5 dicas para cuidar de sapatos femininos e aumentar a durabilidade deles

Cá entre nós: uma das maiores paixões das mulheres são os sapatos femininos, não é mesmo? Afinal, por mais simples e casuais que sejam, eles têm o poder de valorizar e destacar o nosso look, reforçar o nosso estilo, mostrar o quanto estamos antenadas com as tendências da moda e nos deixar muito mais imponentes, bonitas e elegantes.

No entanto, com a rotina corrida e cheia de compromissos, nem sempre é fácil dar a devida atenção aos pares que temos e à maneira como usamos, limpamos, lavamos e guardamos eles, especialmente quando são muitos.

Por conta disso, acabamos contribuindo para que eles se desgastem mais rápido e durem muito menos do que poderiam. Por essa razão, reuni, neste post, algumas dicas fundamentais para você cuidar melhor dos seus calçados durante a rotina e, assim, deixá-los intactos e bonitos por muito mais tempo. Confira!

1. Evite usar os mesmos pares repetidamente

Sim, todas nós temos aqueles pares que usamos direto, seja porque são confortáveis, seja porque estão em alta no meio fashion e são super versáteis. Porém, é preciso estar atenta a esse hábito, ainda mais quando os modelos são completamente fechados, como tênis e botas. É que se você sofre de hiperidrose — que é o suor mais excessivo em uma parte do corpo, como as extremidades (mãos e pés) —, ele deve ser evitado.

Afinal, ao longo do dia, você vai transpirar bastante e vai deixar o interior do calçado bastante úmido e abafado, que é uma combinação perfeita para bactérias causadoras de odores desagradáveis — o chulé, como é conhecido popularmente.

Portanto, o ideal é sempre revezar os seus sapatos femininos. Assim, eles não absorvem constantemente o seu suor nem se tornam uma fonte de fungos, germes e bactérias.

2. Conheça os melhores métodos de limpeza rápida

Há pouco, falei de um cuidado simples e essencial quanto ao uso dos sapatos femininos no dia a dia. Agora, vou mostrar alguns métodos de limpeza que são uma mão na roda para remover sujeiras leves e moderadas dos seus pares e deixá-los sempre limpos e prontos para serem usados novamente!

Para calçados de couro e verniz, use flanela ou um pano de microfibra para esfregar levemente com movimentos circulares qualquer impureza ou mancha que tenha aparecido. Para os modelos de camurça e tecido, por outro lado, é uma boa ideia apostar na combinação de uma pequena escova com cerdas macias e uma flanela ou um lenço umedecido numa mistura de água e sabão neutro.

Por sua vez, os de lona e PVC, que são materiais mais resistentes, podem ter suas partes sujas, como o cabedal e a biqueira, molhadas com uma mistura de água e sabão neutro e esfregadas para que toda e qualquer impureza seja mais facilmente retirada. Contudo, lembre-se de secá-los com um pano seco logo em seguida.

3. Aprenda a lavar os seus sapatos femininos

O hábito de lavar os sapatos femininos não deve ser algo frequente, mas sim um último recurso para remover sujeiras e manchas mais difíceis de sair. Isso porque o uso de água quente, por exemplo, pode causar deformidades na peça.

“Ah, então está tudo resolvido se uso somente água fria?”, você deve estar pensando. No entanto, a resposta é não. O motivo disso é que submergir o calçado ou deixá-lo de molho, mesmo que seja em água em temperatura ambiente, também são ações que podem provocar alterações nas estruturas deles.

O ideal é seguir os seguintes passos: utilizar água corrente, sabão neutro e uma pequena escova com cerdas macias para esfregar a área suja (com delicadeza, por favor!). Lembrando, é claro, que isso só é válido para os modelos de tecido, lona, camurça e PVC. Agora, se o modelo que precisa ser higienizado é de couro ou de verniz, nada de lavá-lo. Do contrário, ele pode se desgastar rapidamente.

Vale lembrar também que não é indicado colocar qualquer modelo que seja na máquina de lavar roupas devido à função de centrifugação que é capaz de danificar permanentemente seus calçados.

Além disso, sempre retire as palmilhas e os cadarços para manusear com mais facilidade as peças e ter acesso ao lado interno delas, certo?

4. Saiba como secar os seus calçados femininos

Após lavar os seus sapatos, é importante saber como colocá-las para secar de forma rápida e o principal: para que não ocorram problemas, como o surgimento de novas manchas. Por isso, antes de qualquer coisa, tenha em mente que eles não devem ser expostos ao sol, independentemente do material com o qual sejam feitos.

A radiação solar pode não só amarelar e desbotar a superfície deles, como provocar fissuras e até ressecamentos naqueles modelos que são de couro e verniz. Ou seja, por mais que o calor evapore a água rapidamente, ele traz diversos problemas consigo.

Portanto, o ideal é deixá-los sob a sombra e, de preferência, em um local fresco até ficarem completamente enxutos. Já para agilizar esse processo, um ótimo truque é colocar giz de cera ou folhas de jornal no interior dos calçados, visto que eles absorvem a umidade interna.

5. Entenda a melhor forma de guardar os seus sapatos

Por fim, não dá para deixar de fora qual a forma mais indicada de guardar os sapatos femininos para conservá-los adequadamente, não é mesmo? Por isso, aqui vai a minha quinta e última dica: tenha uma sapateira em casa!

Esse móvel, que está longe de ser espaçoso ou difícil de montar, é ideal para que você organize todos os seus pares (seja por estilo, seja por função) sem que eles precisem ficar:

  • amontoados uns sobre os outros, o que pode danificar os modelos com material mais delicados;

  • abafados em um local sem ventilação capaz de aumentar a proliferação de bactérias, germes e fungos nas peças usadas recentemente;

  • expostos à água ou à radiação solar, o que danificar a superfície de muitos calçados e até inutilizá-los.

Agora que você já está por dentro das principais dicas para cuidar de sapatos femininos, não deixe de colocá-las em prática, hein? Afinal, com simples medidas, é possível fazer os seus calçados durarem por longos anos. Porém, isso não significa que você vai deixar de comprar novos modelos, viu? Ao contrário, significa apenas que a sua gama de opções para andar sempre na moda vai aumentar e ficar ainda mais diversa!

E já que falei sobre calçados neste post, aproveite para aprender algumas dicas essenciais para comprar sapatos confortáveis!

Facebook Comments
Powered by Rock Convert