Como bombar o Instagram: 12 dicas de ouro

como bombar o Instagram

Saber como bombar o Instagram é importante para qualquer empreendedor que deseja criar uma identidade sólida nessa rede social e ganhar dinheiro na web usando essa plataforma como um diferencial da sua marca.

Hoje, o Instagram representa uma das redes sociais mais influentes da web e não é por acaso, já que ela conta com mais de um bilhão de contas ativas.

Essa popularidade se deve a dinâmica diferenciada que existe nessa plataforma. O uso de Hashtags, o sistema de Stories, a possibilidade de ter um perfil comercial, esses são alguns dos fatores que fazem da plataforma tão adorada pelos usuários da internet.

Contudo, muitas pessoas que utilizam a plataforma, seja para divulgar um negócio, serviço ou até mesmo como influencer, têm dificuldades de bombar o espaço.

Então, se você quer saber como fazer sucesso no Instagram, não deixe de conferir as dicas incríveis que listamos nesse post!

1.   Como bombar no Instagram criando uma boa base orgânica

A primeira dica é voltada principalmente para quem está começando agora nesse meio. Antes de buscar tráfego pago, você precisa desenvolver uma boa base orgânica.

Esse é um momento onde você precisa se dedicar bastante. Procure chamar amigos, colegas, familiares ou qualquer outro conhecido para te seguir.

Mas atenção! Ao mesmo tempo em que você faz isso para começar a forma sua base de seguidores, também é preciso já ir segmentando o seu público. Isso é importante porque de nada adianta ter uma avalanche de seguidores logo no começo se eles não estão realmente interessados nos seus conteúdos.

Por isso, tenha esse cuidado de focar em pessoas que realmente estão ali porque querem te seguir, e não apenas para fazer volume.

2.   Tenha um bom planejamento de conteúdo

A segunda dica sobre como ganhar seguidores no Instagram é ter um bom planejamento de conteúdo. Isso é importante para que você organize a ordem de publicações, para não acabar publicando coisas duplicadas ou extremamente parecidas.

Os conteúdos devem ser separados com muita antecedência. Nunca deixe para pensar no que você vai publicar em cima da hora. Faça um cronograma completo, até mesmo para que os seus posts tenham uma continuidade.

Além disso, também planeje o uso de imagens e os horários de publicação. Tudo isso vai interferir diretamente no grau de engajamento dos usuários.

3.   Frequência das postagens

A frequência também é fundamental ao se trabalhar com o Instagram. O algoritmo dessa rede social é bem rigoroso nesse sentido.

Se você fica muito tempo sem postar, ele passa a entregar suas postagens para cada vez menos pessoas. Além disso, os próprios seguidores deixam de acompanhar um perfil que não consegue manter uma periodicidade em suas postagens.

Logo, nada de postar esporadicamente. Você precisa manter uma frequência, e isso vai depender da própria demanda do seu público.

De maneira geral, postar pelo menos quatro vezes na semana é o ideal. Em alguns casos, a postagem diária consegue um nível de alcance muito maior. Verifique como o seu público aceita essa frequência e então vá adaptando o seu planejamento.

4.   Crie concursos de fotos

Concursos de foto são uma das melhores maneiras de como bombar o Instagram. Além de ser uma excelente maneira de atrair mais seguidores, você ainda consegue aumentar o nível de engajamento do seu público.

como bombar o Instagram

Você pode postar o desafio no seu perfil, e criar uma Hashtag própria para ele. Depois, é só incentivar os leitores a postarem suas imagens usando ela.

Contudo, um detalhe importante para que não haja problemas é deixar o regulamento bem claro. Principalmente se o concurso envolver algum tipo de premiação.

Vários perfis já tiveram problemas por não deixarem os detalhes claros. Então detalhe ao máximo as regras de participação na postagem do concurso.

5.   Use Hashtags de impacto

Sem sombra de dúvidas uma das melhores dicas para você saber como bombar o Instagram é usar Hashtags. Elas funcionam como centralizadores de conteúdo. Se uma pessoa pesquisa pelo termo, todas as postagens que usarem ele como hashtag irão aparecer.

E o Instagram tem um diferencial. Na rede social é possível seguir esses termos. Dessa maneira, sempre que um novo post for ao ar, a pessoa receberá uma notificação.

