Calça Clochard: Como montar looks fáceis e super fashions

calça clochard

A calça clochard é uma verdadeira tendência dentro da moda feminina. Elegante e charmosa ela tem um ar mais sofisticado, sem ser formal demais. Essa peça surgiu em 1939, bem no ápice da Segunda Guerra Mundial.

Ela foi criada justamente porque, nesse período, as mulheres tiveram que deixar os serviços domésticos de lado para assumir postos em fábricas. Naquela época, as saias e vestidos eram populares, mas por conta da jornada de trabalho, era necessário criar uma roupa que trouxesse conforto para elas.

Foi assim que a calça clochard caiu no gosto do público feminino. Contudo, como item fashion ela começou a se popularizar apenas na década de 80. Foi nesse período que ela recebeu esse nome e um recorte mais charmoso.

Um dos fatores que fez essa peça se tornar tão popular foi o fato das mulheres buscarem mais liberdade em diversos aspectos, inclusive no âmbito da moda.

Os vestidos e saias pararam de ser considerados as únicas opções e a calça clochard ganhou destaque, servido de alternativa para a montagem de vários looks femininos e super fashions.

Atualmente existem vários modelos e cores de calça clochard. Desde os mais sóbrios ideais para eventos formais, até os tons coloridos e chamativos que ficam perfeitos para os looks do dia a dia.

Nesse post, vamos lhe ensinar como usar essa peça de maneira correta, levando em conta seu biótipo, e algumas inspirações para que você consiga criar seus próprios visuais.

Como combinar a calça clochard com o seu biótipo

calça clochard

Muitas mulheres tem receio de usar a calça clochard por acreditarem que ela não combina com determinados biótipos. Mas a verdade é que essa roupa é super versátil e pode ser usada por todas, basta saber combiná-la com as peças certas.

Confira abaixo como nunca errar ao criar visuais com esse item:

Triângulo

Para quem tem os ombros mais largos do que a cintura, ou seja, o corpo em forma de triângulo o ideal é apostar em uma calça clochard preta ou com outras cores neutras. Já a parte de cima deve ter uma cor mais vibrante ou contrastante com a de baixo.

Dessa forma, você conseguirá chamar a atenção para a parte de cima do visual, deixando-o mais equilibrado.

Triângulo invertido

Para quem tem o biótipo em forma de triângulo invertido, o ideal é apostar em uma calça clochard com estampas ou cores mais vibrantes. Isso dará mais harmonia para a composição e ainda irá acentuar a sua silhueta.

Quadril largo ou Plus Size

Para as mulheres mais gordinhas ou que tem o quadril muito largo, a grande dica para usar a calça clochard é apostar nos tons escuros. O modelo por si só já é valoriza bastante quem tem esse biótipo.

Isso porque a cintura alta dá uma alongada nas pernas e afina a cintura. Além disso, uma boa dica é sempre usar um cinto para criar equilíbrio.

Para alongar ainda mais as pernas, dobre a barra da calça. Isso faz toda a diferença, principalmente se você estiver usando uma Melissa Shift. A combinação dessa peça com o calçado vai criar um visual feminino, mas elegante e sofisticado.

Qual o melhor calçado para se usar com calça clochard?

calça clochard

Na hora de criar looks com calça clochard, um dos principais itens que você precisa se preocupar é com o calçado. Apesar de ela ser bastante versátil, é preciso atenção para escolher um modelo que valorize o seu visual, e que combine com a ocasião.

Você pode usar a peça tanto com tênis como sapato de salto alto. Mas, lembre-se sempre de harmonizar esse item com o restante da combinação.

Para lhe ajudar, separamos nesse post, alguns calçado que combinam melhor com a calça clochard. E o primeiro deles é:

Sandálias plataforma

As sandálias plataformas são excelente opções para quem é mais baixinha. A Melissa Cosmic Sandal II, por exemplo, combina perfeitamente com a calça clochard, deixando suas pernas mais longas e estreitando a sua silhueta.

