Passo a passo de como começar um blog

como começar um blog

Muitas pessoas vivem querendo saber como começar um blog. Afinal de contas essa é uma das formais mais tradicionais e práticas de ganhar dinheiro na internet.

Mas, para colocar um projeto desses na web, exige bastante planejamento. Afinal de contas, você terá que criar um espaço para expor conteúdos sobre determinado nicho e que ofereça uma boa experiência para os usuários.

Muita gente acredita que os blogs perderam força por conta das redes sociais e outros canais de comunicação. Mas, a verdade é que eles tem sim muito potencial, desde que você saiba para onde seguir.

E nesse post, você vai aprender como montar um blog de sucesso a partir de um passo a passo simplificado que elaboramos para ajudar você nesse sentido. Confira!

Saiba como começar um blog em poucos passos

como começar um blog

Saber como começar um blog é o primeiro passo para quem deseja empreender na web. Não são todos que podem contar com um profissional que se encarregue desse processo. Até porque esse tipo de serviço custa caro.

Portanto, saber criar esse espaço por conta própria é fundamental. Digamos que criar um blog do zero pode ser fácil e difícil ao mesmo tempo.

Isso porque o processo em si é bem simples. Mas ele não se resume a escolher um site de hospedagem, por exemplo. Você precisa pensar em todo o conceito e identidade do seu portal para que ele realmente ganhe destaque na web.

E o primeiro passo que deve dar para saber como começar um blog do zero é:

1.    Defina um objetivo

A primeira coisa que você precisa fazer é escolher o seu objetivo. Afinal de contas, porquê você quer criar esse espaço?

É apenas para dar as suas opiniões? Você quer tornar um espaço uma fonte de renda? Quer que o blog seja um complemento para um site que já existe?

Essa é a pergunta mais importante no processo de como começar um blog. É ela que irá determinar todos os outros passos. Desde a escolha do domínio até o planejamento de conteúdo.

Muita gente cria um blog porquê viu outra pessoa fazendo isso. Mas sem um objetivo certo, dificilmente você conseguirá desenvolver um espaço que realmente possa te ajudar a ganhar espaço na web.

Então, antes de qualquer coisa pare e pense consigo mesmo qual o seu objetivo ao criar um blog.

2.    Comece escolhendo um domínio

O segundo passo para você aprender como começar um blog é definir um domínio. Este será o endereço do seu blog.

Aquela sequência de caracteres única que aparece no espaço de URL do seu navegador, que fará com que as pessoas te encontrem. E, assim como a definição do objetivo, escolher um domínio que seja ranqueável é essencial.

No caso de empresas, ele precisa ser direto e indicar o nome do empreendimento. Mas isso pode se tornar um pouco difícil dependendo do nicho. Existem várias empresas com nomes parecidos.

Para profissionais como fotógrafos, por exemplo, o domínio pode ser o próprio nome do profissional, acrescido de fotografia. Assim, ficará bem claro do que o blog se trata.

Agora para quem deseja trabalhar como empreendedor online gerando conteúdo e ganhando dinheiro através de audiência ou programas de afiliados, a escolha de domínio é um pouco mais complexa.

Isso porque o endereço do seu site precisa ser assertivo, algo que as pessoas realmente procurem. Por exemplo, se o seu objetivo é dar tutoriais para pessoas se preparem para o vestibular, bons domínios seriam: queropassarnovestibular, comopassarnovestibular, passeinovestibular, aprovaçãonovestibular e etc.

Além disso, dê atenção ao final do seu domínio. A maioria das pessoas já busca por .com.br automaticamente, mas existem alternativas que podem te ajudar a ter o domínio desejado, já que esse final é bastante disputado. Entre eles podemos citar .com, .net, .org entre outros.

3.    Defina onde o seu blog ficará hospedado

O próximo passo para começar um blog é escolher onde ele ficará hospedado. Ou seja, em que lugar todos os dados deles (fotos, código, textos entre outros itens) ficaram armazenados.

O ideal é que você escolha uma empresa de hospedagem reconhecida. Isso porque ela ficará responsável por toda a parte técnica do negócio.

No Brasil existem várias empresas que oferecem serviços do gênero. Entre as mais famosas podemos citar Locaweb e Hostgator. Um dos diferenciais desse tipo de serviço é que todo o processo de instalação já é feito pela empresa de hospedagem, dependendo do tipo de plano que você escolher.

Um dos pontos importantes na hora de escolher uma hospedagem é verificar a quantidade de espaço de armazenamento e limite de visualizações que ela oferece. Em um primeiro momento, você pode escolher por um pacote menor, mas tenha em mente que se o seu objetivo for ter uma grande audiência, precisará investir mais futuramente.