Nessa plataforma o limite máximo de Hashtags é 30. O ideal é que você coloque ao menos 15 em cada post. E como saber quais os termos mais populares e que podem estimular ainda mais o engajamento? Basta fazer uma consulta rápida na aba busca do Instagram e depois ir na terceira aba, com o símbolo #.

Por exemplo, se o seu perfil é sobre alimentação fitness, basta pesquisar por esse termo que todas as Hashtags relacionadas mais populares irão aparecer no formato de lista.

6.   Invista em parcerias

As parcerias são uma excelente alternativa para todos os tipos de perfil no Instagram. Seja para quem está divulgando um negócio ou atuando como influencer.

Através dela é possível conseguir ainda mais seguidores e melhorar o alcance das postagens. O ideal é procurar outros perfis no Instagram que estejam dispostos a fazer esse tipo de projeto.

Você pode fazer desde sorteios, até indicações de produtos e serviços. Mas é importante que as duas partes envolvidas tenham consciência que não há como mensurar os resultados antes de colocar a parceria no ar. No caso das marcas, o melhor tipo de parceria é com influenciadores. E nesse caso ela será paga.

A empresa dará um valor X para o digital influencer, e então ele fará a divulgação. Seja por meio de Stories, Lives, IGTV ou postagens. Importante, nesse tipo de caso é essencial que toda a dinâmica da parceria esteja determinada em cartório.

Desde o formato até as Hashtags que serão usadas. Dessa maneira, você evita que alguma coisa negativa seja associada a sua marca, por conta de uma postagem errada do influenciador.

7.   Use o stories

A sétima dica sobre como bombar o Instagram é utilizar o Stories. Esse sistema de postagens rápidas que somem depois de um tempo é ideal para fazer lançamentos, ou CTAs (call to action).

Muitos usuários do Instagram acompanham esse tipo de postagem diariamente. Logo, você pode usar esse espaço como uma vitrine para divulgar produtos e serviços, ou, até mesmo, para melhorar o relacionamento com os usuários.

Uma das vantagens do stories é a infinidade de recursos disponíveis. Você pode, por exemplo, adicionar uma hashtag ou marcar um perfil na sua postagem.

Os filtros e gifs também são elementos visuais muito populares. Sem falar nas ferramentas de enquete, reação e caixa de perguntas.

Tudo isso pode ser utilizado no processo de como atrair seguidores para o Instagram. Por exemplo, vamos supor que você quer saber se o seu público gosta de reviews mais elaboradores de produtos.

Você pode perguntar a ele pelo stories e caso a aceitação seja boa, postar esse tipo de conteúdo no IGTV.

São diversas opções, basta soltar a criatividade e ter um bom planejamento de conteúdo

8.   Reposte conteúdos de outros perfis

Outra excelente forma de você melhorar o alcance do seu perfil e ainda atrair mais seguidores é repostando conteúdos de outros perfis. Ao fazer isso, você mostrará para a pessoa que tem interesse no que ela postou, e ainda pode atrair seguidores que estão no perfil dela.

como bombar o Instagram

Essa é uma excelente alternativa, principalmente, para quem loja virtual. É possível solicitar para os clientes que eles postem fotos dos produtos.

E quando eles postarem, você irá respostar esses conteúdos. Mas é importante que na sua postagem você se certifique de marcar a pessoa e ainda adicionais mais hashtags.

Dessa maneira o alcance de suas postagens será ainda maior. Contudo, cuidado para que esse tipo de postagem não se sobressaia no seu perfil.

Entupir os seus seguidores apenas de postagens de outros perfis pode ser negativado. O ideal é variar com outros formatos de conteúdos e tendências do momento. Lembre-se os seus seguidores estão no seu perfil para conferir o seu estilo de postagem. Outros tipos de conteúdos não devem ocupar mais espaço do que isso.

9.   Automatize interações

Interação é fundamental no Instagram. Os usuários dessa plataforma não querem apenas seguir perfis que postem um monte de conteúdo, eles querem que esses perfis interajam com eles.

Se você observar os Instagram das maiores marcas e influenciadores, verá que o nível de interação é altíssimo. Eles curtem postagem, comentam, repostam, seguem de volta.

