Aprenda aqui como preparar a pele para a maquiagem!

Seja para trabalhar, seja para ir à balada, a maquiagem faz parte da rotina de muitas mulheres. Independentemente da situação, saber como preparar a pele para a maquiagem é muito importante para garantir um bom resultado.

Afinal, é nesse momento que vamos assegurar que a pele estará pronta para receber todos os cosméticos. Além disso, o processo também previne que a cútis sofra com a ação dos produtos e faz com que a make dure por mais tempo.

Quer fazer uma maquiagem impecável? Leia o post até o final e descubra como preparar a pele para maquiagem perfeita!

Afinal, como preparar a pele para a maquiagem?

Remova as impurezas da pele

Ninguém merece fazer maquiagem em uma pele oleosa e suja, não é? Lavar o rosto corretamente antes de começar é fundamental! Se você já estiver usando maquiagem, não se esqueça de removê-la com o demaquilante.

Caso contrário, basta lavar o rosto com o sabonete indicado para o seu tipo de pele. Lave e enxágue muito bem para ter certeza de que todas as impurezas foram embora. Outro detalhe que merece atenção é a temperatura da água. O ideal é que ela não esteja nem muito fria e nem muito quente.

Aplique um tônico sobre a cútis

Após realizar a limpeza, chegou a hora de usar o tônico facial. A função dele é regular o pH da pele, que sofre com as mudanças provocadas por agressões externas, como o uso do sabonete. Ele também ajuda a fechar os poros, o que vai fazer toda a diferença na maquiagem, além de deixar a pele mais jovial.

Faça uma boa hidratação no rosto

Como você já deve saber, hidratação é vida. Brincadeiras à parte, um bom creme de hidratação vai fazer toda a diferença. Ele deixará a make mais bonita e fará com que a pele não seja tão agredida pelos produtos que serão aplicados.

O hidratante vai servir para devolver a água que foi perdida durante o dia pela pele. Para ter um efeito ainda melhor, opte por usar um creme não oleoso e que não cause a obstrução dos poros. A aplicação do produto pode ser feita com os dedos. Fazer movimentos circulares contribui para ativar a circulação do sangue na região.

Use (sempre) filtro solar

Com saúde não se brinca e proteger-se dos raios solares é fundamental para evitar queimaduras e doenças de pele. Não usá-lo, a longo prazo, também causa o envelhecimento precoce da região. Por isso, não se esqueça de aplicar o protetor solar adequado para a sua pele, mesmo quando não quiser maquiá-la.

Invista em um bom primer

O primer é um produto desenvolvido para preparar a pele para a maquiagem. Ele deixa a região mais uniforme, suaviza os poros faciais, reduz a oleosidade e fixa a make por mais tempo. Além da versão facial, existem os primers labiais e aqueles especiais para a maquiagem na região dos olhos.

O primer labial hidrata e disfarça as linhas da região, sendo um produto indicado para quem quer arrasar no batom. Já o primer para a região dos olhos ajuda a fixar melhor a sombra e intensifica a sua cor. Todos são ótimos aliados para quem quer ou precisa ficar muito tempo maquiada.

Escolha a base no tom certo

Finalmente, chegamos ao tão esperado momento de aplicar a base. Esse é um produto essencial para que a pele fique perfeita, entretanto, muitas mulheres ficam em dúvida na hora de achar o tom certo.

Uma dica importante é sempre testar a base na pele do rosto. Muitas pessoas usam o dorso da mão ou o pulso na hora de experimentar, e acabam confundindo-se com a cor e comprando a base errada. Afinal, o nosso corpo tem variações de tonalidade.

Você pode usar os dedos ou um pincel para aplicar o produto. Seja qual for a sua escolha, espalhe a base com movimentos contínuos e tenha cuidado com a quantidade. Passar pouco faz com que o acabamento da make não fique homogêneo, por outro lado, aplicar demais faz com que os produtos fiquem “craquelados”. O equilíbrio é o segredo para não errar.

Corrija o que for necessário

O corretivo é um grande aliado para deixar a pele perfeita para receber o restante dos produtos. Ele é indicado para suavizar olheiras, manchas e outras imperfeições do rosto. Tudo o que a base não conseguiu esconder pode ser resolvido nesse passo.

Reduza o brilho da pele com pó

O pó é um grande aliado para retirar o excesso de oleosidade do rosto. Para não perder a naturalidade da make, é indicado usar um pincel para aplicar o produto de forma mais uniforme. Ele também ajuda a fixar a maquiagem.

Use blush, contorno e iluminador

Se quiser, é claro. Eles são opcionais, mas podem deixar a sua pele ainda mais perfeita. Se usados da forma certa, podem contribuir para delinear o formato do seu rosto, já que existem diversas técnicas que podem ajudá-la a evidenciar ou esconder determinadas características da face.

Preciso, realmente, fazer tudo isso antes de iniciar a maquiagem?

Manter a pele limpa, bem hidratada e usar o filtro solar são rotinas obrigatórias. Afinal, além de deixarem a pele bonita, esses passos são importantes para a nossa saúde e bem-estar. Entretanto, os outros não precisam ser executados todos os dias e nem são necessários para todas as mulheres.

Algumas, por exemplo, não sentem a necessidade de passar corretivo ou pó. Outras só querem uma pele perfeita para sair no fim de semana e usam uma maquiagem mais básica para ir trabalhar. O importante é saber que existem esses recursos e que eles podem ajudá-la a se sentir segura e linda com a maquiagem.

Gostou de aprender como preparar a pele para a maquiagem? Existem várias técnicas e produtos que podem ser úteis antes de iniciá-la. Além de garantir um resultado mais bonito, uma boa preparação faz com que a produção dure por muito mais tempo e deixa a pele mais saudável.

Você tem alguma dica ou produto para ajudar outras mulheres na preparação da maquiagem? Deixe o seu comentário abaixo!

Facebook Comments
Powered by Rock Convert