7 cuidados que você deve ter ao fazer compras pela internet

Sem dúvidas, fazer compras pela internet se tornou um dos hábitos de consumo mais comuns nos últimos anos — e é fácil entender o porquê disso, não é mesmo? Afinal, com a rotina cheia de obrigações e compromissos, adquirir o que precisamos sem precisar sair de casa, rodar diversas lojas da cidade atrás de um produto em falta ou encarar longas filas é um verdadeiro alívio.

Porém, como qualquer tipo de compra, é preciso estar atenta a uma série de detalhes para ficar satisfeita ao receber o item em mãos e, é claro, se precaver quanto ao pagamento para garantir a segurança dos seus dados e evitar dores de cabeça no futuro. Por essa razão, listamos os principais cuidados que você deve ter para que a sua experiência online seja sempre a melhor possível. Acompanhe!

1. Informe-se sobre as medidas das peças de vestuário e calçados

A primeira dica é bem simples: se informe não só sobre as medidas das peças, mas, principalmente, sobre os tamanhos (em centímetros) que cada uma delas têm. Assim, você pode checar se batem com as proporções do seu corpo com a ajuda de uma fita métrica, por exemplo.

A razão disso é que é comum encontrar peças que são M, mas que têm larguras e comprimentos diferentes quando compradas em lojas distintas. Sem falar, é claro, que o tamanho do busto costuma influenciar na escolha de camisas, regatas e afins.

O mesmo acontece com calçados, que podem ficar apertados ou frouxos mesmo sendo, teoricamente, o seu número. Não é à toa que muitas pessoas têm e usam roupas e sapatos com numerações bem diversas.

2. Averigue todas as informações sobre o site 

Ao descobrir um novo site e se interessar pelos produtos dele, faça um pequeno trabalho de averiguação. Ou seja, pesquise se a página tem informações concisas sobre o atendimento ao cliente (telefones e e-mail), as formas de pagamento, as opções de parcelamento e as dúvidas mais frequentes dos consumidores.

E não só isso, veja também se os dados da loja que gerencia o e-commerce (como CNPJ e endereço físico, por exemplo) são divulgados, se existem testemunhos de clientes e se há selos de compra segura — já que segurança online nunca é demais!

3. Evite fornecer dados desnecessários para as compras pela internet

Para evitar que os seus dados caiam na mão de pessoas mal-intencionadas que se escondem por trás de páginas duvidosas pela rede, nunca forneça dados pessoais que são desnecessários em cadastros de novos perfis para compras, como nomes de parentes e amigos, local de trabalho, salário, número de contas bancárias etc.

Por isso, caso se depare com qualquer solicitação estranha, cancele o seu cadastramento. Tenha em mente que páginas sérias pedem apenas informações básicas de contato, nome do cliente, forma de pagamento e endereço de entrega.

4. Atente às promoções que prometem mundos e fundos

Quem não ama uma promoção, não é verdade? Afinal, sabendo aproveitá-las bem dá para renovar o guarda-roupa e, ainda, comprar aquela peça que você estava desejando há tempos! 

Porém, não se deixe levar por anúncios que prometem mundos e fundos, como descontos massivos e preços muito abaixo do normal sem nenhuma razão aparente — data festiva, aniversário da marca, liquidação etc. Ao contrário, desconfie do que está por trás e atente aos asteriscos e às letrinhas miúdas para não trocar gato por lebre.

Em muitos casos, por exemplo, algumas lojas virtuais prometem abatimento de 70% ou mais em um determinado produto, mas para obter isso é preciso que você compre um valor “X” ou leve para casa uma quantidade grande de roupas.

5. Verifique se há taxas ou despesas adicionais nas compras online

Outra dica útil é ficar atenta e sempre verificar se há alguma taxa ou despesa adicional nas suas compras pela internet. Isso porque há sites que cobram preços diferenciados para um mesmo produto dependendo da sua localização, além, é claro, de ter custos mais elevados para o serviço de frete.

6. Confira a política de troca e devolução para compras virtuais

Além do que já comentei, não deixe de conferir a política de troca e devolução para compras pela internet. O motivo é simples: mesmo com todo o cuidado em relação às medidas das peças, há uma possibilidade — que é bem pequena, mas existe — de que alguma delas não sirva em você ou mesmo venha com algum defeito.

Fora isso, todos os consumidores que compram virtualmente são respaldados pela lei com o direito de arrependimento, que permite que possam devolver o item comprado em até, no máximo, sete dias após recebê-lo. Portanto, ao ler direitinho todas as regras, você saberá o que fazer e como retornar o produto para a loja.

7. Pesquise sobre a opinião de pessoas que já adquiriram algum item no site 

Por fim, antes de comprar em uma loja virtual que você ainda não conhece ou não tem muita familiaridade, é uma boa ideia pedir referências a amigos e conhecidos que já adquiriram algum produto nela. Isso porque a experiência deles servirá como base para saber se a empresa é séria, se o prazo de entrega é cumprido, se os preços são bons, se os clientes ficam satisfeitos etc. 

E o que fazer se eu não tiver alguém próximo que já comprou no site? Você deve estar se perguntando — e com razão. Bom, nesse caso, vale a pena pesquisar nas redes sociais da marca, como o Facebook e o Instagram. Nelas, certamente, não faltarão comentários e relatos de consumidores de várias partes do país.

Como você viu, todas as dicas que reuni neste post são simples e fáceis de colocar em prática, mas capazes de fazer toda a diferença na hora de garantir que as suas compras pela internet correspondam exatamente ao que você imaginava. E o melhor, tenha total segurança nas suas transações virtuais!

Aproveitando o assunto e entre em contato com a gente para conferir todos os produtos exclusivos do nosso site que darão um up no seu visual e deixá-la muito mais estilosa — afinal, você merece!

Facebook Comments
Powered by Rock Convert