Tudo isso chama a atenção dos seguidores que simplesmente amam essa interatividade. Contudo, para muita gente não é fácil conseguir acompanhar esse nível de atividade.

Principalmente pessoas que já têm alguns milhares de seguidores. Nesse caso, uma excelente alternativa é automatizar as interações. Existem várias ferramentas no mercado onde é possível programar respostas de comentários, curtidas, e até mesmo mensagens por direct.

A grande maioria delas é paga então você precisa avaliar esse investimento. No caso de lojas virtuais, por exemplo, essa é uma excelente alternativa.

Isso porque você sempre poderá interagir com os seguidores e possíveis clientes. Você pode programar mensagens de atendimento, para que as pessoas sempre tirem suas dúvidas.

10. Aposte em diferentes formatos

Outra dica muito poderosa sobre como bombar o Instagram é apostar em diferentes formatos de mídia. Desde vídeos curtos até Gifs.

O Instagram é uma rede social muito dinâmica. Ela conta com uma extensa variedade de recursos que possibilitam justamente que você solte a criatividade e crie vários tipos de designs.

A ferramenta Boomerang, por exemplo, é excelente para a criação de vídeos divertidos. Para quem deseja postar várias fotos mas sem usar uma galeria, é possível usar o recursos de layout.

Nele você escolhe várias imagens e automaticamente a plataforma organiza elas em um layout, mantendo o formato quadrado que é característico do Instagram. O IGTV também é uma possibilidade, principalmente para quem deseja fazer vídeos mais longos.

Você pode fazer desde reviews de produtos até tutoriais. O único problema nesse formato é que o Instagram não tem, ainda, um sistema de monetização.

Contudo, a própria plataforma já anunciou que está trabalhando nesse mecanismo, até mesmo pela quantidade de influenciadores exclusivos da rede social que têm surgido.

11. Marque perfis

Marcar perfis também é uma das dicas de como bombar o Instagram. Ao fazer isso, você consegue ampliar o alcance dos seus seguidores, e ainda criar uma espécie de rede de indicações.

Tenha em mente que muitos perfis, tanto de marcas como de influenciadores, gostam de trabalhar com esse sistema de marcações. Isso porque, nisso muitos seguidores acabam chegando até esses perfis, aumentando o alcance deles e o nível de engajamento.

Contudo, é preciso atenção ao usar esse tipo de estratégia. Os seguidores sabem quando alguma parceria ou indicação está sendo “forçada”.

O ideal é sempre indicar e marcar perfis que tenham alguma relação com o tema do seu próprio perfil no Instagram. Assim você manterá uma linha de parcerias e indicações próxima daquilo que os seus seguidores procuram.

12. Use o Instagram ADS

Apesar da base orgânica ser algo fundamental no Instagram, é preciso ter em mente que só ela não é o suficiente. Isso porque, a plataforma, assim como outras redes sociais, limita o alcance de postagens orgânicas.

Essa é uma estratégia para que as pessoas anunciem na plataforma. Por mais que muitas pessoas achem essa prática desonesta, essa é a maneira que a rede social tem para se manter na ativa.

Mas, anunciar no Instagram ADS oferece muitas vantagens para quem deseja bombar o perfil. Para começar, você pode criar campanhas segmentadas para apenas perfis que tenham a ver com o seu negócio.

Outro benefício é o fato de você conseguir monitorar o resultado desses anúncios. Você pode saber exatamente o desempenho de cada campanha. Desde o número de visualizações até o de cliques.

Tudo isso será de grande ajuda para você melhorar cada vez mais as suas estratégias.

Conclusão

Conseguir mais engajamento ne seguidores na web é algo importante para qualquer marca ou profissional que quer criar uma identidade sólida na internet. Muitas pessoas “compram” seguidores, contudo, essa é uma estratégia pouco eficaz.

Isso porque os perfis que começam a te seguir a partir desse serviço não tem qualquer relação com o que você oferece. E quantidade não é qualidade.

Por isso é importante ter uma boa estratégia de marketing para o seu Instagram.

Não deixe de colocar essas dicas de como bombar o Instagram em prática. Com elas, além de aumentar o alcance das suas publicações, você também conseguirá mais seguidores. Ficou com alguma dúvida? Aproveite para deixá-la nos comentários.

Facebook Comments
Powered by Rock Convert