Aprenda agora como comprar sapatos confortáveis!

Calçados são, obviamente, itens essenciais — e não apenas para proteger os seus pés. Eles fazem parte da composição de qualquer tipo de look e ajudam a trazer elementos do seu estilo e da sua personalidade para o visual. Mas, na hora das compras, não dá para levar em consideração apenas os fatores estéticos, não é mesmo? E sempre bate aquela dúvida: como ter certeza de que você está levando sapatos confortáveis?

Seja qual for a ocasião — para praticar esportes ou ir à faculdade, ao trabalho, às festas ou a eventos especiais — o conforto é um dos fatores mais importantes na hora de fazer a escolha do sapato. Afinal, de que adianta estar linda se, no meio da balada, você não se aguenta mais nos seus próprios pés?

Pensando nisso, neste texto, selecionamos todas as informações que você precisa para não errar mais nas compras e deixar os seus pés respirarem tranquilos. Então, não perca mais tempo e confira agora mesmo como comprar sapatos confortáveis!

Por que é importante escolher sapatos confortáveis?

Se você já passou o dia todo incomodada com aquele calçado que saía do pé toda hora ou sentindo tanta dor nos calcanhares que só queria voltar para casa e arrancar os sapatos, deve estar pensando que essa pergunta é bem fácil de responder.

Mas calçados apertados, desconfortáveis ou mal ajustados não provocam apenas dores nos pés e dificuldades para caminhar. Os prejuízos decorrentes do uso contínuo de sapatos nessas circunstâncias vão desde surgimento de bolhas e calos (que já são bastante incômodos) até má circulação do sangue, problemas de postura, dores crônicas na coluna, deformações nos pés, lesão no tendão de Aquiles e, até mesmo, aumento do risco de artrose na velhice.

Os saltos altos costumam ser considerados os maiores vilões. Se mal escolhidos, causam dores nos calcanhares, nos dedos e nas solas dos pés — além de instabilidade e de falta de segurança na caminhada. Por sua vez, mesmo as sapatilhas, caso apresentem elevação insuficiente ou pouco acolchoamento, podem provocar dores e sobrecarregar os joelhos e a região lombar da coluna.

O que observar para fazer uma boa compra?

Um sapato confortável é aquele que você consegue usar o dia todo sem nem lembrar da existência dos seus pés. Agora que você já sabe qual é a importância de levar esse aspecto em consideração na hora de comprar novos pares, descubra o que deve observar para garantir que está fazendo a escolha certa!

Considere o formato dos seus pés

Existem vários tipos de formatos de pé — largos, estreitos, chatos, gordinhos, com dedos mais curtos ou mais longos, e por aí vai. Nesse sentido, isso deve sempre ser levado em consideração na escolha dos calçados.

Um bom par de sapatos deve ter um formato que se ajuste à anatomia do seu pé, sem apertar nem sobrar em nenhuma região e sem ficar escorregando enquanto você anda. Pés maiores, por exemplo, se encaixam melhor em modelos com bicos arredondados ou quadrados, enquanto os calçados com bico fino se adaptam melhor aos pés menores.

Confira se o calçado proporciona um bom suporte para o calcanhar

Quanto mais seus pés estiverem seguros e firmes dentro dos sapatos, mais confortáveis eles serão. Em relação às sandálias, especialmente às de salto, prefira os pares que tenham um bom suporte nos calcanhares. Isso vai proporcionar maior segurança e estabilidade ao andar, ao contrário dos modelos fechados na frente e abertos (ou com pouco suporte) atrás.

No que diz respeito às sapatilhas, verifique se há um bom acolchoado na região dos calcanhares ou se elas contam com uma pequena elevação atrás, de modo a evitar dores nos joelhos e na coluna.

Adquira apenas os pares na sua numeração exata

Se você encontrou um par de sapatos maravilhoso mas que não tem a sua numeração, não caia na tentação de levar um número maior ou menor que o seu, acreditando que o calçado apertado vai lacear ou que você vai dar um jeito de usar os sapatos que ficaram largos.

Para evitar desconforto, dores e frustração, é melhor procurar outro modelo na sua numeração exata. Além disso, lembre-se de verificar se os dedos estão livres dentro do calçado e se o calcanhar não está “raspando” na parte de trás. Caso o modelo tenha tiras, observe se elas proporcionam estabilidade sem apertar ou machucar.

Procure modelos cujo material seja de qualidade

Um material de qualidade é importante não apenas para tornar um sapato confortável, mas também para garantir uma maior durabilidade do seu calçado. Não se esqueça de verificar a qualidade do acabamento (as costuras, a sola e a parte interna, por exemplo) e outros detalhes, como cadarços, fivelas e aplicações.

Aqui vai uma dica: o material dos sapatos precisa ser flexível, para permitir uma boa movimentação dos pés e se adaptar ao formato deles. Além disso, quanto mais rígido for o sapato, maiores são as chance de ele provocar calos e bolhas.

As Melissas, por exemplo, são calçados de plástico conhecidos pela qualidade, flexibilidade e maciez do material com o qual são fabricados.

Verifique se há amortecimento na sola

Dê preferência a modelos com uma estrutura que amorteça o impacto dos pés com o chão — solas mais espessas e macias ou algum tipo de plataforma, por exemplo. Alguns calçados apresentam uma espécie de “acolchoado” ao longo da sola, que também proporciona esse amortecimento e, consequentemente, um maior conforto para os pés.

Considere a finalidade do sapato

Você quer um sapato para trabalhar ou usar no dia a dia? Então, prefira modelos baixos ou saltos mais grossos (que proporcionam mais sustentação) e baixos (que não jogam tanto o peso do corpo para a frente).

Se a ideia é adquirir um sapato para festas e ocasiões especiais — e você não abre mão dos saltos altos e finos —, não se esqueça de verificar se o modelo não aperta os dedos, não “pega” atrás e fica bem firme nos pés. O salto meia pata também é considerado mais confortável mesmo em saltos altos, da mesma maneira que o tipo anabela — porém, este funciona apenas em situações mais informais.

Ao longo do texto, mostramos que sapatos apertados e desconfortáveis, além de acabarem com o dia de qualquer mulher, podem provocar vários danos à saúde quando usados continuamente. Em seguida, trouxemos algumas dicas de como acertar na escolha dos pares, sem medo de se arrepender depois. Agora, é só partir para as compras!

A Gimultimarcas oferece uma grande variedade de sapatos confortáveis, estilosos e de qualidade. Entre em contato com a gente e saiba mais!

Facebook Comments
Powered by Rock Convert