Para deixar o visual bem harmônico, a dica é dobrar a barra. Você criará um ar mais arrojado, mas, sem deixar a elegância e sofisticação de lado.

Scarpin

O Scarpin também é uma alternativa para quem deseja usar calça clochard. Ele é recomendado para looks mais formais, para o trabalho ou eventos à noite. Ele tem uma pegada bem elegante, e também ajuda a deixar a silhueta mais longa.

Se você tem um estilo tradicional, a dica é apostar em um Scarpin de cor neutra, ou do mesmo tom da calça. Agora se você é uma fashionista que gosta de ousar e criar visuais arrojados, invista de cabeça nas cores vibrantes e chamativas.

Sapatilha

Se você está em busca de uma combinação mais casual, para usar no dia a dia, na ida ao shopping ou até mesmo naquele Happy Hour com os amigos, a sapatilha é uma opção incrível. Ela não só combina com a calça clochard, como também cria um visual mais romântico.

A Melissa Doll III, por exemplo, vai lhe ajudar a harmonizar o seu look, criando uma composição feminina e delicada. O melhor de tudo é que você ainda terá muito conforto, o que torna o look ainda mais indicado para o dia a dia.

Tênis

Se você tem uma rotina super corrida, com faculdade, família, casa e trabalho sob sua responsabilidade, andar sempre na moda pode parecer uma tarefa quase impossível. Contudo, você pode sim criar um visual maravilhoso, versátil e prático com calça clochard e tênis.

Essa peça foi criada, originalmente, justamente para mulheres que se viram obrigadas a mudar totalmente de vida. Ao longo dos anos ela foi sendo remodela e hoje possui modelos incríveis que além de charmosos são confortáveis.

O Melissa Ulitsa Sneaker, por exemplo, pode ser combinado facilmente com uma calça clochard de tom neutro ou vibrante. Você terá um look fashion, mas versátil e confortável para que você consiga fazer todas as tarefas do seu dia a dia.

Sapato de salto alto

E claro que o sapato de salto alto não poderia faltar na nossa lista. Ele é um verdadeiro queridinho das mulheres, sendo usado tanto no dia a dia como em ocasiões especiais.

No caso, ao usar calça clochard, se o calçado tiver tiras no tornozelo, sempre se lembre de dobrar a barra. Assim o detalhe das tirar irá aparecer e você conseguirá alongar a silhueta.

Você pode soltar a criatividade ao criar looks com essa peça. Esses são os sapatos mais utilizados com ela, mas nada te impede de usar outros, como, por exemplo, rasteirinhas, sandálias baixas e até mesmo chinelos.

Tudo é uma questão de conseguir harmonizar todas as peças e criar uma composição que combine com a ocasião, mas que também transmita a sua personalidade.

Dicas e inspirações para você criar looks com calça clochard

calça clochard

Agora que você já sabe como combinar diferentes calçados com a calça clochard, e de que maneira escolher a peça ideal para o seu biótipo, nós vamos te dar algumas dicas e mostrar alguns looks para que você possa se inspirar e arrasar nas composições.

Calça clochard estampada com blusa básica

Se você quer ousar e mostrar todo o seu estilo fashionista, a calça clochard estampada é perfeita. Com ela você conseguirá criar visual super arrojado e que pode ser usado tanto no dia a dia como em ocasiões especiais.

Para balancear a composição, sempre opte por uma blusinha básica, branca ou preta. Dessa forma você conseguirá equilibrar as peças, deixando o visual mais charmoso.

Jeans

O que falar do jeans, esse tecido tão democrático que é conhecido no mundo todo. Versátil, ele é ideal para quem está em busca de uma alternativa prática para a rotina diária que é extremamente corrida.

O grande diferencial de você ter uma calça clochard jeans em seu guarda-roupas é que ela é uma coringa da moda. Com as peças e acessórios certos, é possível criar composições para as mais variadas ocasiões.

Por exemplo, se você está precisando de uma opção casual para curtir um barzinho com os amigos, invista em um sapato de salto alto, uma blusinha branca e uma bolsa lateral. Pronto, temos um visual bem casual, mas, ao mesmo tempo, elegante e charmoso.

