Dicas de como fazer para tirar o chulé da Melissa

como fazer para tirar o chulé da melissa

Não sabe como fazer para tirar o chulé da melissa? Esse é um problema que muitas melisseiras enfrentam. Mas, ao contrario do que muita gente pensa, o plástico em si não é o responsável pelo chulé. Na verdade, isso acontece por conta do excesso de suor dos nossos próprios pés, e nada tem relação com o material.

Para evitar esse tipo de problema, você precisa tomar alguns cuidados e colocar algumas dicas em prática. E nesse post, separamos algumas dicas que você pode adotar no seu dia a dia para tirar o chulé da sua Melissa. Confira!

Molhou a Melissa? Seque ela na sombra logo em seguida

como fazer para tirar o chulé da melissa

Você tomou aquela chuva com a sua Melissa? Então deixe ela secando logo em seguida na sombra. Antes você pode passar um pano seco por dentro para retirar um pouco da umidade.

No caso das Melissas escuras, você também pode colocar jornal no interior e então deixar para secar. O jornal irá ajudar a “puxar” a umidade. Contudo, essa dica é ideal apenas para modelos escuros, pois os claros podem manchar com a tinta do papel.

Coloque arroz cru ou sal dentro da sapatilha

Acredite, apesar de parecer estranho, essa é uma das melhores dicas sobre como fazer para tirar o chulé da melissa. Isso porque o arroz cru, bem como o sal, consegue absorver a umidade juntamente com o mau cheiro.

Então você pode colocar um pouco dentro do calçado e deixar lá por uma noite inteira. No dia seguinte jogue fora o arroz ou sal e passe um pano úmido dentro.

Deixe pacotes de sílica dentro dos calçados enquanto não estiver usando

Muitas vezes o chulé acaba surgindo porque os calçados ficaram um tempão guardados, e assim que você os colocou os microrganismos começaram a fazer o trabalho deles de gerar odores ruins. Para evitar esse tipo de problema, a dica é colocar pacotinhos de sílica dentro das suas Melissas.

Eles irão ajudar a absorver a umidade, evitando assim a proliferação de bactérias. Inclusive, é por conta disso que a grande maioria de calçados e bolsas já vem com esse tipo de produto quando são comprados.

Como fazer para tirar o chulé da melissa: Sachês de bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um verdadeiro coringa! E pode ser um grande aliado das melisseiras que querem parar de sofrer com o chulé. Isso porque ele também consegue absorver a umidade e o odor ruim.

Contudo, ele não deve ser aplicado diretamente no seu calçado, uma vez que o pH é diferente do corpo humano. Logo, pode acabar gerando irritações nos seus pés. O ideal é que você faça sachês de bicarbonato de sódio. Depois é só colocar esses saquinhos dentro das melissas quando não estiver usando-as.

Não sabe como fazer esses sachês? A gente ensina:

  1. Pegue um filtro de coar café e com uma tesoura abra ele ao meio;
  2. Em seguida, coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio dentro;
  3. O próximo passo é fazer uma trouxinha com o filtro e usar um barbante para amarrar.

Pronto! Agora é só colocar dentro dos seus calçados.

Spray de vinagre

Mais uma das dicas sobre como fazer para tirar o chulé da melissa é usar um spray de vinagre. A acidez desse alimento é excelente para combater as bactérias responsáveis por gerarem o mau cheio. Ou seja, assim é possível eliminar o aroma ruim.

Coloque um pouco de vinagre em um spray e depois aplique dentro da melissa. Deixe agindo por alguns minutos e depois passe um pano úmido para retirar toda a solução.

Você também pode usar limão no lugar do vinagre, mas nesse segundo caso é importante não expor sua melissa ao sol, uma vez que ela pode ficar manchada.

Como fazer para tirar o chulé da melissa: Use cascas de frutas cítricas

Outra excelente forma de acabar com o chulé é usando cascas de frutas cítricas.  Limão, laranja, e tangerina são excelentes alternativas. E o melhor de tudo é que além de eliminarem o chulé, elas ajudam a dar um cheirinho gostoso aos calçados.

Descasque uma dessas frutas e deixe as cascas no sol até secarem totalmente. Você também pode compras as cascas já secas em lojas de produtos naturais.

Depois, coloque algumas dentro dos seus calçados e deixe durante uma noite inteira. Depois é só tirar de manhã e pronto.

Cuide também dos seus pés!

como fazer para tirar o chulé da melissa

Para garantir que a sua melissa não fique com chulé, não basta cuidar apenas dos seus calçados. É necessário, também, cuidar dos próprios pés!

Se você sofre com o excesso de suor, o ideal é usar um talco próprio para eles. Dessa forma, será possível controlar a transpiração e assim diminuir o chulé e até mesmo evitar alguns problemas como micoses.

Para quem não quer usar produtos do gênero que sejam industrializados, é possível fazer um talco para pés eficiente e cheiroso com pó de amido de milho e óleo essencial.

Para isso, você precisar seguir os passos abaixo:

  1. Misture cerca de 50 gramas de amido de milho (mais conhecido como Maisena, que é a marca), três gotas de óleo essencial de patchuli (um perfume famoso maravilhoso), dez gotas de óleo essencial de cipreste, dez gotas de óleo essencial de alfazema e duas colheres de sopa de argila branca;
  2. Comece misturando apenas o amido e a argila até criar uma mistura homogênea, depois coloque os óleos;
  3. Coloque a mistura em um recipiente fechado e deixe descansar por dois dias. Esse é o tempo necessário para os óleos conseguirem aromatizar o amido e a argila.

Depois desse tempo é só aplicar o talco caseiro nos seus pés e também nos seus calçados!  No lugar do patchuli você pode usar um aroma de sua preferência. No entanto, é importante sempre procurar por óleos essenciais naturais que sejam específicos para a criação de cosméticos e aromatizadores.

Assim você evita ter algum tipo de reação alérgica por conta dos componentes sintéticos.

Com essas dicas de como fazer para tirar o chulé da melissa, será mais fácil deixar os seus calçados cheirosinhos e lindos. Então não deixe de colocar elas em prática e depois nos conte os resultados.

Facebook Comments
Powered by Rock Convert