6 dicas incríveis de como combinar cores de roupas com estilo

Você se interessa por moda e adora se vestir de maneira estilosa? Gostaria de transformar os seus looks, mas não está a fim de renovar todo o seu armário? Saiba que, se souber como combinar cores de roupas, um mundo de possibilidades fashion se abrirá diante de você.

Usar as cores de forma harmoniosa é essencial para um visual incrível e, por outro lado, escolhas erradas podem destruir qualquer produção. Por isso mesmo, muita gente prefere as combinações mais óbvias e fáceis: lembra daquela blusinha amarela que você só usa com a saia preta? E aquele sapato azul, que você só usa com o vestido branco?

Pensando nisso, preparamos este guia para que você aprenda, de uma vez por todas, a usar as cores sem medo — criando looks que esbanjam personalidade e saem do lugar-comum. Vamos lá?

1. Aprenda a usar o círculo cromático

O círculo cromático é uma representação gráfica das cores. Ele se parece com uma pizza, com 12 fatias diferentes, uma para cada cor: as primárias (azul, vermelho e amarelo), as secundárias (verde, laranja e roxo) e as terciárias (que são seis, formadas a partir da mistura de uma cor primária e outra secundária). Os tons neutros (branco, preto, cinza e creme) ficam de fora, já que combinam com todas as outras.

A nossa dica é: imprima o círculo cromático e cole-o na porta do seu guarda-roupa. Essa é uma ferramenta simples e prática que vai revolucionar a sua maneira de se vestir — além de fazer com que você economize bastante tempo na hora de montar seus looks. A partir dela, é possível visualizar todas as combinações harmoniosas de cores. Se você souber usá-la, não tem como errar!

2. Aposte na elegância dos looks monocromáticos

Antes de mostrar as combinações entre cores diferentes, vamos falar sobre um tipo de look que é bem simples de fazer e é uma aposta certeira: o monocromático.

Looks monocromáticos — ou seja, com a mesma cor da cabeça aos pés — são clássicos e têm um ar elegante e sofisticado. Para completar, eles também alongam a silhueta. Basta escolher uma cor e usá-la em todas as peças, em diferentes tons (mais claros ou mais escuros) e texturas, para não deixar a produção monótona.

E não pense que isso só funciona para as cores neutras ou sóbrias. Que tal ousar com uma produção toda em uma cor vibrante, como o amarelo? Nesse caso, você pode optar por calçados e acessórios em tons neutros, para um resultado mais suave.

3. Adicione modernidade misturando cores análogas

Você gosta da sobriedade dos looks monocromáticos mas prefere algo que seja, ao mesmo tempo, elegante e moderno? Aposte nas produções com cores análogas!

Essas cores são aquelas que ficam lado a lado no círculo cromático e têm a mesma cor base — por exemplo: amarelo e laranja têm, em comum, a cor amarela. Portanto, elas são parecidas e, juntas, passam a impressão de coerência e uniformidade.

Combinar essas cores é quase tão fácil quanto montar looks monocromáticos e o resultado fica incrível. Experimente, por exemplo, combinar cores primárias e secundárias vizinhas como azul e verde, vermelho e rosa ou amarelo e laranja. Também é possível misturar três cores que estão lado a lado no círculo, como vermelho, vermelho-alaranjado (cor terciária) e laranja.

4. Destaque-se e combine cores complementares

Quer misturar as tonalidades de maneira mais marcante mas tem medo de perder a harmonia da produção? Esse é a dica mais incrível de como combinar cores de roupas: escolha duas cores complementares — ou seja, que estão em posições opostas no círculo cromático.

Tons complementares, juntos, provocam um contraste superinteressante que resulta em um visual ao mesmo tempo impactante e equilibrado. Essa é a aposta certeira naqueles dias em que você quer sair do óbvio e se destacar.

Experimente, por exemplo, a combinação entre amarelo e roxo, vermelho e verde ou azul e laranja. Para não errar, escolha acessórios e sapatos em tons neutros ou na mesma cor de uma das peças. Você vai se surpreender com o quanto o seu guarda-roupa vai se multiplicar quando começar a colocar esse truque em prática!

5. Construa looks ousados em tríade

Essa é, com certeza, a técnica de combinação de cores mais ousada, impactante e criativa — para aqueles dias em que você quer esbanjar estilo e personalidade.

A tríade é o conjunto de três cores que estão separadas pela mesma distância no círculo cromático, ou seja, formam um triângulo perfeito. Com a ferramenta em mãos, é fácil formar essa tríade: amarelo, azul e vermelho; laranja, verde e roxo são alguns exemplos de combinações harmoniosas.

Existem várias maneiras de construir looks em tríade. Você pode, por exemplo, colocar uma das cores em uma terceira peça (como blazer ou cardigã) — para um resultado superestiloso, sem medo de ser feliz — ou nos acessórios e sapatos, se preferir algo mais discreto.

6. Abuse da cor nos acessórios e sapatos

Os acessórios (como bolsas, lenços e cintos) e sapatos são a maneira mais fácil de adicionar cor ou outros elementos de estilo às suas produções. Se você está em um dia menos criativo ou ainda não se sente segura para misturar roupas de diferentes cores, escolha peças em tons neutros e deixe o ponto focal para esses itens.

E eles não precisam ser todos da mesma cor: você pode usar as técnicas de combinações que já apresentamos para harmonizar acessórios de diferentes tonalidades (sapato vermelho e bolsa verde, por exemplo).

Os acessórios também podem entrar como a segunda cor do look (ou terceira, como já explicamos no caso das tríades). Que tal usar um vestido amarelo e combiná-lo com sapatos roxos (para uma combinação contrastante) ou alaranjados (para harmonizar com uma cor análoga)?

Agora que você já aprendeu as dicas essenciais sobre como combinar cores de roupas, corra para o seu armário e experimente as dezenas de possibilidades de combinações que existem lá dentro! E não se esqueça: se ainda estiver insegura com algumas misturas, comece deixando os pontos de cor para os sapatos e acessórios — essa sugestão é infalível.

Curtiu este artigo? Fique por dentro de todas as nossas postagens no Facebook, Twitter e Instagram.

Facebook Comments
Powered by Rock Convert