Agora, se você quer usar a calça clochard jeans em um evento especial, a dica é apostar no salto alto também, uma blusinha com brilho, maxi colar e brincos. Os acessórios trarão o glamour necessário para transformar completamente essa peça.

Aposte nos coletes

Além da calça clochard, sabe outra tendência que voltou com tudo nessa temporada? os coletos. Por muito tempo eles estiveram esquecido nos guarda-roupas, mas, como tudo na moda volta a fazer sucesso algum dia, eles estão bombando, principalmente os longos.

Essa terceira peça dá um charme a mais na composição e também ajuda você trabalhar melhor a sobreposição do look. Além disso, essa é uma daquelas roupas que você consegue usar em qualquer época do ano, o que é maravilhoso para quem gosta de ter peças versáteis.

Tons neutros e sóbrios

Você tem certo medo de errar na composição de cores e acabar criando um verdadeiro carnaval? Então um conselho, invista nos tons neutros e sóbrios.

Essa é uma dica válida tanto para a calça clochard como para outras peças. Essas cores, juntamente com o nude, são um verdadeiro sucesso nas passarelas.

Além disso, outro diferencial é que elas são um excelente ponto de partida para quem está começando a despertar o espírito fashionista. Eles são mais fáceis de combinar, e também se adequam a diferentes tipos de biótipos.

Então para perder o medo de usar calça clochard, comece por esses tons neutros e sóbrios.

Cropped

O cropped é outra peça que está super em alta e que combina perfeitamente com a calça clochard. Inclusive, essa é uma excelente forma de ressaltar suas curvas e afinar a cintura.

Como a calça clochard tem uma cintura alta, ela acaba cobrindo a parte que o cropped deixa à vista. Isso cria um efeito visual de afinamento da região da cintura e valorização das coxas e pernas.

O bacana é que você pode usar essas duas peças com diferentes tipos de causados. Seja um Oxford para criar um visual mais sofisticado, ou um scarpini para trazer toda a elegância e feminilidade que há dentro de você.

Calça clochard com cinto

Para criar o equilíbrio perfeito da sua composição com calça clochard, o truque é apostar nos cintos. Eles combinam com a peça, justamente por conta dessa pegada mais industrial que ela tem, além do corte ao estilo dos uniformes das operarias de 1939.

Inclusive, essa é uma dica de ouro para mulheres plus size que tem medo que a roupa acabe aumentando a largura dos quadris. Como o modelo tem uma cintura alta, ao usar o cinto você afina a cintura, criando um visual mais harmônico.

O ideal é usar um cinto de cor contrastante a da peça, para que ele se destaque. Mas, nada de usar cores vibrantes demais. Você quer apenas dar uma definida na silhueta, e não contá-la ao meio.

Off White para ocasiões especiais

Está querendo usar uma calça clochard para um jantar especial, uma reunião de negócios ou até mesmo a formatura de uma colega, então invista no off White.

Essa é uma tendência muito forte nas passarelas, justamente por trazer elegância aos looks, mas, sem deixar eles Dark demais. Com uma peça inteiramente branca você fica sofisticada, feminina e poderosa.

Mas cuidado com a escolha do tecido. Ele não pode ser leve demais ou suas roupas íntimas irão aparecer estragando completamente o visual.

Para fechar com chave de ouro, invista nos acessórios.

Conclusão

Quer andar na moda, e ainda ter uma peça que valorize a sua silhueta, então a calça clochard não pode faltar no seu guarda-roupas. Além de versátil, ela te ajudará a criar looks que realmente valorizem suas curvas, afinando a cintura e alongando as pernas.

É possível usar essa roupa tanto de dia como a noite, em eventos casuais ou formais. Basta aportas na composição certa e acessórios delicados. Assim você chamará a atenção por onde passar.

Gostou dessas dicas de moda? Então aproveite para nos seguir nas redes sociais e fique por dentro das novidades.

Facebook Comments