4.    Escolha um bom gerenciador de conteúdo (CMS)

CMS é a plataforma que você irá usar para fazer todas as suas postagens e gerenciar todas as ferramentas do seu blog. Atualmente existem vários sistemas do gênero que você pode escolher.

como começar um blog

Contudo, o mais indicado para quem deseja saber como começar um blog é o WordPress. Esse é o gerenciador de conteúdo mais utilizado em todo o mundo.

Inclusive, ele é utilizado por grandes empresas, como Folha de S.Paulo, Gazeta do povo entre outras. Segundo pesquisas, ele tem mais de 50% do marketshare do mercado de CMS.

E não é à toa! Ele se destaca por conta da grande quantidade de recursos que podem ser instalados, além da facilidade de utilização. Ponto positivo também para a comunidade WP, que sempre se disponibiliza a ajudar quem passa por dificuldades ao usar a plataforma.

5.    Saiba tudo sobre o seu Dashboard

O próximo passo para saber como começar um blog é entender o seu dashboard. É esse painel de controle que servirá para você gerenciar completamente os conteúdos do seu blog.

Nesse caso vamos exemplificar usando o WordPress.

No menu a esquerda, você encontrará todas as opções de administração do sistema. desde as atualizações disponíveis até a aba para a criação de postagens em si.

É nessa coluna que também será possível fazer a instalação de plugins, que falaremos a seguir. Nesse espaço também é possível ir para o menu de aparência. Nele você poderá editar o design do seu blog como quiser.

Basicamente tudo que você precisa está nessa aba. Mas é importante que você estude com calma cada função. Não tem como começar um blog sem conhecer o sistema de gerenciamento dele. Afinal de contas, é esse sistema que permitirá a sua atividade dentro do blog. Desde a escolha do design, até a postagem dos conteudos.

6.    Instale plugins que deixei o seu blog mais atrativo

Instalar plugins que tornem o blog mais atrativo, é o próximo passo que deve dar para saber como começar um blog de sucesso na web. Os plugins nada mais são do que extensões que trazem recursos extras para o seu blog.

O WordPress é reconhecido por ter uma grande gama de extensões dos mais variados tipos. Você pode instalar quantas quiser, mas dois tipos são praticamente essenciais.

O primeiro deles é o de redes sociais. Basicamente esse tipo de plugin permite que você adicione botões de compartilhamento nas redes sociais no seu blog. E isso é essencial para quem deseja gerar engajamento entre a audiência.

E o segundo tipo é o de SEO. Ele te ajudará a atender se suas páginas e conteúdos estão com um SEO adequado para serem ranqueadas em buscadores.

7.    Tenha um design responsivo e com boa usabilidade

O passo seguinte para saber como iniciar um blog é escolher um design responsivo e com boa usabilidade. Isso quer dizer que ele precisa se adaptar a diferentes tipos de tela, e, ao mesmo tempo, oferecer uma boa experiência de navegação para o usuário.

O design do seu blog precisa transmitir a sua identidade, mas, ao mesmo tempo, ser fácil de navegar. Ninguém gosta de entrar em uma página do gênero que fica travando todo o momento, demora para carregar ou que os conteúdos fiquem cortados.

Tenha em mente que a maioria das pessoas acessa blogs e sites em geral de dispositivos móveis. Ou seja, eles precisam se adaptar a tela e serem leves.

8.    Comece a produzir conteúdos de qualidade

Depois que o seu blog já estiver pronto, com todos os plugins instalados, design impecável e navegabilidade incrível, é só começar a produzir conteúdos de qualidade. E é aí que a tarefa começa a ficar um pouco mais difícil.

Afinal de contas, a audiência da web é extremamente exigente. Logo, você precisará planejar, criar e postar os seus materiais com todo o embasamento possível. Nada de ficar dando tiros no escuro!

Desde a primeira postagem você precisa saber exatamente quem é seu público, que tipo de postagem ele gosta, e como é possível chegar até ele.

Conclusão

Ter um blog pode ser uma excelente forma de ganhar dinheiro na web, ou até mesmo só para expor opiniões. Através desse tipo de espaço, você poderá postar conteúdos de qualidade, que atraiam cada vez mais usuários.

Agora que você já sabe como começar um blog, não deixe de tirar o seu projeto do papel! Você verá que seguindo os passos acima em pouco tempo o seu portal estará no ar!

Ficou com alguma dúvida sobre como começar um blog? Aproveite para deixá-la nos comentários.

Facebook Comments
Powered by Rock Convert