicadas para quem deseja lucrar. Isso porque, além de ter uma dinâmica simples ela oferece uma série de alternativas para gerar renda.

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro no Instagram, não deixe de estudar as possiblidades, fazer um bom planejamento e colocar a mão na massa. Você verá que os resultados virão em pouco tempo.

Facebook Comments
Powered by Rock Convert